Mostrando postagens com marcador Secretaria de Educação de Campos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Secretaria de Educação de Campos. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 22 de maio de 2015

SECRETÁRIO REÚNE DIRETORES PARA COAGIR PROFESSORES GREVISTAS

(Foto: Divulgação | Secom)
Professores da rede municipal de Campos acusam o secretário de Educação, Frederico Tavares Rangel, de coação e desrespeito. Em uma reunião na tarde desta quinta-feira (21), um docente gravou como os diretores de escolas devem proceder para identificar os professores grevistas que assinaram a folha de ponto e que não entraram em sala de aula. Na gravação, que você confere aqui, o secretário afirma que a orientação veio de Fábio Ribeiro, responsável pela Secretaria de Administração.

A paralisação dos professores da rede municipal de ensino de Campos chega ao quinto dia nesta sexta-feira (22), após a categoria rejeitar ontem as propostas do governo. Ao ser informada da gravação, a diretora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), Norma Dias, disse que não está surpresa diante das tentativas de ‘jogo sujo’ que o Governo vem fazendo. “O direito de greve está garantido na Constituição. Inclusive, aos profissionais que estão no estágio probatório. A categoria sabia que a luta não seria fácil. Eles – Governo municipal – estão fazendo de tudo para nos amedrontar, mas não vão conseguir nos inibir”.

Uma diretora que teve a identidade preservada confirmou a informação de que no primeiro dia de greve, funcionários da Secretaria de Educação pediram aos gestores uma lista nominal dos servidores que aderiram ao movimento. “A alegação foi para que o Governo registrasse o número de adesão. Mas, hoje fomos colocados em uma situação constrangedora diante dos demais profissionais. O Fred (secretário) foi incisivo ao afirmar que os dias serão cortados, sim”.

Questionada sobre os dias cortados, a diretora do Sepe declarou: “Se descontar é moeda de troca, mostra a que o Governo veio. Os profissionais continuarão sendo devidamente orientados pelo jurídico do Sepe. Estamos agindo dentro da legalidade. Além disso, o Governo não pode esquecer a reposição das aulas. No caso de alguma diferença indevida no salário, as aulas não serão repostas. E quem sai perdendo é o município na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que já tem um resultado vergonhoso”, afirmou.

Na reunião desta quinta-feira, os diretores receberam as folhas de ponto das suas respectivas escolas – que foram enviadas na última segunda-feira (18). A orientação foi identificar – com um asterisco - os professores que assinaram o documento oficial e não assumiram a função nas 72 horas de paralisação, ou assinaram, porém não retornaram às atividades nesta quinta-feira - dois asteriscos.

Ainda de acordo com o áudio, as gestoras têm até o dia 27 para alterar a folha de ponto. Basta solicitar na sede da Secretaria de Educação. O grupo de diretores presentes na reunião questiona a rasura ‘autorizada’ pelo próprio secretário. “Eu tenho professor que já ficou sem receber no mês porque rasurou minimamente a folha de ponto. Agora, que convém a eles (Governo), pode fazer essa lambança em um documento oficial?”, disse uma diretora. Ela ressaltou que à frente de cada nome do servidor grevista, a gestora deveria rubricar dando ciência. Ela ressaltou que 95% das presentes ficaram nitidamente consternadas em atender à solicitação do secretário.

Sempre respeitando o princípio do contraditório e buscando as diferentes versões para um mesmo fato, o jornal Terceira Via tentou contato com a assessoria de comunicação da prefeitura, sem obter respostas. Ainda assim, o jornal aguarda e publicará as versões para este fato.




Fonte: Terceira Via | Patricia Barreto 

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

ESCOLA MUNICIPAL SEM VIGIA É ARROMBADA NA LAPA

(Foto: Ralph Braz)
Na manhã desta quinta-feira (05 de fevereiro), a Escola Municipal Instituto Profissional São José anexa a Fundação Municipal da Infância e Juventude foi arrombada. Por volta das 7 horas, o assistente de secretaria, Marcelo Peçanha chegou ao local para trabalhar e avistou caixas com peças de computadores espalhadas pelo pátio da escola. Marcelo aguardou a chegada dos professores, aproximadamente as 7h30, para acionar a polícia. A escola está sem vigia há mais de um mês.

A escola que atende cerca de 200 alunos do G2 ao 5º ano, com idades entre 4 e 14 anos, funciona em tempo integral, das 8h às 16h. Segundo o secretário, foram roubados apenas três caixas de monitores de computador.

“Quando cheguei à escola encontrei as caixas com peças de computadores no pátio, maçanetas adulteradas, uma barra de ferro e três portas aviam sido forçadas. Apenas uma foi arrombada e nela havia equipamentos que estavam estocados para instalação da nova sala de informática. Acredito que não levaram mais coisas porque se assustaram e acabaram deixando as caixas pelo caminho”.

Segundo Vera Lúcia Nunes Braga, diretora da escola, o arrombamento foi ocasionado porque os zeladores foram demitidos em dezembro de 2014. Ainda segundo Vera, os zeladores são funcionários da empresa Angel, terceirizada da prefeitura.

“Estou há quatro anos a frente da diretoria da escola. Essa não é a primeira vez que a escola é invadida. Estamos há mais de um mês sem vigia. A Fundação Municipal da Infância e Juventude possui porteiro e oficial da Guarda Municipal na vigilância. Porém, eles não têm obrigação de zelar pela área da escola. Existe um projeto de construção de uma escola nova, pois as instalações atuais estão muito precárias. Porém, a Secretaria de Educação ainda não informou quando será iniciada”.


O caso foi registrado na Delegacia do Centro.




Fonte: Terceira Via

quarta-feira, 9 de abril de 2014

PROFESSORES DE CRECHE MUNICIPAL EM CAMPOS FAZEM PARALIZAÇÃO POR TEMPO INDETERMINADO

 
(Foto: Everaldo Cabral /Terceira Via)
Professores da Creche Escola Francisco de Assis, no bairro do Matadouro, suspenderam as aulas por tempo indeterminado. A paralisação começou na manhã desta quarta-feira (9 de abril), junto com uma manifestação entre os pais e responsáveis pelos alunos e os docentes.
Todos estão indignados com o descaso da prefeitura e da secretária Municipal de Educação, Marinéa Abude, em relação à educação das crianças. A reclamação é a mesma das pelos menos seis manifestações que aconteceram nas últimas semanas: falta de auxiliar.
Na creche do Matadouro, não há uma auxiliar sequer e, de acordo com as professoras, deveria haver, no mínimo, seis profissionais.
As aulas do berçário já estão suspensas há quinze dias. Os professores disseram que as salas ficam sujas e não há quem troque as crianças ou dê banho.
De acordo com Francisco Santos Gonçalves, pai de um aluno, ele já perdeu o emprego porque teve que revezar com a esposa para ficar com o filho em casa. “Isso é um absurdo! Não há auxiliares e os professores não têm culpa de nada. A responsabilidade é da direção da escola e, principalmente, da Prefeitura de Campos, que não troca a secretária de Educação. Ela é uma incompetente!”, disse.
Procurada pela equipe de reportagem, a diretora da instituição, Angélica Paes, disse que não poderia falar nada e que cabe a secretaria de Educação resolver os problemas e passar a informação para a imprensa.
 
 
 
Fonte: Terceira Via

PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL FAZEM PROTESTO EM CAMPOS

(Foto: Ralph Braz)

Um ato liderado pelo movimento “Educadores de Campos em Luta”, na manhã desta quarta-feira (09), reuniu um grupo de professores da rede municipal. O ato teve início na Praça do Santíssimo Salvador. Os professores seguiram em caminhada até o Cesec, sede administrativa da Prefeitura de Campos.

Os professores reivindicam aumento salarial, redução de carga horária e aumento do valor do vale alimentação. Um dos principais pontos da pauta de reivindicações é o aumento do piso e de 40% na regência, além de uma gratificação adicional para os professores que estão nas salas de aula.

Uma das diretoras do Sepe, Norma Dias da Costa, falou  “Hoje é dia de luta para os professores. Os pais de alunos estão nos apoiando. Queremos um terço da carga horária para os professores com atividades extraclasse, entre e outras reivindicações”, disse


Prefeitura divulga nota:
 
“Os professores recebem além de materiais didáticos, toda estrutura necessária para desempenhar seu trabalho. Que a prefeitura vem investindo na recuperação de unidades escolares, e construiu nos últimos anos 19 creches e escolas modelo, e também implantou o Plano de Cargos e Salários para categoria”.




terça-feira, 8 de abril de 2014

PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL DA TAPERA PEDEM SOCORRO POR CAUSA DA VIOLÊNCIA


  
Na manhã desta terça-feira(08/04), mães de alunos da Escola municipal Manoel Ribeiro do Nascimento, na Tapera em Campos, fizeram prosteto colocando fogo em frente a instituição de ensino. O motivo deste prosteto são os vários episódios de violência na escola e a falta de segurança, tanto da guarda municipal e da PM.

 
 Cansados do descaso do poder público, os professores da escola, que também são vítimas dessa violência,  apoiam a comunidade e fizeram paralisação.

O tem preocupado os professores é a violência entre os alunos, a falta de respeito com os professores, funcionários. Clima de insegurança muito grande na escola.
 
O espaço está aberto para que a secretaria de educação do município, possa explicar o abandono da instituição.
 
 
 
Fonte: Blog pense diferente

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

EDUCAÇÃO EM CAMPOS: COM ORÇAMENTO DE R$ 300 MILHÕES, CRECHES E ESCOLAS SÃO UMA VERGONHA

(Foto: Reprodução/ Inter TV)

Muitas creches e escolas de Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, funcionam sem infraestrutura adequada. Em algumas unidades, as crianças dormem de forma improvisada no chão e dividem espaços lotados.

Em uma casa alugada que funciona como creche, cerca de 40 crianças ficam separadas apenas por divisórias. Além disso, problemas como infiltrações no prédio e falta de higiene com a alimentação são comuns.

Os flagrantes foram feitos durante três semanas pela equipe de reportagem da Inter TV. Segundo alguns pais, é preciso pedir autorização para visitar as instituições. O orçamento para educação em Campos dos Goytacazes em 2013 foi de quase R$ 300 milhões e o último Ideb foi de 3,6. Mesmo assim, as condições de trabalho são péssimas.

A Inter acabou de reprisar a matéria e chamou para entrevista ao vivo representante do Sepe e da prefeitura. Pelo governo municipal, estava o secretário de Governo Suledil Bernardino, que fez um levantamento das creches e escolas já recuperadas e construídas pela prefeitura. Disse que a má qualidade é uma herança de outros governos.

O repórter lembrou que o governo Rosinha já dura seis anos, se ainda não deu tempo de fazer tudo. Suledil devolveu com outra pergunta: “Você consegue fazer uma casa com menos de dois anos?”.

Tenho que concordar. O repórter talvez não. O cidadão comum talvez não. Mas um município como Campos já estava na hora de ter solucionado essa situação.

A secretária municipal de Educação, Marinéa Abude, informou que a prefeitura trabalha para resolver o problema, com a construção de nove novas creches e cinco escolas. Disse também que busca verba para viabilizar mais 16 creches que irão substituir as casas alugadas. Além disso, 20 escolas devem ser reformas em 2014.


Fonte: G1/ Blog Na Curva do Rio (Suzy Monteiro)

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

CAMPOS RECEBE NOVOS ÔNIBUS PARA TRANSPORTE ESCOLAR NA ÁREA RURAL

(Foto:Divulgação)

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes recebeu esta semana sete ônibus escolares de um total de 14, um deles adaptado para deficientes físicos, a serem utilizados no transporte de alunos matriculados na educação básica que moram nos distritos do interior, mas em locais de difícil acesso. A secretária Marinéa Abude disse que, com a entrega dos novos ônibus, haverá um grande reforço no transporte escolar para os alunos da área rural. 

Segundo o gerente de transporte escolar da Secretaria, Raphael Sardinha, serão contemplados distritos do interior que ainda não contam com esse tipo de serviço. Quatro ônibus chegaram na terça-feira (05) e mais três na quarta (06).

- Nos próximos dias, vamos definir em que região de Campos os coletivos ficarão, informou o gerente de transportes da Secretaria de Educação. Os veículos fazem parte do programa Caminhos da Escola, uma parceria envolvendo a Prefeitura e o Governo Federal, através do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Os ônibus que ainda não chegaram à cidade tem previsão de serem entregues no primeiro bimestre de 2014. 

O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes contribuindo para a redução da evasão escolar. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar e tem especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, adequado às condições de trafego das vias das zonas rural.


Fonte: Ascom

terça-feira, 29 de outubro de 2013

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO MOVIMENTO EDUCADORES DE CAMPOS EM LUTA


(Foto: Ralph Braz)


O Movimento Educadores de Campos em Luta CSP-CONLUTAS, formado por professores e demais profissionais da educação, que tem como objetivo a mobilização pela base e como único foco a defesa da educação pública gratuita e de qualidade, expressa em nossa pauta de reivindicações, construída coletivamente, vem por meio desta, esclarecer os seguintes pontos levantados pela imprensa da cidade que tenta distorcer os fatos:

- SAERJ(Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro, criado em 2008) e Prova Brasil:

Estes sistemas de avaliação externa não é atribuição de nenhum profissional da educação! Seu único objetivo é desresponsabilizar os governos pela atual e precária situação da educação e culpabilizar os professores pelos baixos rendimentos dos alunos. Além disso, tais sistemas ferem a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), já que esta garante ao professor autonomia pedagógica para avaliar seus alunos. Também somos contra o caráter padronizador destes exames que ignoram as diversas realidades dos alunos. Outra questão fundamental é que a Prova Brasil define o índice do Ideb e, como é largamente difundido, nosso município ficou em último lugar no ranking do estado (composto por 92 municípios), e, em vista disso, o governo criou um sistema de gratificação para o professor que conseguir se virar nos trinta e aumentar o índice. Dessa maneira, entendemos que o professor deve se recusar a aplicar uma prova que só alimenta a meritocracia e incita a competição entre os nossos colegas de profissão. Somos professores! Nossa função é ensinar! Não somos fiscais de provas externas!


- Aula de português: Boicote ou fraude?

Integrantes do Movimento Educadores de Campos em Luta foram acusados de planejar fraude do SAERJ e da Prova Brasil. Segundo o dicionário, a palavra “boicotar” significa: fazer oposição por meio de recusa sistemática de relações sociais ou comerciais; já a palavra “fraude” significa: engano, burla, logro, contrabando. Portanto, há uma gritante e gigantesca diferença entre boicote e fraude. Nosso movimento não engana a categoria! A decisão de boicotar tais sistemas de avaliação é respaldada nos princípios da legislação da educação e representa uma bandeira histórica da categoria, não só de Campos dos Goytacazes, mas do país inteiro!



Entendemos, portanto, que esta é mais uma, entre tantas estratégias desesperadas empreendidas pelo governo municipal, que utiliza de órgãos de imprensa para retirar de cena os reais e principais motivos que levaram a milhares de profissionais da educação às ruas:

- Escolas e creches em situação precária, com péssimas condições de estrutura física e pedagógica;
- Número insuficiente de creches para atender à demanda do município;
- Baixíssimos salários dos profissionais da educação;
- Falta de autonomia pedagógica, pois o material didático do município é fornecido por uma empresa privada que suga a verba municipal, enquanto o MEC fornece material gratuitamente;
- Falta de gestão democrática nas escolas e creches do município, já que não são os profissionais da educação que escolhem os diretores das unidades! E também não queremos eleição por lista tríplice!
- Não cumprimento da lei federal 11.738/2008 que prevê a redução de 1/3 da carga horária do professor para planejamento fora de sala de aula.

Nosso movimento é legítimo e tem muito orgulho de estar mudando os rumos da história deste município! E nenhuma ameaça ou difamação irá calar a nossa voz! Os profissionais da educação levantaram a cabeça, saíram da inércia e romperam com a ditadura do medo e do silêncio! Queremos trazer as esperanças de junho para a educação de Educação em Campos dos Goytacazes RJ.


Fonte: Blog Fernando Leite

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

SULEDIL GARANTE PERMANÊNCIA DE SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

(Foto: Carlos Emir/ O Diário)
Com a crise enfrentada pela Educação de Campos, que ganhou novos contornos nos últimos dias através do movimento dos professores municipais, que reivindicam, entre outras coisas, mais infraestrutura nas escolas da rede, cresceram os boatos que a secretária, Marinéa Abude, seria exonerada para evitar ainda mais desgaste no governo. A possibilidade, porém, foi negada pelo secretário de Governo, Suledil Bernardino: “Desconheço isso”, informou o secretário, um dos nomes cotados para ocupar o lugar de Marinéa.

Os professores reivindicam aumento do piso salarial em 100%, 40% da vigência sobre o salário base para todos os professores, aumento do vale alimentação para R$ 400, melhores condições de trabalho (eles reclamam de salas de aula superlotadas, prédios alugados e falta de manutenção), eleições diretas (não a lista tríplice) e revisão do Plano de Cargo e Carreira.

Além de não obter respostas às reivindicações, a categoria reagiu a um vídeo divulgado na internet, em que a secretária teria chamado professores de “idiotas”. No último dia 21, o blog de Gustavo Matheus trouxe a denúncia de suposto nepotismo praticado pela secretária, que teria concedido cargos de confiança, DAS, a sua irmã e a sua cunhada. O caso foi denunciado ao Ministério Público.

Depois disso, muitos apostavam como certa a saída de Marinéa. Porém, suas duas parentes foram exoneradas, mas ela mantida no cargo. Nesta quinta-feira (24), o blog de Alexandre Bastos informou que, nos próximos dias, a prefeita Rosinha (PR) ouviria alguns conselhos sobre a possibilidade de exonerar a secretária de Educação, Marinéa Abude: “Um nome forte do grupo rosáceo afirmou nos bastidores que não é possível deixar que a secretária arranhe a imagem da prefeita. Para ele, o melhor caminho é a exoneração com a entrada de alguém que tenha menos desgaste e consiga dialogar com os professores”.

Para Suledil, porém, tudo não passa de especulação.

— Desconheço isso. Não há mudança programada no governo no momento — afirmou o secretário municipal de Governo.


Fonte: Suzy Monteiro (Folha da Manhã)

terça-feira, 1 de outubro de 2013

EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE CAMPOS SEM MAQUIAGEM



As imagens retratam a pura verdade do estado caótico que se encontra a educação do município de Campos dos Goytacazes, sem maquiagem das agências milionárias que a prefeitura paga para maquiar a dura realidade. A educação de municipal agoniza na UTI do Hospital Ferreira Machado, ou seja, vai à óbito, como a saúde do município também. 







Fonte: Blog do Fernando Leite/ Ralph Braz