terça-feira, 15 de outubro de 2013

OBRAS DA PONTE ENTRE SJB E SFI COMEÇAM NA PRÓXIMA SEMANA


(Foto: Ralph Braz)

As obras da Ponte João Figueiredo, que irá encurtar o caminho entre os municípios de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana em aproximadamente 100 quilômetros, começam oficialmente a partir desta segunda-feira (21 de outubro). O projeto atual substitui o original que começou em 1981. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa, nesta terça-feira (15 de outubro), no gabinete do prefeito de SJB, Neco.


Segundo o superintendente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Ivan Figueiredo, a demora para o começo das obras é explicada pelas dificuldades em obedecer as orientações do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

“O nosso edital saiu em 25 de março. O Tribunal de Contas pediu a revisão do projeto, mas chegamos a um acordo e as empresas que atuarão em consórcio, Imbeg e Premag, já estão nessas áreas fazendo as medições e, inclusive, estão em acordo com os dois proprietários das terras que futuramente serão desapropriadas”, explicou. A princípio as empresas terão um ano para a conclusão das obras, orçadas em R$ 37 milhões e de responsabilidade do governo do estado.

Os moradores, que esperam por essa conclusão a mais de 30 anos, disseram que o começo das obras é um sonho e esperam que a mão de obra local e os pequenos empresários sejam valorizados. Para a auxiliar de limpeza, Vera Lúcia, de 60 anos, a obra vai trazer grande valia para os moradores, incentivando a economia e o turismo.

Na coletiva estiveram presentes além do prefeito, um dos diretores da empresa Premag – Sistema de Construções Ltda, Luis Edmundo, o superintendente do DER, Ivan Figueiredo, vereadores e secretários de Obra e Fazenda. 

Sobre a Ponte

A Ponte terá pouco mais de 1.300 metros de extensão por 16,20 metros de largura englobando duas faixas de acostamento e uma faixa de pedestre. Os pilares serão construídos no acostamento da BR-356, próximo ao trevo que dá acesso ao Superporto do Açu. Haverá desapropriação até a margem do Rio Paraíba do Sul, que é por onde a Ponte passará


Fonte: Terceira Via