Mostrando postagens com marcador O Globo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador O Globo. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

SOBE CIRCULAÇÃO DOS MAIORES JORNAIS DO PAÍS


A circulação dos cinco maiores jornais brasileiros (Folha, O Globo, Super Notícia, Estadão e Zero Hora) cresceu 4% no primeiro semestre de 2015 na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o Instituto Verificador de Comunicação (IVC).

Os cinco veículos, somados, colocaram em circulação uma média mensal de 1,429 milhão de exemplares nos seis primeiros meses do ano, contra 1,375 milhão do mesmo período de 2014.

O maior crescimento foi do Zero Hora (14% de alta em relação ao primeiro semestre do ano passado), seguido por Estadão (4%) Folha (3,6%) Super Notícia (1,9%) e O Globo (0,8%). 

Esse bom desempenho dos maiores jornais do País é impulsionado pelo aumento da circulação das edições digitais. Na Folha, por exemplo, elas já correspondiam a 43% da circulação total em junho deste ano. Em O Globo, a fatia do digital corresponde a 38% e no Estadão, 33%.






Fonte: Meio & Mensagem

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

ANVISA INTERDITA LOTE DE ÁGUA MINERAL RAPOSO



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (29), a interdição cautelar, em todo o Brasil, do lote 213238 do produto Água Mineral Natural, da marca Raposo, fabricado pela empresa Hidromineral Fluminense, localizada em Itaperuna.

Segundo a Anvisa, o lote foi produzido no dia 4 de outubro de 2013, com validade até o dia 4 de outubro de 2014. A reguladora informou que a bebida apresentou uma bactéria, conhecida como Pseudomonas aeruginosa.

De acordo com o infectologista Charbell Kury, essa bactéria é encontrada normalmente na natureza e em pessoas saudáveis não provoca sintomas. “O perigo ocorre em pacientes com baixa imunidade, sobretudo em pessoas gravemente enfermas”, explicou.

Carla Capobiango, química da empresa, explicou que a contaminação da fonte é impossível. Disse ainda que todos os controles exigidos são feitos e que esse é um fato isolado. “O galão onde a água foi coletada pode ter sido mal armazenado. Fazemos a analise de reclassificação da água e em 103 anos em que estamos no mercado, isso nunca aconteceu”, disse.

O proprietário da marca, Hélio Martins Filho, conversou por telefone com a equipe de reportagem do G1 e informou que uma contraprova será encaminhada à Anvisa até o dia 13 de fevereiro. Além disso, garantiu que a produção passa por testes diários de qualidade e que existe um laboratório dentro da empresa, responsável por garantir a qualidade da água. Todo lote teria sido retirado do mercado.



Fonte: O Globo

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

PAPA FRANCISCO ELEITO A PERSONALIDADE MUNDIAL DE 2013



Seis e meia da manhã de 4 de dezembro. Ainda está escuro em Roma, o frio úmido dói nos ossos, mas no Vaticano há movimento. Grupos de peregrinos lotam a Praça de São Pedro. No inverno, as audiências costumavam ser na Sala Paulo VI, mas já não cabem ali: com o fluxo de fiéis multiplicado, elas passaram a ser a céu aberto. A única coisa que importa é ver e ouvir Francisco. Esse Papa “que é um de nós”, que desde que foi eleito, em 13 de março, fez um milagre: revitalizou uma Igreja Católica em crise. E, ao pôr em marcha uma revolução moral, de humildade e austeridade, inspirou o mundo.

Francisco também impressionou os diretores, subdiretores e editores dos 11 jornais que integram o Grupo de Diários América (GDA) —“La Nación” (Argentina); “El Mercurio” (Chile); “El Tiempo” (Colômbia); “La Nación” (Costa Rica); “El Comercio” (Equador), “El Universal” (México); “El Comercio” (Peru); “El Nuevo Día” (Porto Rico); “El País (Uruguai), “El Nacional” (Venezuela) e O GLOBO — que escolheram o primeiro Papa latino-americano a personalidade mundial do ano. O argentino Jorge Mario Bergoglio também foi o mais votado como personalidade do continente. O GDA decidiu destacar então o presidente do Uruguai, José Mujica, segundo mais votado (leia nesta página).

O ex-arcebispo de Buenos Aires começou o ano pensando que ia se aposentar. Mas termina 2013 não só como personagem do ano da prestigiosa revista “Time”, mas atraindo multidões fascinadas à praça de São Pedro e vendo chefes de Estado fazerem fila para serem recebidos por ele.

A multidão que quer ver o Papa está lá porque sabe que os sermões de Francisco são diferentes. Sua mensagem é simples, compreensível, direta, sem rodeios, otimista, alegre. Ele leva a mensagem do Evangelho — que conclama a acolher os feridos deste mundo, em vez de condená-los — à realidade de hoje, com o desemprego, as injustiças, as guerras, a exclusão de milhões de pessoas, jovens e idosos. Uma realidade na qual a fome é um escândalo, o drama dos migrantes em busca de um presente melhor continua sendo moeda corrente, assim como a corrupção, o tráfico humano e de drogas.

Desde a noite em que foi escolhido, ao escolher chamar-se Francisco — e expor todo um programa de governo inspirado no santo de Assis que se despojou de toda sua riqueza para abraçar aos leprosos — o ex-cardeal de Buenos Aires deu a entender que nada seria como antes no Vaticano.

- Bergoglio é um homem livre, que não tem uma mentalidade romana. Trouxe uma nova visão de mundo, baseada em sua experiência como jesuíta e sacerdote que percorreu as rua

LEIA NA INTEGRA A MATÉRIA

Fonte: O Globo

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

MACAÉ TEM 193 PESSOAS DESABRIGADAS DEVIDO A CHUVA

(Foto: Robson Oliveira/ Divulgação)

A Prefeitura de Macaé informou que 193 pessoas, sendo 110 adultos e 83 crianças e adolescentes, ficaram desabrigadas devido às fortes chuvas que atingem cidades do Norte Fluminense desde o fim de semana. As famílias foram alojadas no Colégio Ancyra Pimentel, no bairro Miramar, onde recebem água e alimentos. Doações podem ser entregues no local. A prefeitura pede que sejam oferecidos material de higiene, água mineral, leite e alimentos prontos. O temporal também causou a morte de um menino de 6 anos, ainda não identificado. Segundo o Corpo de Bombeiros, a criança estava em uma das quatro casas soterradas por um deslizamento de terra no Morro do Sant'Anna, em Macaé.

O prefeito da cidade, Dr. Aluízio, esteve nas ruas com o coordenador da Defesa Civil, Luciano Castilhos, e o secretário de Limpeza Pública, Célio Chapeta, desde as 5h, acompanhando os impactos das fortes chuvas.

Segundo o sistema de alerta de cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), os rios São Pedro e Macaé seguem em alerta máximo e apresentam risco de transbordamento. O mesmo ocorre com os rios Muriaé, Itaperuna, Carangola, Itabapoana e Paraíba do Sul, que atravessam os municípios de Itaperuna, Porciúncula, Natividade, Campos de Goytacazes e Bom Jesus do Itabapoana, todos nas regiões Norte e Noroeste do estado.

Por motivo de segurança, as aulas de todas as 105 unidades municipais de ensino de Macaé foram suspensas nesta segunda-feira. Dez unidades de saúde (de um total de 72) não estão funcionando, enquanto outras têm equipe reduzida por causa da dificuldade de locomoção dos funcionários. Em nota divulgada no site, a prefeitura pede que as pessoas evitem sair de casa. Em caso de emergência, o telefone da Defesa Civil é o 199.


Fonte: O Globo

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

DENGUE: SJB ENTRE AS CIDADES DE ALTO RISCO DE INFESTAÇÃO

(Foto: Ralph Braz)


Os dados da Secretaria estadual de Saúde apontam as 11 cidades (Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Itaguaí, Japeri, Magé, São João de Meriti, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Macaé e São João da Barra) como “em situação de alto risco”. Os números fazem parte do mais recente Levantamento do Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa ), feito em 80 cidades do estado, entre os dias 13 e 19 de outubro. Esse índice mostra a infestação nos imóveis.

Temperaturas elevadas aliadas a períodos de chuvas. A combinação dos dois fatores traz de volta o fantasma de um problema que costuma assustar os cariocas e causar sofrimento aos moradores da capital, em especial no verão: a dengue. E, desta vez, a situação pode ser ainda mais grave, diante da estação que se aproxima: o Rio, junto com outros dez municípios fluminenses, admite o governo do estado, já apresenta índice de infestação pelo Aedes aegypti acima de 4% (40 imóveis com foco do mosquito para cada mil domicílios), considerado de alto risco na avaliação do Ministério da Saúde. De acordo com especialistas, é o momento de acender a luz amarela para que o verão que se aproxima não seja cenário de uma nova epidemia de dengue.

A doença também se mostra preocupante país afora, tendo causado um total de 573 mortes este ano — um crescimento de 96% em comparação a 2012 (292), de acordo com levantamento divulgado ontem pelo Ministério da Saúde. Do total de 1.477.000 casos da doença em todo o país, 936.500 aconteceram no Sudeste, o que representa 63%.



Fonte: O Globo

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

OGX, DE EIKE BATISTA, PEDE 'CONCORDATA'



A OGX, petroleira de Eike Batista, entrou com um pedido de recuperação judicial na tarde desta quarta-feira, após não ter conseguido negociar suas dívidas com credores. O pedido abrange quatro empresas: OGX Petróleo e Gás Participações S/A, OGX Petróleo e Gás SA, OGX Internacional e OGX Áustria. O processo ficará na 4ª Vara Empresarial, cujo titular é juiz Gilberto Clovis Farias Matos.

Com a confirmação da entrada do pedido de recuperação judicial, as ações da companhia deixarão de ser negociadas no pregão da Bovespa. Os papéis ordinários fecharam em queda de 26,09%, cotados a R$ 0,17. Logo depois do pedido, a ação atingiu a cotação mínima histórica de R$ 0,16, com desvalorização de 30,43%.

A companhia acumula atualmente R$ 11,2 bilhões em dívidas no Brasil e no exterior e tem 226 credores, sendo 37 com crédito superior a R$ 1 milhão. Os maiores são os detentores de bônus, com R$ 8 bilhões. O segundo maior é a OSX, com R$ 2,4 bilhões, mas a OGX reconhece apenas R$ 700 millhões referentes à rescisão de contrato da plataforma OSX-1. A diferença é reivindicada pela empresa de construção naval do grupo EBX e quem vai decidir o valor é o juiz da 4ª Vara.

Não entrou no pedido de recuperação a OGX Maranhão, que terá injeção de recursos da Eneva, em acordo fechado nesta quarta-feira. A Eneva é a antiga MPX - cujo acionista majoritário é a alemã E.ON - e tem fatia de 33,3% da OGX Maranhão. Os outros 66,7% são da OGX. A dívida da OGX Maranhão com bancos é de R$ 600 milhões.


Fonte: O Globo

O DESAFIO DA GIRAFA NO FACEBOOK



Você já deve ter notado que, nas últimas horas, sua lista de amigos no Facebook se parece mais com uma lista de fãs ou protetores das girafas. Tudo porque uma brincadeira se espalhou pelo Facebook na Austrália, Estados Unidos e, claro, também no Brasil. Em três dias, a página da tirada já tem mais de 68 mil fãs. 

O desafio consiste em desvendar uma charada - a resposta deve ser enviada por mensagem privada para quem já está com a carinha de girafa. Se você acertar a resposta, ótimo. Se errar, tem que trocar a foto de perfil pela imagem do animal durante três dias. As pessoas que erram a trívia são facilmente identificadas. As que acertam? Recebem uma marcação no post.

Será que você se arrisca? A brincadeira: 

"Eu tive que trocar minha foto do perfil pela foto de uma girafa. Eu tentei responder um desafio e errei. 
Você quer tentar o desafio da girafa?

É assim: Eu dou pra você uma adivinhação. Se você acertar, manterá sua foto do perfil, mas se você errar terá que mudar sua foto por uma girafa por 3 dias. Quando for responder, responda só prá mim (inbox) pra não mostrar aos outros a resposta.

O desafio é o seguinte...: são 3 da manhã, a campainha toca e você acorda. Visitas inesperadas... São seus pais e eles estão lá para o café da manhã. Você tem geleia de morangos, mel, vinho, pão e queijos. Qual é a primeira coisa que você abre?

Lembre-se.... Escreva sua resposta inbox. Se você acertar eu coloco seu nome aqui, mas se você errar terá que mudar sua foto por uma girafa."

O desafio está movimentando tanto o pessoal que o número de buscas por 'giraffe' registrou um notável crescimento, de acordo com o gráfico do Google Trends.


Fonte: O Globo

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

WALMART ANUNCIA FECHAMENTO DE 25 LOJAS NO BRASIL, SENDO DUAS NO RIO


(Foto: Ralph Braz)

Até o fim do ano, o Walmart vai fechar até 25 lojas no Brasil, em meio a um cenário desfavorável da economia mundial. A informação foi revelada nesta terça-feira, em reunião entre executivos e investidores da empresa, realizada na sede da companhia, nos EUA. Unidades na China também serão fechadas, refletindo a preocupação com o panorama econômico considerado pelo diretor-executivo, Mike Duke, “imprevisível” e “difícil”.

Entre as unidades fechadas no Brasil, duas estão no Rio. Os hipermercados na Tijuca e em Campinho, ambos na Zona Norte da cidade, fecharão as portas até dezembro. Outras lojas com “baixo desempenho” também serão fechadas em todo o Brasil. Apesar do tom mais pessimista adotado pela diretoria internacional, o comunicado da empresa no Brasil destacou que, no país, serão investidos cerca de R$ 1 bilhão de reais, na abertura de 22 novas unidades até o fim do ano, em compensação ao fechamento das 25 lojas, e na reforma de 40 unidades já em funcionamento. A unidade de Campos dos Goytacazes, faz parte dessas unidades, que estão passando por reformas

No cenário global, o Walmart International, divisão internacional da varejista, revisou para baixo suas perspectivas de expansão. Inicialmente, a estimativa era de abertura do equivalente a 2 milhões de metros quadrados em lojas. Agora, a expectativa é de 1,3 milhão de metros quadrados, informou o diretor-executivo da divisão, Doug McMillon, aos investidores.

A desaceleração do crescimento do Walmart International continua como tendência que coincide com o maior escrutínio sobre as práticas da empresa. Em abril de 2012, o “New York Times” divulgou acusações de que a companhia teria oferecido propina a autoridades mexicanas para acelerar a aprovação de lojas.

O Walmart International somou 1,7 milhão de metros quadrados de espaço de lojas no ano fiscal de 2013, encerrado em fevereiro, após ter previsto um crescimento de 2,7 a 3 milhões de metros quadrados, e depois reduzido a meta para 1,9 a 2,1 milhões de metros quadrados.



Fonte: O Globo

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

LLX PEDE ADIAMENTO DA REUNIÃO NA ALERJ, SOBRE O PORTO DO AÇU



A reunião que estava marcada para esta sexta-feira(11/10), onde estava sendo aguardada a presença do empresário Eike Batista que havia sido convidado para falar à Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), só que a empresa LLX, do empresário, pediu 20 dias de adiamento da reunião com a Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para discutir a situação dos trabalhadores e funcionários do Porto do Açu, no Norte Fluminense. Segundo Luiz Osório, diretor da llx, esse é um momento de transição em que a empresa controlada por Ike está em uma operação de investimento com a empresa americana EIG, que pode se tornar a controladora acionaria da LLX.




Fonte: Roberto Henriques/ O GLOBO

NOVA PROPOSTA DA FEBABAN PODE ENCERRAR GREVE DOS BANCÁRIOS

(Foto: Ralph Braz)

Bancários de todo o país decidem nesta sexta-feira se aceitam a nova proposta da Febaban, a federação dos bancos, para por fim a greve que completa hoje 23 dias. Os bancos oferecem agora 8% de reajuste salarial, sendo 1,82% de aumento real. O comando de greve disse que está orientando os sindicatos regionais a votarem a favor da nova proposta nas assembleias que acontecem entre hoje e segunda-feira, quando os trabalhadores deverão retornar aos locais de trabalho.

O presidente do Sindicato do Rio, Almir Aguiar, que participou da mesa de negociação na reunião que entrou pela madrugada, disse que os bancos só avançaram na proposto porque a categoria estava unidade e manteve a mobilização durante esses 23 dias de greve. O sindicato convoca a categoria para uma assembleia ainda hoje, às 18h.



- A proposta dos bancos só avançou porque a categoria realizou uma heróica greve nacional e mostrou que a unidade é imprescindível do início ao fim da campanha salarial - disse ele. - Após a maior greve dos últimos 20 anos, passeatas e seguidas vitórias do Sindicato contra os interditos proibitórios dos bancos, conquistamos avanços na proposta apresentada ontem pelos patrões. Tivemos uma negociação desgastante, mas acredito que chegamos ao que foi possível. Não há dúvidas de que a greve garantiu avanços, e o importante agora é mantermos a unidade nacional e seguirmos a orientação do Comando Nacional, que defende o fim da greve e a aprovação das propostas - completa Almir.

A nova proposta dos bancos, apresentada após o 22º dia da greve, que fechou 12.140 agências em todo o país, incluiu ainda 8,5% de reajuste no piso salarial (2,29% acima da inflação), 10% sobre o teto da parcela individual da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e mais uma elevação de 2% para 2,2% do lucro líquido que será distribuído na parcela adicional da PLR.



Fonte: O Globo

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

DAS 658 AUTOESCOLAS DO ESTADO, 453 NÃO ATINGIRAM PERCENTUAL MÍNIMO DE ALUNOS APROVADOS



Se você está pensando em tirar carteira de motorista fique atento: este ano, 453 das 658 autoescolas no estado não atingiram o mínimo de 60% de aprovação de alunos nos exames teóricos e práticos, em períodos de três meses, determinado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a renovação do credenciamento anual do Detran. E cuidado com as armadilhas: a demora para marcar aulas em autoescolas e provas no Detran têm feito candidatos perder o prazo de um ano para a conclusão do processo. Mesmo superando obstáculos, muitos chegam ao fim do curso despreparados e são reprovados.

O candidato deve pesquisar muito antes de escolher uma autoescola. Algumas, picaretas, pegam o dinheiro de alunos e fecham. Tenho clientes que ingressaram na Justiça, ganharam e não levaram. Não se consegue executar. Os donos desaparecem e não têm nada em nome deles — alerta a advogada Paula Maria Lacerda, especialista em direito do consumidor.

O próprio presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino para Condutores de Veículos Motorizados do Estado Rio de Janeiro (Sindaerj), João Pinto Ribeiro, adverte:

Quem adquire o curso em sites de compra coletiva, que oferecem preços baixos, corre riscos. Há autoescolas que têm de três a quatro carros e vende mil matrículas nesses sites. Como podem atender aos alunos, marcar aulas e exames ?

Mas nem tudo, diz Ribeiro, pode ser computado na conta das autoescolas:

Se há problemas, é porque a fiscalização é falha. Cabe ao Detran fiscalizar.

O presidente do Sindaerj defende o aumento do número de aulas práticas obrigatórias. Com a carga horária atual, avalia, as autoescolas têm dificuldade para cumprir a exigência do Contran (Resolução 358), de agosto de 2010, de aprovar 60% de seus alunos. O artigo 11 da norma estabelece as oportunidades que devem ser dadas aos chamados Centros de Formação de Condutores (CFCs) antes do descredenciamento.

O Detran informa que os 453 CFCs que não atingiram o mínimo de aprovação este ano, compareceram a um encontro no mês passado e deverão apresentar um plano de ação até 30 de novembro. A atuação deles será acompanhada no primeiro trimestre de 2014. Persistindo o elevado índice de reprovação, instrutores e diretores farão treinamento no Detran. Se o problema não for sanado, ao fim de 12 meses, a autoescola será descredenciada. Este ano, dez autoescolas foram descredenciadas no Rio pelos altos índices de reprovação. Há sete processos em análise.


Fonte: O Globo

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

EIKE BATISTA VIRA MOTIVO DE PIADA NA REVISTA BLOOMBERG



Como perder uma fortuna de US$ 34,5 bilhões em um ano’. A frase, impressa sobre uma foto de Eike Batista, estampa a capa da edição desta semana da revista Bloomberg Businessweek. A matéria narra a trajetória do empresário brasileiro desde o otimisom que envolvia sua petroleira OGX até a crise que atingiu a empresa, desestruturando o grupo EBX.

"No que se anuncia como um dos maiores colapsos financeiros e pessoais da história - se não o maior -, Eike pode estar chegando a falência", afirma a revista.

Cruel, o texto brinca com a atual situação do empresário: "Dizem que o papa Francisco planeja voltar ao Brasil em breve e visitar os pobres de novo - incluindo, dessa vez, Eike Batista".

A longa reportagem aborda detalhes do império construído, da ascensão à queda do empresário - que se negou a dar entrevistas para a publicação sobre a crise. O uso da letra X, por exemplo, símbolo da multiplicação dos seus negócios, é destacado.

Os problemas que abalaram a petroleira OGX fizeram com que a MPX, empresa mais saudável do grupo, se tornasse a primeira companhia do grupo sem a característica mais marcante, após a troca de nome para Eneva - o intuito era minimizar o vínculo com Eike.

O evento mais marcante dos problemas enfrentados por Eike foi o calote anunciado pela OGX. Nesta semana, a empresa divulgou ao mercado que não pagará US$ 45 milhões aos seus credores, aproximando a companhia de uma possível recuperação judicial, afirmam analistas.

O empresário Eike Batista, que já foi o sétimo homem mais rico do mundo segundo a revista americana “Forbes”, deixou de ser bilionário. Nos cálculos da publicação, a fortuna do empresário está avaliada hoje em US$ 900 milhões. Quando atingiu a sétima colocação no ranking mundial de bilionários da “Forbes”, em 2012, Eike era dono de US$ 30 bilhões.



Fonte: O Globo/ Exame

sábado, 21 de setembro de 2013

GRUPO ISLÂMICO ABRE FOGO EM SHOPPING NO QUÊNIA E MATA MAIS DE 30



Homens armados invadiram um shopping de luxo em Nairóbi, capital do Quênia, e começaram um tiroteio na manhã deste sábado, deixando ao menos 39 mortos e mais de 150 feridos. Autoridades alertaram que o número de vítimas pode aumentar, pois somente os corpos da entrada e do primeiro andar foram recuperados. Um dos atiradores, que foi baleado, foi detido ao tentar fugir em meio aos feridos. Ele foi levado a um hospital local e está sob a guarda da polícia. O grupo radical islâmico al-Shabaab, que atua na Somália, assumiu a autoria do ataque, enquanto autoridades tentam libertar ao menos 36 pessoas mantidas como reféns.


O grupo militante somali a-Shabaab, ligado à al-Qaeda, já havia ameaçado atacar o shopping Westgate, frequentado por estrangeiros e quenianos ricos e popular entre a comunidade de expatriados da cidade. Muitas das vítimas tinham vários ferimentos leves, aparentemente causados por detritos ou tiros de raspão.

Outras feridos andando, alguns com roupas ensanguentadas e e em carrinhos de compras improvisados como macas. Testemunhas contam que viram cerca de cinco homens armados atacarem o centro comercial e afirmam que o incidente aparentava ser um ataque, não um roubo.


Fonte: O Globo

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

MPE PEDE SUSPENSÃO DO ROCK IN RIO



A segunda parte do Rock in Rio, que está marcada para começar na quinta-feira, pode estar ameaçada. Após duas vistorias realizadas no último fim de semana, o Ministério Público Estadual entrou com um pedido de liminar para suspender a realização do evento "até a comprovação de que foram sanadas as irregularidades" nos postos médicos do local, na noite de terça-feira.

Segundo a assessoria do MP, as irregularidades foram detectadas nas vistorias dos Bombeiros e do Ministério Público durante o primeiro fim de semana do evento. De acordo com o laudo oficial, o número de médicos, de leitos, de suprimentos e de ambulâncias era insuficiente e não cumpria o que havia sido exigido.

Ainda de acordo com o Ministério Público, as irregularidades incluíam ainda "áreas de escape das ambulâncias obstruídas", "falta de sinalização dos postos médicos", entre outros. De acordo com a assessoria, trata-se de uma “tutela coletiva da defesa do consumidor”.

A assessoria de imprensa do Rock in Rio informou que não foi notificada oficialmente da liminar. Porém, afirmou que que os organizadores já estão trabalhando para atender os pontos apontados no laudo do Corpo de Bombeiros.

Bombeiros já tinham avisado sobre outros problemas

Durante o primeiro fim de semana do evento, o Corpo de Bombeiros já havia comunicando à organização do Rock in Rio falhas no sistema de evacuação do público e também na estrutura de atendimento médico. Os problemas foram diagnosticados durante uma vistoria realizada no domingo, constatando que uma das saídas de emergência (ao lado esquerdo da entrada da Cidade do Rock, na direção da Roda Gigante) estava trancada com cadeado. Em outra, era praticamente impossível abrir o portão, que parecia emperrado.

Os bombeiros ainda detectaram no terceiro dia de shows problema na sinalização de uma das saídas de emergência: em mais de um painel eletrônico, enquanto a seta mandava o público ir para um lado, o bonequinho corria para outro.



Fonte: O Globo 

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

PASTOR MARCOS É CONDENADO A 15 ANOS DE PRISÃO POR ESTUPRO


(Foto: Roberto Moreyra / Agência O Globo)
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJRJ) condenou o pastor Marcos Pereira da Silva a 15 anos de reclusão pela prática do crime de estupro. A decisão foi tomada pela 2ª Vara Criminal da Comarca de São João de Meriti.

“As testemunhas ouvidas relatam com firmeza como o acusado é uma pessoa manipuladora, fria, só pensa em si, utilizando-se das pessoas para satisfazer seus instintos mais primitivos e de forma promíscua, utiliza da boa-fé das pessoas para enganá-las. Pelo exposto e por tudo que dos autos consta, julgo procedente a pretensão punitiva para condenar Marcos Pereira da Silva, como incurso nas penas dos art. 214 c/c art. 226, II, ambos do Código Penal”, destaca a sentença.

Segundo os autos, o crime foi cometido, no final de 2006, contra uma seguidora da Assembleia de Deus dos Últimos Dias, presidida pelo acusado. O estupro aconteceu nas dependências da igreja.


Fonte: O Globo

domingo, 8 de setembro de 2013

PAPA FRANCISCO DENUNCIA GUERRAS PARA VENDER ARMAS

 
(Foto: Luca Zennaro)

O Papa Francisco reiterou neste domingo seu apelo pela paz na Síria e denunciou as “guerras comerciais para vender armas”.

Há sempre dúvidas se essas guerras são para problemas reais ou para vender armas - disse o Pontífice diante de uma multidão na Praça de São Pedro, no Vaticano, na celebração do Angelus. - Há uma guerra comercial para vender essas armas no comércio ilegal.

Francisco afirmou ainda que é necessário combater a violência e pediu o fim da devastação no país árabe.

- A guerra contra o mal significa dizer não ao ódio fratricida e as mentiras que o alimenta, não à violência em todas as suas formas, não à proliferação de armas e ao tráfico ilegal de armas - disse. - A violência e devastação na Síria devem parar imediatamente e devemos trabalhar com renovado compromisso para uma solução justa para o conflito fratricida.

No sábado, ele convocou os cerca de 1,2 bilhão de católicos do mundo para um dia de oração e jejum pela paz na Síria.

O apelo do líder da Igreja católica vem no momento em que Estados Unidos e a França consideram uma ação militar contra o regime sírio Bashar al-Assad em resposta ao ataque químico de 21 de agosto que teria deixado mais de 1.400 mortos, segundo o governo americano. Os países ocidentais culpam Assad pelo ataque, embora o governo sírio negue a responsabilidade.
 
 
Fonte: O Globo 

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

LEITE DAS MARCAS ELEGÊ E BATAVO CONTAMINADAS COM ÁLCOOL



A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) pediu à Justiça nesta sexta-feira que determine a apreensão de todos os lotes de produtos das marcas Elegê e Batavo, produzidos pela Brasil Foods, que tenham presença de álcool etílico em sua composição. O produto contaminado, identificado pelo Ministério da Agricultura, foi recebido na unidade da empresa localizada em Teutônia no dia 5 de agosto, industrializado e colocado no mercado. Segundo o MP, foi detectado um volume aproximado de 33,5 mil litros de leite contaminado.

O pedido cautelar de apreensão foi assinado pelo promotor Alcindo Bastos Filho. O MP solicitou explicações à empresa sobre as quantidades de leite processadas com álcool colocadas no mercado e os tipos de produtos que receberam a matéria-prima contaminada. A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor também quer saber se houve ou não descumprimento do termo de ajustamento de conduta (TAC) assinado com a empresa em junho. Em caso positivo, haverá a incidência das multas previstas no termo.

No dia 25 de junho, a Brasil Foods foi multada por dano moral coletivo em R$ 1,8 milhão pelo prejuízo aos consumidores com a contaminação com formol de dois lotes de leite produzidos na unidade de Teutônia e comercializados em Curitiba. A multa veio em forma de doação: R$ 500 mil foram entregues ao Fundo de Defesa do Consumidor do Paraná e o restante foi investido em equipamentos para órgãos públicos fiscalizadores do Rio Grande do Sul, entregues nesta sexta-feira.


O promotor Alcindo Luz Bastos da Silva Filho ressaltou que, independentemente da atividade de fiscalização realizada pelo Ministério, é de responsabilidade das indústrias analisar previamente o leite cru e rejeitá-lo caso haja indícios de inconformidade, impedindo que o produto chegue aos consumidores.

A Brasil Foods informou que tão logo soube pelo Ministério da Agricultura e Pecuária da possibilidade de desvio na matéria-prima, a unidade de Teutônia destinou o leite à desidratação para que o produto não fosse distribuído aos consumidores. Segundo a empresa, o fornecedor do leite cru "em suposta não conformidade" já foi afastado do quadro de transportadores.

"Nenhum consumidor, portanto, teve acesso a qualquer produto com padrão de qualidade alterado", informou a nota.

domingo, 1 de setembro de 2013

JOVENS SÃO PRESOS AO TENTAR ENTERRAR VIVO UM HOMEM EM IPANEMA

(Foto: Felipe Hanower / Agência O Globo)
 
Dois jovens de 16 e 17 anos, e Paulo Cesar Furtado da Silva, de18, foram presos no fim da madrugada deste domingo, na praia de Ipanema, ao tentarem enterrar vivo um morador de rua. Policiais do 23º BPM (Leblon) chegaram ao local, na altura do Country Club, por volta de 4h40m, após serem acionados pelo 190.
Segundo informações do 23º Batalhão da PM, policiais chegaram ao local onde estavam os jovens por volta das 5h após uma denúncia anônima. No local indicado, eles encontraram o morador de rua inconsciente e os jovens cavavam o buraco em que ele seria colocado.

O trio teria agredido o morador de rua com uma pá, quando ele estava na avenida Vieira Souto, e colocado um saco plástico na cabeça dele antes de levá-lo à praia. A polícia afirmou que, ao serem abordados, os rapazes disseram que queriam enterrá-lo porque ele seria um estuprador.

De acordo com a Polícia Civil, o adolescente que acusa o morador de rua de estupro não forneceu informações sobre a suposta vítima nem do local onde o crime teria ocorrido. A assessoria, porém, afirma que o caso está sendo investigado.

O morador de rua foi socorrido e encaminhado a um hospital da região, onde permanecia na manhã deste domingo. A Secretaria Municipal de Saúde disse que não é possível fornecer dados sobre seu estado de saúde porque ele ainda não foi identificado.
 
Já os jovens foram encaminhados ao 14º DP (Leblon), onde o caso foi registrado. O rapaz de 18 anos foi autuado por tentativa de homicídio e corrupção de menores. Já os dois adolescentes devem responder por fato análogo ao crime de tentativa de homicídio.
 
 
 
Fonte: O Globo

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

BR-040 LIBERADA PELA PRF DEPOIS DE PROTESTOS

(Foto: Paulo Carvalho)

A Rodovia Washington Luiz (BR 040) já está liberada, informa a Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com eles, o protesto realizado pelos profissionais da Refinaria de Duque de Caxias foi pacífico e terminou no início da tarde desta quarta-feira. A PRF afirma também que um segundo protesto está marcado para a manhã desta quinta-feira, por volta de 5h.


Fonte: O Globo

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

TSE SUSPENDE CONVÊNIO COM SERASA PARA REPASSE DE INFORMAÇÕES DE ELEITORES



O convênio assinado entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Serasa, que previa repasse de informações dos eleitores, foi suspenso pelo diretor-geral da corte, Anderson Vidal. A assessoria do TSE informou nesta quinta-feira que Vidal encaminhou ontem um ofício com a decisão. Na tarde de hoje, a corregedora da Justiça Eleitoral, ministra Laurita Vaz, decidiu suspender o acordo. Em despacho divulgado, Laurita determina a suspensão cautelar do convênio até que o assunto possa ser debatido. Ela afirma que decide pela suspensão cautelar do contrato pois avalia que há risco de quebra de sigilo.

Ontem a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, defendeu a suspensão do convênio. A ministra disse que “levou um susto” ao abrir a internet para ler os jornais do dia e ver a notícia de que o tribunal repassaria à empresa privada dados de 141 milhões de brasileiros, segundo informou a assessoria do TSE.

A decisão de firmar o convênio foi tomada pela então corregedora-geral do tribunal, ministra Nancy Andrigui. Pelo acordo, a Corregedoria entregaria para a empresa privada os nomes dos eleitores, número e situação da inscrição eleitoral, além de informações sobre eventuais óbitos. Até o nome da mãe dos eleitores e a data de nascimento poderá ser “validado” para que a Serasa possa identificar corretamente duas ou mais pessoas que tenham o mesmo nome.

Em contrapartida pelo repasse de dados, servidores do TSE teriam direito a uma certificação digital — espécie de assinatura eletrônica usada em documentos oficiais — da Serasa, com validade de dois anos, facilitando, assim, a tramitação de processos pela internet.

Antes do TSE anunciar a suspensão, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) enviou representação ao Ministério Público pedindo ações para suspender ou cancelar o convênio. A representação feita pelo deputado também pede que seja apurada a responsabilidade pela assinatura do convênio. No pedido, o deputado afirma que houve prática de ato ilegal e inconstitucional em desfavor dos cidadãos brasileiros com o acordo.


Fonte: O Globo