Mostrando postagens com marcador Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa). Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa). Mostrar todas as postagens

sábado, 20 de setembro de 2014

EXTRATO DE TOMATE COM PELO DE ROEDOR TEM LOTE INTERDITADO


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a interdição cautelar do lote L6 do produto Extrato de Tomate Elefante, da marca Knorr, nesta sexta-feira. Um teste constatou fragmentos de pelo de roedor acima do limite de tolerância estabelecida (1 em 100g) no produto fabricado pela empresa Cargill Agrícola. O lote, que possui validade até 21/05/2015, também obteve resultados insatisfatórios nas análises de rotulagem.

A interdição é por 90 dias. Nesses casos, a empresa fabricante tem o direito ainda de solicitar a realização da análise de contra-prova para a conclusão do caso. Se for confirmado o resultado do primeiro laudo, os lotes costumam ser recolhidos em caráter definitivo pela agência.

Procurada, a fabricante Cargill afirmou que está tomando todas as medidas cabíveis para avaliar o caso juntamente à Anvisa e à Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais, além de já ter apresentado um recurso contra o resultado do laudo de análise.

"Todos os demais lotes do Extrato de Tomate, da marca Knorr-Elefante, com conteúdo nominal de 850g, cuja data de validade não seja de 21/05/2015, mesmo que produzido pela linha “L06”, não foram afetados pela referida interdição e estão aptos a livre comercialização", destacou a fabricante em uma nota.

A empresa acrescentou que também não foram "afetados pela interdição e estão aptos a livre comercialização as demais formas de apresentação do produto". Ainda na nota, a Cargill destacou que tem um compromisso da "com o cumprimento integral da legislação brasileira, assim como com o cumprimento de todas as normas de segurança alimentar e padrões de higiene e qualidade".

A empresa afirmou, em nota, que “o único produto afetado pela determinação de interdição cautelar é o Extrato de Tomate, da marca Elefante, com conteúdo nominal de 850g e data de validade 21/05/2015, produzido pela linha ‘L06’”. E os estados são Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo.




Fonte; Extra

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

ANVISA INTERDITA LOTE DE ÁGUA MINERAL RAPOSO



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (29), a interdição cautelar, em todo o Brasil, do lote 213238 do produto Água Mineral Natural, da marca Raposo, fabricado pela empresa Hidromineral Fluminense, localizada em Itaperuna.

Segundo a Anvisa, o lote foi produzido no dia 4 de outubro de 2013, com validade até o dia 4 de outubro de 2014. A reguladora informou que a bebida apresentou uma bactéria, conhecida como Pseudomonas aeruginosa.

De acordo com o infectologista Charbell Kury, essa bactéria é encontrada normalmente na natureza e em pessoas saudáveis não provoca sintomas. “O perigo ocorre em pacientes com baixa imunidade, sobretudo em pessoas gravemente enfermas”, explicou.

Carla Capobiango, química da empresa, explicou que a contaminação da fonte é impossível. Disse ainda que todos os controles exigidos são feitos e que esse é um fato isolado. “O galão onde a água foi coletada pode ter sido mal armazenado. Fazemos a analise de reclassificação da água e em 103 anos em que estamos no mercado, isso nunca aconteceu”, disse.

O proprietário da marca, Hélio Martins Filho, conversou por telefone com a equipe de reportagem do G1 e informou que uma contraprova será encaminhada à Anvisa até o dia 13 de fevereiro. Além disso, garantiu que a produção passa por testes diários de qualidade e que existe um laboratório dentro da empresa, responsável por garantir a qualidade da água. Todo lote teria sido retirado do mercado.



Fonte: O Globo

terça-feira, 17 de setembro de 2013

SUPERBACTÉRIA: SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE FALA SOBRE OS CASOS



A Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde esclarece que nenhum dos três pacientes detectados com a bactéria NDM foi infectado até este momento. A bactéria — que teve o primeiro registro de entrada no Brasil no Rio Grande do Sul este ano — foi detectada na forma colonizada (sem contaminação) em pacientes, e não nas unidades de saúde, e que nenhum dos três internados por outros motivos apresentaram qualquer sinal ou sintoma de doença por conta da bactéria.

A Vigilância estadual, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa), está rastreando todas as unidades por onde passaram estes três pacientes. Além do Hemorio, houve rastreio da bactéria multirresistente em pacientes nas cidades de Campos e Duque de Caxias. As datas de confirmação da bactéria nos pacientes pelo rastreio feito pela Secretaria de Estado de Saúde são: 12/08 (Rio de Janeiro), 20/08 (Campos) e 10/09 (Duque de Caxias). A paciente do Hemorio já recebeu alta da doença que a levou à unidade.


RASTREIO DE BACTÉRIAS É PROCEDIMENTO PADRÃO

A Comissão Estadual de Controle de Infecção Hospitalar esclarece que o rastreio de bactérias é um procedimento padrão adotado em todas as unidades de saúde e acompanhado de perto pela Secretaria de Estado de Saúde para a adoção de medidas de controle.

TODAS AS MEDIDAS DE CONTROLE FORAM TOMADAS

Em casos como este, o paciente fica isolado com precaução de contato. A Superintendência de Vigilância esclarece que não há registros de óbito, nem doenças ocasionadas pela bactéria até o momento. A Superintendência ainda informa que não há recomendação para transferência de pacientes da unidade nem de suspensão de internação de novos pacientes.

DOAÇÃO DE SANGUE DEVE CONTINUAR

A direção do Hemorio esclarece que as internações na ala hospitalar do Instituto não estão suspensas e que todas as medidas de controle já foram tomadas. É importante ressaltar que a detecção de paciente com a bactéria aconteceu no hospital e não no centro de doação de sangue. O banco de sangue e o serviço de assistência do Hemorio são estruturalmente separados, não tendo nenhuma ligação. O doador deve continuar a doar normalmente.

O Hemorio é responsável pelo abastecimento de sangue e derivados de quase 200 unidades de saúde, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTIs. A garantia de estoques de sangue depende da doação da população. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos através do Disque Sangue (0800 282 0708) que também esclarece outras dúvidas e agenda doações com hora marcada.


Fonte: Ascom