sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

RIO PARAÍBA DO SUL SOBE MAIS DE 1 METRO

(Fotos: Ralph Braz)

A Defesa Civil Municipal continua o trabalho de monitoramento dos rios de Campos. De acordo com informações do subsecretário, major Edison Pessanha, o nível do Rio Ururaí está em 3,58 metros, desceu dois centímetros em relação à medição feita na quarta-feira (11/12).

Já o Rio Paraíba do Sul teve seu nível elevado em 1,10 metros da manhã de quarta até o final da tarde desta quinta (12/11) quando a cota atingiu os 7,20 metros e poderá chegar aos 8 metros nesta sexta (13/12). A informação foi passada pelo secretário municipal de Defesa Civil, Henrique Oliveira.


O órgão monitora ainda o rio Muriaé que vem registrando elevação significativa nos municípios a montante como Itaperuna e Italva que já se encontram em alerta máximo.

"A elevação do Rio Muriaé nos preocupa principalmente em função dos riscos para os moradores de Três Vendas. Estamos alertando há tempo às autoridades federais do perigo de novo rompimento da BR-356 conforme já ocorreu em outros anos, graças a Deus sem vítimas fatais conforme ocorreu com o rompimento da RJ-230 em um no trecho no município de Bom Jesus".

A Defesa Civil Municipal continua o trabalho de monitoramento dos rios de Campos. De acordo com informações do subsecretário, Major Edison Pessanha, o nível do Rio Ururaí está em 3,58 metros, desceu dois centímetros em relação à medição feita na quarta-feira (11/11).


Segundo major Pessanha, a previsão é de chuva para os próximos dias, portando, o órgão continua em estado de alerta. “O Rio Ururaí baixou um pouco, mas deve receber mais água, em função da previsão de chuvas e o Rio Paraíba vem recebendo muita água do Rio Muriaé”.

Através de investimentos feitos pela Prefeitura, nos últimos anos, 5.426 famílias que viviam em áreas de risco, hoje, estão morando em casas do Programa Morar Feliz. Obras de macrodrenagem também reduziram em 70% as áreas de alagamento. “Ao atingir a cota de 5,56 metros, há cinco anos, já teríamos cerca de 150 famílias desabrigadas e desalojadas em Ururaí. Este ano, com 5,56 metros, três casas foram atingidas”.



Fonte: Ururau