terça-feira, 17 de dezembro de 2013

EDUCAÇÃO EM CAMPOS: COM ORÇAMENTO DE R$ 300 MILHÕES, CRECHES E ESCOLAS SÃO UMA VERGONHA

(Foto: Reprodução/ Inter TV)

Muitas creches e escolas de Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, funcionam sem infraestrutura adequada. Em algumas unidades, as crianças dormem de forma improvisada no chão e dividem espaços lotados.

Em uma casa alugada que funciona como creche, cerca de 40 crianças ficam separadas apenas por divisórias. Além disso, problemas como infiltrações no prédio e falta de higiene com a alimentação são comuns.

Os flagrantes foram feitos durante três semanas pela equipe de reportagem da Inter TV. Segundo alguns pais, é preciso pedir autorização para visitar as instituições. O orçamento para educação em Campos dos Goytacazes em 2013 foi de quase R$ 300 milhões e o último Ideb foi de 3,6. Mesmo assim, as condições de trabalho são péssimas.

A Inter acabou de reprisar a matéria e chamou para entrevista ao vivo representante do Sepe e da prefeitura. Pelo governo municipal, estava o secretário de Governo Suledil Bernardino, que fez um levantamento das creches e escolas já recuperadas e construídas pela prefeitura. Disse que a má qualidade é uma herança de outros governos.

O repórter lembrou que o governo Rosinha já dura seis anos, se ainda não deu tempo de fazer tudo. Suledil devolveu com outra pergunta: “Você consegue fazer uma casa com menos de dois anos?”.

Tenho que concordar. O repórter talvez não. O cidadão comum talvez não. Mas um município como Campos já estava na hora de ter solucionado essa situação.

A secretária municipal de Educação, Marinéa Abude, informou que a prefeitura trabalha para resolver o problema, com a construção de nove novas creches e cinco escolas. Disse também que busca verba para viabilizar mais 16 creches que irão substituir as casas alugadas. Além disso, 20 escolas devem ser reformas em 2014.


Fonte: G1/ Blog Na Curva do Rio (Suzy Monteiro)