segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

INAUGURAÇÃO DO CHAFARIZ BELGA COM ÁGUAS DANÇANTES NESTA SEGUNDA

(Foto : Esso Standard do Brasil/ Blog Campos Fotos)

Será inaugurado nesta segunda-feira (23), às 19h, a restauração do chafariz belga, com águas dançantes e sistema de som e iluminação, instalado na Praça das Quatro Jornadas, ao lado da Praça São Salvador. Segundo a prefeita, que visitou o monumento nesta quinta-feira (19), o local será um novo cartão postal da cidade. O chafariz, restaurado em parceria entre a prefeitura e a concessionária Águas do Paraíba, é tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal (Coppam).

- A inauguração vai ser um presente de Natal para a população. Ficou lindo e, com certeza, vai ser um dos cartões postais da cidade. Vamos conversar com a Diocese porque o chafariz tem música também e vamos adequar os horários para que não atrapalhe as missas – disse a prefeita Rosinha Garotinho, acrescentando que uma equipe técnica de São Paulo dará assistência.

O trabalho de restauração durou cerca de um ano, sob a supervisão do arquiteto Rômulo Braga e dos artistas plásticos Rui Soares e José Ramos responsáveis pela confecção das peças históricas que vinham se deteriorando com a ação do tempo e, ainda, por atos de vandalismo.

De acordo com informações da Águas do Paraíba, além da restauração artística de todas as suas partes e peças, inclusive com reproduções fiéis dos adornos – taças e leões –, o chafariz recebeu conjunto de equipamentos e instalações para o funcionamento do sistema de iluminação, águas dançantes e sonorização.

Foram instalados 30 bicos lançadores de água, em três níveis, com diâmetros de uma polegada e de 3/4, que projetam águas onduladas a quatro metros de altura; mais quatro motores bomba com vazão de pressão de 80 metros cúbicos/hora; bacia de acumulação de 180 mil litros de água filtros; módulo de energia; painel de comando; módulo de programação digital e dois exaustores.


Fonte: Secom