Mostrando postagens com marcador G1. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador G1. Mostrar todas as postagens

domingo, 12 de janeiro de 2014

HELICÓPTERO CAI EM SANTA MARIA MADALENA

(Foto: Ralph Braz)

Um helicóptero caiu neste domingo (12) na zona rural de Santa Maria Madalena, Região Serrana do Rio da Janeiro, e deixou duas pessoas feridas. O acidente aconteceu próximo a uma fazenda que fica na divisa do município com a cidade de Conceição de Macabu.

Segundo o instrutor de vôo, Leonardo Sobrosa, que esteve no local, as vítimas são um instrutor de vôo de 25 anos e um aluno de 40 anos. Os dois foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros de Conceição com apoio da corporação de Macaé. De acordo com Leonardo, os dois homens estavam conscientes e foram levados para um hospital em Macaé. "O helicóptero caiu em cima de árvores, o que amenizou o impacto da queda. Mas ainda assim eles se machucaram, mas estavam conscientes", relatou Leonardo.

Ainda de acordo com o instrutor de vôo, a aeronave, que ficou totalmente destruída, era da frota de uma escola de aviação de Macaé que existe há dois anos. "Em todo esse tempo nós nunca registramos qualquer tipo de acidente ou incidente", contou. Leonardo informou, também, que o órgão responsável pela investigação, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), já foi acionado.

Mais informações em instantes.



Fonte: G1

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

MOTORISTAS DE VANS FAZEM PROTESTO PELAS RUAS DE CAMPOS


(Foto: Ralph Braz)

Motoristas de vans que realizam o transporte de passageiros em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, fazem uma manifestação desde a manhã desta sexta-feira (27) para pedir a volta do antigo terminal no Centro. Segundo os motoristas, desde que o terminal foi desativado o movimento caiu 50%. Os motoristas também pedem a criação de um local de embarque e desembarque perto da Rodoviária Roberto Silveira.

Outra reivindicação é a inclusão no projeto de passagem a R$ 1. Como não possuem as máquinas de validação do cartão cidadão, eles não recebem a compensação, por isso cobram R$ 1,50, enquanto os ônibus cobram R$ 1. Os profissionais julgam como concorrência desleal. Além disso, eles pedem um novo projeto de licitação do transporte alternativo com novos pontos e linhas.

A expectativa dos organizadores é que estão esperando de 60 a 70 vans, como na última manifestação. Uma carreata seria formada até a porta da sede da Prefeitura, mas não aconteceu, segundo os manifestantes, a pedido da Secretaria de Governo.

Por meio de nota, o presidente do IMTT, Álvaro Oliveira, informou que a mudança de local de embarque e desembarque de passageiros das vans obedece a uma determinação judicial. Ele destacou que o órgão adotou todas as medidas cabíveis para que a categoria não fosse prejudicada, mas não pode descumprir a ordem da Justiça. A Prefeitura não comentou sobre a não realização da carreata.


Fonte: G1

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

CHUVA NO ESPÍRITO SANTO: SEIS MORTOS E 46 MIL PESSOAS PRECISAM DEIXAR SUAS CASAS

(Foto: Bernado Coutinho)
Seis pessoas morreram e 49 ficaram feridas em consequência das chuvas, que atingem o estado já há sete dias. O número de cidades afetadas também subiu. Dos 78 municípios do Espírito Santo, 47 foram afetados, segundo novo boletim da Defesa Civil.

A rodovia estadual mais crítica na Grande Vitória é a ES-010, entre Jacaraípe e Nova Almeida, na Serra. Um trecho da rodovia desmoronou por causa da força da água. O trânsito foi interrompido e a alternativa é a BR-101. O local está sinalizado e o DER estuda a reestruturação da via.


(Pontal das Garças - Vila Velha-ES)

Subiu para 46.189 o número de pessoas que precisaram deixar suas casas após as fortes chuvas que atingem o Espírito Santo, nesta segunda-feira (23). Quarenta e sete municípios foram afetados. Uma mulher morreu soterrada nesta manhã, em Itaguaçu; foi a sexta morte em decorrência das chuvas. A presidente Dilma Rousseff deve chegar ao Espírito Santo, na manhã desta terça-feira (24), para fazer um sobrevoo em áreas de risco.

Há registros de quedas de barreiras e pontos de alagamentos em todas as rodovias estaduais. O DER alerta para o risco iminente de novos deslizamentos, em função do solo que já se encontra bastante encharcado. Na ES-341, entre Pancas e o distrito de Ângelo Frechiani, a pista foi rompida pela força das águas. Além disso, toda a região está sofrendo influência das cheias dos rios Doce e Pancas.



Fonte: G1

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

EDUCAÇÃO EM CAMPOS: COM ORÇAMENTO DE R$ 300 MILHÕES, CRECHES E ESCOLAS SÃO UMA VERGONHA

(Foto: Reprodução/ Inter TV)

Muitas creches e escolas de Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, funcionam sem infraestrutura adequada. Em algumas unidades, as crianças dormem de forma improvisada no chão e dividem espaços lotados.

Em uma casa alugada que funciona como creche, cerca de 40 crianças ficam separadas apenas por divisórias. Além disso, problemas como infiltrações no prédio e falta de higiene com a alimentação são comuns.

Os flagrantes foram feitos durante três semanas pela equipe de reportagem da Inter TV. Segundo alguns pais, é preciso pedir autorização para visitar as instituições. O orçamento para educação em Campos dos Goytacazes em 2013 foi de quase R$ 300 milhões e o último Ideb foi de 3,6. Mesmo assim, as condições de trabalho são péssimas.

A Inter acabou de reprisar a matéria e chamou para entrevista ao vivo representante do Sepe e da prefeitura. Pelo governo municipal, estava o secretário de Governo Suledil Bernardino, que fez um levantamento das creches e escolas já recuperadas e construídas pela prefeitura. Disse que a má qualidade é uma herança de outros governos.

O repórter lembrou que o governo Rosinha já dura seis anos, se ainda não deu tempo de fazer tudo. Suledil devolveu com outra pergunta: “Você consegue fazer uma casa com menos de dois anos?”.

Tenho que concordar. O repórter talvez não. O cidadão comum talvez não. Mas um município como Campos já estava na hora de ter solucionado essa situação.

A secretária municipal de Educação, Marinéa Abude, informou que a prefeitura trabalha para resolver o problema, com a construção de nove novas creches e cinco escolas. Disse também que busca verba para viabilizar mais 16 creches que irão substituir as casas alugadas. Além disso, 20 escolas devem ser reformas em 2014.


Fonte: G1/ Blog Na Curva do Rio (Suzy Monteiro)

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

PAPA FRANCISCO É ELEITO A PESSOA DO ANO PELA REVISTA TIME



O Papa Francisco foi escolhido a "pessoa do ano" pela revista americana "Time".

A publicação justifica a escolha dizendo que o pontífice argentino, "com o foco na compaixão", tornou-se "uma nova voz de consciência".

Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, foi escolhido no dia 13 de março, em um conclave, como sucessor do Papa Bento XVI – que renunciou em fevereiro, em um movimento inédito na história moderna da Igreja Católica.

Primeiro latino-americano e primeiro jesuíta a ser eleito Papa, Francisco mostrou, desde o início do pontificado, um estilo próprio, de humildade e sem pompas, em uma tentativa de reaproximar a Igreja de seus fiéis.

Francisco foi selecionado pela "Time" a partir de uma lista de dez personalidades. Depois do Papa, veio o ex-consultor da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) Edward Snowden, que revelou o programa secreto de espionagem do governo americano.

Francisco foi "uma escolha muito interessante este ano", afirmou Nancy Gibbs, editora da revista Time, ao anunciar o nome no canal NBC. "Ele mudou o tom, a percepção e o enfoque de uma das maiores instituições do mundo com um extraordinário peso", disse.

A prestigiosa revista elege a personalidade do ano desde 1927.

Entre os cinco finalistas estavam ainda a americana Edith Windsor, que venceu um caso na Suprema Corte do país sobre os direitos dos casais homossexuais; o presidente sírio Bashar al-Assad, que permanece no poder apesar das pressões internacionais; e o senador americano Ted Cruz, responsável pela estratégia republicana para forçar a paralisação do governo federal há alguns meses.

No ano passado, o escolhido havia sido o presidente americano Barack Obama.


Fonte: G1

domingo, 1 de dezembro de 2013

EX-JOGADOR DO BOTAFOGO E DO VASCO É MORTO A TIROS EM CAMPOS

(Foto: Reprodução Facebook)

O ex-jogador de Vasco, Botafogo e Rio Branco, Queone Oliveira Manhães, de 22 anos, foi assassinado a tiros na madrugada deste domingo (1º) no bairro Travessão, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Queone estava dentro de um carro com outro jovem, que também foi baleado e está internado no Hospital Ferreira Machado.

A segunda vítima foi identificada como Diego. Os dois tinham acabado de chegar em uma festa de forró quando foram abordados e baleados. O ex-jogador, que estava sem clube, foi atingido com um tiro no rosto e outro na cabeça.


Após o crime, policiais militares receberam uma denúncia de que na casa de Diego tinha uma arma. Ao chegarem no local, os militares encontraram um revólver calibre 32, munições de calibre 38 e aproximadamente 3 kg de cocaína, 60 pinos de cocaína, 24 pedras de crack e material para enrolar a droga. 

O material recolhido na residência do jovem foi encaminhado para o 134ª DP do Centro de Campos, onde a ocorrência foi registrada. O corpo de Queone Oliveira Manhães foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade e reconhecido por parentes. O corpo do ex-jogador será velado neste domingo (1º).


Fonte: G1

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

TERMINA NESTA SEXTA-FEIRA O PRAZO PARA ADOTAR CARTAS DO PAPAI NOEL DOS CORREIOS



Termina nesta sexta-feira (29), o prazo para que  possam apadrinhar uma criança, na campanha Papai Noel dos Correios. Quem adotou uma cartinha tem até o fim da semana para entregar os presentes, que ser novos, atender as solicitações de cada criança e estarem devidamente embalados/acondicionados para o transporte postal.

Os Correios de todo o Brasil já estão com as cartinhas de Natal que vão ser adotadas através do projeto Papai Noel dos Correios. As cartas foram feitas por crianças e podem ser adotadas por qualquer pessoa. Primeiro é preciso que o interessado vá até a sede dos correios de cada cidade, onde funciona o ponto de adoção de cartas. Na cidade de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, o ponto é na Praça de São Salvador.


Quando for retirar a cartinha, a pessoa tem que informar o nome e telefone de contato. Não há limite de cartas por padrinho, mas é importante destacar que em caso de desistência do padrinho, essa criança não terá outra chance de ser escolhida por outra pessoa.

A entrega do presente deve ser feita nos locais e prazos definidos pelos Correios. Em todo o estado do Rio, os presentes devem ser entregues nas unidades até o dia 29 de novembro. Em Campos estão participando cartinhas de 7 escolas: 6 da cidade e uma de São Francisco do Itabapoana. 705 cartas estão a espera de um padrinho. No último ano de 2012, a campanha teve 99% de adesão.

Outras informações sobre a campanha Papai Noel dos Correios podem ser obtidas pelos telefones 3003 0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades). Aqui você encontra todas as informações sobre como participar.

google.com/+ralphbraz

Fonte: Correios/ Tribuna de Petrópolis/ G1

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

MORTANDADE DE PEIXES EM SJB: AMOSTRAS INDICAM ALTO ÍNDICE DE COLIFORMES FECAIS


(Foto: Reprodução/Blog do Pedlowski)

Coliforme fecal. Esta foi o conclusão obtida pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), que divulgou nesta sexta-feira (22) o resultado das amostras coletadas na última segunda-feira (18) no canal Quitingute, na localidade de Água Preta em São João da Barra, no Norte Fluminense.

O professor Marcos Pedlowski, da UENF, informou que a quantidade de coliformes fecais no canal foi a responsável pela matança dos peixes. O resultado apontou 240 mil coliformes totais por cada 100 ml. O Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) indica que são toleráveis 200 coliformes a cada 100 ml.

O superintendente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, Rene Justem, informou que a quantidade de coliforme fecal na água não foi o responsável pela morte dos peixes.

“O coliforme fecal não tem nada a ver com a mortandade, ele só reforça que é um indicativo da presença de esgoto no canal. Esse esgoto é oriundo do rio Paraíba do Sul, que chega até o Quitingute através do canal de São Bento. O que causou a morte foi a queda de oxigênio por decomposição da vegetação, uma vez que as comportas foram fechadas para a medição do Quitingute”, explicou Rene.

Pedlowski informou que o consumo das águas do canal não é aconselhada, podendo causar doenças, como a de pele, por exemplo. “Esses resultados obtidos tornam o consumo da água proibido. Não é indicado para irrigar a produção agrícola, nem lavar roupa, nem consumir”, explicou.

Já o INEA diz que as águas do Quitingute podem ser utilizadas para uso agrícola e garante que o canal voltou à normalidade. A assessoria da Concessionária Águas do Paraíba, responsável pelo tratamento e abastecimento em Campos, garantiu que trata 100% do esgoto lançado no rio Paraíba.


Fonte: G1

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

ACIDENTE ENVOLVENDO CARRETA E UM CARRO DEIXA DOIS FERIDOS NA BR-101 NO KM 125

(Arquivo/ Foto: Ralph Braz)

Um acidente envolvendo uma carreta e um carro de passeio deixou dois feridos e o trânsito lento no km 125 da BR-101, na altura da entrada de Conceição de Macabu, no Norte Fluminense, no final da tarde desta quinta-feira (21). Segundo a concessionária que administra a rodovia, equipes estão no local prestando socorro às vítimas do acidente, que são os motoristas dos veículos.

Com o impacto da batida, parte da carreta que transporta combustíveis, mas estava vazia no momento da colisão, ficou atravessada na rodovia, bloqueando uma das pistas. Agentes da Polícia Rodoviária Federal foram deslocados até o local para auxiliar na remoção dos veículos e na organização do trânsito, que segue no sistema pare e siga.


Fonte: G1

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

JOVEM DE 15 ANOS DESAPARECE NO RIO URURAÍ DURANTE BANHO

(Foto: Tiago Vidal/ Inter TV)

Um menor de 14 anos desapareceu na tarde desta quarta-feira (20) enquanto tomava banho no rio Ururaí, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Dois mergulhadores do Corpo de Bombeiros estão no local realizando as buscas. Uma outra equipe procura pelo jovem na margem.

De acordo com a Polícia Militar, Matheus Rocha Matos estava brincando no rio com amigos, quando tentou atravessar um canal e se afogou. A família do menor está desesperada à espera de notícias.

Bombeiros informaram que, por conta do calor, banhos de rio são comuns na região, mas orientam que a população evite a prática.


Fonte: G1

AUDIÊNCIA NA CÂMARA DE SJB, DISCUTE AUMENTO DE MORTES NA BR-356

(Fotos: Ralph Braz)

Dados da Polícia Rodoviária Federal constatam que o número de mortes na BR-356, que corta o Norte e Noroeste do estado aumentou do ano passado para esse ano. A preocupação agora é com a proximidade do verão já que a rodovia é meio de acesso às diversas praias. Uma audiência pública nesta terça-feira (19) em São João da Barra, RJ, contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Transportes, Polícias Militar e Rodoviária Federal para discutir o problema.


Nos seis primeiros meses de 2013 foram 188 ocorrências nos trechos que ligam Campos dos Goytacazes a São João da Barra e a Itaperuna, uma média de um acidente por dia. Segundo o policial rodoviário Marcelo Gomes, houve redução no registro de acidentes em relação ao mesmo período de 2012, mas eles estão mais violentos, por isso, o número de mortes praticamente dobrou passando de 10 para 19. Ainda segundo ele, o Porto do Açu melhorou a qualidade do asfalto o que acaba estimulando a imprudência dos motoristas.

De acordo com os motoristas que transitam diariamente pela rodovia nem os radares instalados no ano passado evitam as imprudências.



Fonte: G1

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

MILHARES DE PEIXES SÃO ENCONTRADOS MORTOS EM SÃO JOÃO DA BARRA


(Foto: Reprodução/InterTv)

Um cenário fora do comum surpreendeu os moradores de Água Preta, zona rural de São João da Barra, no Norte Fluminense. Uma grande mortandade de peixes, no canal Quitingute, vem causando problemas desde a última sexta-feira (15), quando as espécies começaram a morrer.

O Instituto Estadual do Ambiente (INEA) enviou técnicos ao local para fazer a análise da água e apontar as possíveis causas. Pesquisadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) já fizeram a primeira coleta e a suspeita é que a falta de oxigenação na água seja a responsável.

De acordo com o ambientalista Aristides Soffiati, o Quitingute recebe água do canal São Bento, que por sua vez é ligado ao rio Paraíba do Sul. “A decomposição desses peixes agrava ainda mais a situação e ajuda a diminuir o teor de oxigenação na água”, comentou.

Alessandro Carvalho, morador da região, disse que o canal é responsável por abastecer a comunidade pesqueira. “Mesmo em época de defeso, essa mortandade já prejudica os pescadores, porque os peixes mortos estão em fase de desenvolvimento”, contou.

O geógrafo da UENF, Marcos Pedlowski, descartou a possibilidade de salinidade e defende uma análise mais precisa para determinar a causa. “Estamos ampliando a coleta, mas existem várias possibilidades, como o descarte de agrotóxicos, descarte de matéria orgânica e de fertilizantes químicos. Um resultado ainda deve ser divulgado nesta segunda-feira”, disse.

O superintendente do INEA em Campos, Rene Justem, informou que em breve o órgão poderá informar o número de peixes mortos, mas que os trabalhos focados no problema já começaram a ser realizados.


Fonte: G1

domingo, 17 de novembro de 2013

NATAL IMPERIAL EM PETRÓPOLIS, COM SHOW DE BIBI FERREIRA E 40 CORAIS DA CIDADE

(Foto: Divulgação/ ANI)
A cidade já começa a se enfeitar para a data mais esperada do ano e o Natal Imperial 2013, em Petrópolis, Região Serrana do Rio, terá programação a partir do dia 29. A grande dama do teatro brasileiro, Bibi Ferreira e orquestra, e o Coral Mil Vozes, formado por 40 corais da cidade, entoarão canções natalinas. O show será no dia 29 de novembro, às 20h, com entrada franca mediante a retirada de convites. O local onde as entradas serão distribuídas ainda não foi divulgado pela prefeitura.

O show será apresentado por Francisco Cuoco e contará com a participação de grandes nomes do cenário artístico brasileiro. O Coral Mil Vozes terá a regência e direção geral do maestro Leonardo Randolfo e o espetáculo será baseado no CD Natal em Família. A apresentação marcará a abertura do Natal Imperial 2013, que vai até o dia 23 de dezembro com programação variada, incluindo mais de 30 apresentações de corais.



“É um desafio de fazer um show com um coral de mil vozes. A expectativa aumenta ainda mais por conta da presença de Bibi Ferreira e outros artistas convidados”, afirmou o maestro Randolfo, acrescentando que o espetáculo vai mexer com a emoção do público. O Coral Mil Vozes será formado por 20 corais da cidade já conhecidos e mais os 20 corais que estão sendo preparados nas escolas do município onde foi implantado o Programa Canta Petrópolis.

Outra atração do Natal em Petrópolis é a apresentação do Coral Dó Ré Mi nas escadarias da Câmara Municipal de Petrópolis. O espetáculo intitulado “Encanto de Natal” vai marcar a inauguração da iluminação natalina da Câmara Municipal. A estreia acontecerá no dia 4 de dezembro com outras apresentações nos fins de semana nos dias 6, 7, 13, 14, 20 e 21 de dezembro, sempre às 20h30.


Fonte: G1

sábado, 16 de novembro de 2013

DESRESPEITO : VEÍCULOS CONTINUAM CIRCULANDO NAS AREIAS DAS PRAIAS EM SJB

(Fotos: Ralph Braz)
Vários motoristas continuam desrespeitando as leis nas praias de São João da Barra, no Norte Fluminense, e estacionam os veículos na areia. As ruas perto da praia possuem local correto para o estacionamento, mas, mesmo assim, os motoristas não respeitam. Neste feriado, a praia estava cheia de turistas e de carros em local inadequado.



Segundo ambientalistas, a circulação de carros coloca em risco a sobrevivência de espécies, como as tartarugas, que desovam na areia. Além disso, existe o problema da formação de dunas e a areia vai sendo levada pelo vento e avançando sobre as casas.



Antes, havia muita dificuldade para controlar o acesso de motoristas porque eles não podiam ser multados, já que a Guarda Civil Municipal passava por um processo de reformulação. Mas há duas semanas o Sistema Nacional de Trânsito deu autorização para a aplicação de multas. A equipe de reportagem da Inter TV não encontrou guardas na praia.



Em nota, a secretaria de Transportes de São João da Barra informou que ainda não faz a fiscalização nas praias por falta sinalização e espera que, até dezembro, toda a praia esteja com placas indicando a proibição.



Fonte: G1

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

MULHER FICA GRAVEMENTE FERIDA EM ACIDENTE NA BR-101 EM CAMPOS

(Fotos: Letícia Bucker/ G1)

Uma mulher ficou gravemente ferida após um acidente entre uma moto e um caminhão, na tarde desta quarta-feira (6), no km 66 da BR-101 em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a mulher teria saído do posto de contorno pilotando uma moto modelo cinquentinha, atravessou os balizadores que dividem a pista e bateu na lateral de um caminhão basculante.


Núbia Alves de Souza, de 32 anos, é funcionária de um restaurante às margens da rodovia. Um colega de trabalho disse ter visto a hora que o acidente aconteceu. A atendente é moradora da Tapera, bairro de Campos. O corpo de Bombeiros fez o resgate e encaminhou Núbia ao Hospital Ferreira Machado.

O trânsito ficou muito lento no local e homens da Autopista Fluminenses fizeram a retirada da moto que ficou completamente destruída. O motorista do caminhão, que não quis comentar o assunto, foi levado ao posto da PRF.

De acordo com a assessoria de imprensa do HFM, Núbia sofreu fratura nas duas pernas e está passando por cirurgia.

Fonte: G1

MUSEU IMPERIAL DE PETRÓPOLIS RECEBE NOVO PRÊMIO DA UNESCO



Na data quando é celebrado o Dia Nacional da Cultura, nesta terça-feira (5), um dos maiores representantes do assunto em Petrópolis, Região Serrana do Rio, o Museu Imperial tem ainda mais a comemorar. Nesta terça, o Museu recebeu, junto com outras oito instituições brasileiras, o Registro Regional do Programa Memória do Mundo - América Latina e Caribe (MOW-LAC), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O prêmio foi concedido ao conjunto documental “A Guerra da Tríplice Aliança: representações iconográficas e cartográficas”.

Uma vasta documentação sobre o conflito conhecido como Guerra do Paraguai compõe o conjunto, que possui 402 documentos iconográficos e cartográficos do Museu Imperial, Arquivo Nacional, Biblioteca Nacional, Arquivo Histórico e Mapoteca Histórica do Itamaraty, Museu Histórico Nacional, Museu Nacional de Belas Artes, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha e Arquivo Histórico do Exército. E os acervos, ora reconhecidos pela Unesco, foram produzidos pela Secretaria de Estado e Negócios da Guerra do Brasil, por técnicos, artistas e fotógrafos que participaram do evento.


Fotografias, mapas, plantas e uma gravura são apresentadas entre os 51 documentos do Museu Imperial que compõem o conjunto. Os itens, pertencentes ao fundo Arquivo da Casa Imperial do Brasil, foram doados à instituição pelo príncipe d. Pedro Gastão de Orleans e Bragança, bisneto do imperador d. Pedro II, chefe do Estado brasileiro durante o conflito. A instituição foi a escolhida para representar, junto à Unesco, a rede de oito entidades públicas e uma privada que se submeteram à candidatura.

“A nominação da Unesco premia um esforço coletivo de nove instituições detentoras de documentação relativa à Guerra do Paraguai, que, juntas, qualificam seu trabalho de preservação, pesquisa e comunicação do patrimônio representativo da memória latino-americana”, afirma o diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Jr..


Fonte: G1

SÃO JOÃO DA BARRA VAI GANHAR MAIS CAIXAS ELETRÔNICOS NO VERÃO

(Fotos: Ralph Braz)

São João da Barra, vai ganhar mais caixas eletrônicos que serão instalados em diferentes pontos da cidade. A medida partiu de um vereador, a ideia é evitar transtornos para os moradores na alta temporada.

Durante o verão o número da população chega a triplicar, passando de 33 mil para 100 mil pessoas. Sacar dinheiro nos caixas eletrônicos vira um problema, a cidade possui apenas quatro agências bancárias e todas ficam no Centro.


O único caixa eletrônico que funciona fora do centro do município está localizado em Grussaí, mas por conta de assaltos constantes o aparelho foi desativado. Um vereador da cidade solicitou aos bancos, que instalem mais pontos de auto atendimento nos distritos.

A Caixa Econômica começou a instalar os aparelhos em quatro localidades, incluindo Grussaí. Os caixas devem ser liberados a partir de dezembro. Todos vão funcionar entre 6h e 22h e terão equipamentos de segurança, como câmeras de monitoramento.



Fonte: G1

VANS E ÔNIBUS SÃO APREENDIDOS PELO DETRO EM SÃO JOÃO DA BARRA

(Foto: Ralph Braz)
Na manhã desta quarta-feira (6), 12 vans e seis ônibus foram apreendidos em uma estrada que dá acesso ao Porto do Açú, em São João da Barra, no Norte Fluminense. Os veículos foram fiscalizados após uma blitz de rotina feita pelo Departamento de Transportes Rodoviários, o Detro.

Segundo o órgão, as vans e os ônibus foram apreendidos por fazerem fretamento sem autorização. Todos os veículos foram levados para um posto do Pátio Norte, em Campos dos Goytacazes, também no Norte do Estado.


Fonte: G1

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

SEM VAGA PARA A MÃE COM CÂNCER, MULHER DÁ TAPA NA CARA DE PREFEITO

(Foto: Weber Sian/Jornal A Cidade)

Uma mulher agrediu, com um tapa na cara, o prefeito de Dumont (SP), Adelino da Silva Carneiro (PSD), na tarde de terça-feira (31), alegando ter sido ofendida pelo chefe do Executivo por reivindicar melhor atendimento para a mãe com câncer. Janete Dutra, de 48 anos, afirma que Maria de Lourdes Oloco Camargo, de 78 anos, ficou por mais de 12 horas sem receber atendimento e que foi tratada com descaso. Em nota, a Prefeitura informou que a agressão ao prefeito não teve justificativa e que o atendimento foi oferecido à paciente. Segundo a Policia Civil, a mulher e o prefeito registraram boletim de ocorrência e ainda serão ouvidos.

Janete relata que foi até a Prefeitura na terça-feira depois que o caso de sua mãe, com câncer de laringe há três anos e problemas pulmonares há quatro anos, foi encarado, segundo ela, com descaso pela unidade mista de saúde da cidade. Ao cobrar melhor atendimento, ela alega ter sido recebida com ofensas pelo prefeito. “Ele me atendeu na varanda da Prefeitura. Depois da conversa, eu já estava indo embora quando ele me chamou de vagabunda. Perguntei: 'o que você falou?'. Ele disse de novo: 'vagabunda!'. Aí eu dei um tapa na cara dele. Ele ameaçou vir pra cima de mim, armou o braço, mas umas pessoas que estavam trabalhando lá seguraram e o trancaram lá dentro”, diz Janete, que após o ocorrido registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil contra o chefe do Executivo por agressão verbal.

A moradora afirma que procurou falar com o prefeito como última tentativa de conseguir internação para sua mãe com câncer na unidade mista de saúde de Dumont. De acordo com ela, a busca começou no sábado (26), quando Maria de Lourdes teria ficado 12 horas esperando até ter o atendimento negado porque seu estado de saúde foi considerado terminal. “Minha mãe não acordava, expelia uma secreção muito forte. Ela precisava de atendimento. (...) Fui perguntar como funcionava para conseguir uma vaga em um dos leitos e me disseram que minha mãe não foi internada porque ela não aguentaria até segunda-feira (28).”


Prefeitura
Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Dumont informou que o atendimento à paciente Maria de Lourdes foi realizado normalmente e que Adelino da Silva Carneiro foi agredido sem justificativa. A administração municipal alega que, em nenhum momento, o prefeito tentou revidar a agressão. A Prefeitura informou ainda que “tomará as medidas cabíveis contra a agressora”.

google.com/+ralphbraz

Fonte: G1

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

JUSTIÇA MULTA EIKE E THOR EM R$ 500 MIL POR QUEBRA DE SIGILO EM CONTRATO


A 10ª Vara Cível do Tribunal de Justiça determinou que o empresário Eike Batista e seu filho Thor paguem a indenização no valor de R$ 500 mil à família do ciclista Wanderson Pereira dos Santos, morto após ser atropelado pelo jovem, BR-040, em Xerém, na Baixada Fluminense, em março de 2012. A defesa da vítima alega que Thor não respeitou a confidencialidade firmada em um contrato extrajudicial realizado entre as partes, que garantiu o pagamento de R$ 1 milhão aos parentes do ciclista.

O G1 entrou em contato com a assessoria de Eike e Thor, mas ninguém foi encontrado para comentar o assunto. Até a tarde desta quinta-feira (24), os empresários ainda não haviam sido notificados pela Justiça.

De acordo com advogado Cleber Carvalho, que representa a família do ciclista, uma das cláusulas do contrato previa o valor da multa, em caso de descumprimento, no valor de 50%.

De acordo com o Tribunal de Justiça, a decisão do juiz Ricardo Cyfer saiu no dia 15, e seis dias depois, os documentos ainda estavam sendo digitalizados. Caso Thor e Eike queiram recorrer à decisão, eles precisam oferecer algum bem no valor de R$ 500 mil à penhora, e em seguida entrar com o embargo.

De acordo com Cleber Carvalho, Eike foi incluído como réu porque também assinou o contrato. A defesa da família do ciclista entrou com a ação em junho, logo após a audiência realizada na 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na qual Thor revelou o acordo extrajudicial à juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza.

"O Thor não pediu segredo de Justiça, então ele não velou pelo sigilo, conforme estava acordado no contrato", justifica o advogado.



Condenação de 1 milhão
Em 5 de junho, Thor Batista foi condenado a pagar R$ 1 milhão e a prestar durante dois anos serviço comunitário pelo atropelamento que matou o ciclista Wanderson Pereira dos Santos.

Na sentença, a magistrada pede a apuração de “supostas evidências de crimes” praticados no processo, inclusive por Eike e Thor, citados em pedido de investigação ao Ministério Público sobre um acordo com o bombeiro militar Márcio Tadeu Rosa da Silva, que teria recebido R$ 100 mil como “compensação” pelo “auxílio e consolo à família da vítima”.

Ajuda de R$ 1 milhão
Em maio, o Ministério Público divulgou que Thor havia feito um acordo com parentes da vítima no valor de R$ 1 milhão. Nesse acordo também foram incluídos o advogado da família do ciclista e um bombeiro militar que teria ajudado no socorro. Após a divulgação do acordo, a defesa da família de Wanderson dos Santos disse que entraria com duas ações na Justiça, contra o empresário e seu pai, o milionário Eike Batista, pedindo pagamento de R$ 1,5 milhão.

O acidente
Na noite de 17 de março de 2012, Thor Batista atropelou e matou um ciclista que cruzava a Rodovia Washington Luís (BR-040), na altura de Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

O ajudante de caminhão Wanderson Pereira dos Santos passava de bicicleta pela pista sentido Rio, na descida da serra, e foi atingido pelo carro do filho do bilionário, uma Mercedes-Benz SLR McLaren prata, placa EIK-0063, ano 2006.


Fonte: G1