quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

REGIÃO EM ALERTA MÁXIMO DEVIDO A CHUVAS


(Foto: Ralph Braz)

O Sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) acendeu ontem o sinal vermelho de alerta máximo nas cidades de Laje de Muriaé, Italva, Santo Antonio de Pádua, Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense e Macaé, no Norte Fluminense, devido ao risco de transbordamento dos rios que cortam os municípios. Em Campos, a Defesa Civil Municipal está em estado de atenção devido à cheia dos Rios Paraíba do Sul, que atingiu a cota dos 8,45 metros na manhã desta quarta-feira, e Ururaí, com 3,62 metros. A previsão é de que o nível dos rios continue subindo até amanhã (27).

Segundo o subsecretário de Defesa Civil de Campos, major Edison Pessanha, o nível do Paraíba nos municípios de Itaocara e São Fidélis está baixando. "É um bom sinal, mas as águas ainda estão vindo para Campos", afirmou. Para ele, Três Vendas, devido ao Rio Muriaé, é a localidade que mais preocupa.

"Ainda há previsão de chuvas para as Regiões Norte e Noroeste, com possibilidade de dar uma trégua nesta sexta-feira. Mas vamos continuar monitorando toda bacia do Paraíba do Sul e a Região do Imbé, pois as águas das chuvas que estão caindo por lá continuam descendo para a Lagoa de Cima, que está bastante cheia, e para o Rio Ururaí, onde poderá deixar mais famílias desabrigadas", comentou.

Pessanha informou ainda que um trecho da estrada que liga Lagoa de Cima a Conceição do Imbé, na altura da localidade de Lagoinha, está interditado com 46 centímetros de água. Edison também esclareceu ter oficiado o Departamento de Estradas e Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ) solicitando providências na RJ-180, no trecho entre Guriri e Dores de Macabu, que se encontra intransitável em função da elevação do Rio Prata, que desemboca no Rio Ururaí.

Inea - De acordo com o Sistema de Alerta de Cheias do (Inea), a situação é mais grave em Bom Jesus do Itabapoana, onde às 7h45 desta quarta-feira (25) o Rio Itabapoana estava 1,67 metro acima do nível de transbordamento. Já em Laje de Muriaé e Italva é o Rio Muriaé que está em alerta máximo, próximo do limite para transbordar. Em Macaé, o alerta máximo vale para o Rio São Pedro e, em Santo Antônio de Pádua, para o Rio Pomba. Além dessas cidades, a situação é de alerta em Itaperuna e Cardoso Moreira, devido ao nível do Rio Muriaé.


Fonte: O Diário