Mostrando postagens com marcador Rio Ururaí. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Rio Ururaí. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

RIO PARAÍBA DO SUL VOLTA A SUBIR EM CAMPOS

(Foto: Ralph Braz)

A Defesa Civil Municipal divulgou no início da tarde desta quinta-feira (12) a situação dos rios na região. Apesar de ainda não oferecer riscos, o Paraíba do Sul em Campos registrou uma elevação de 50 cm em 24 horas e está em 6,67 metros. O rio Muriaé , em Italva subiu 69 cm no mesmo período. Já o rio Ururaí começa a baixar e está com 3,58 metros. Defesa Civil - Campos / RJ em constante vigilância.


Fonte: Folha da Manhã

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

CASAS DE URURAÍ SERÃO DEMOLIDAS NESTA QUARTA-FEIRA


(Foto: Rogério Azevedo/ Secom)

A Defesa Civil Municipal transferiu para esta quarta-feira (10), a partir das 8h, a demolição de três casas que foram construídas no leito do Rio Ururaí. O subsecretário Edison Pessanha e equipe estiveram na manhã desta terça-feira (10) no distrito, mais especificamente na Rua da Ilha, e não puderam prosseguir com as demolições, porque as famílias não haviam retirado os pertences. Os moradores se comprometeram em fazer a mudança ainda nesta teça-feira.

- Essas famílias já se encontram inseridas no Programa Aluguel Social da Secretaria de Família e Assistência Social e elas, futuramente, serão contempladas com casas do Programa Morar Feliz – disse o subsecretário.
O autônomo José Amaro Souza Caetano, 59 anos, foi contemplado por uma das casas do Conjunto Habitacional da Tapera, mas trocou o imóvel com outra família, que morava à margem do rio. “José se mudou para a casa no leito do rio, que será demolida. Ele retorna para a casa que ganhou na Tapera e a família que lá estava foi encaminhada para o aluguel social”, explicou o subsecretário.

Segundo Pessanha, o motorista Crenilson Nogueira, 38 anos, irá agilizar, junto com o proprietário da casa para onde irá se mudar com a família, o termo de compromisso do aluguel social. “Ele não retirou as coisas de dentro da casa por precaução”, revelou o secretário. Já a terceira residência a ser demolida é de uma família que falta apenas fazer a retirada de um guarda-roupa.

Pessanha informou ainda que o nível do Rio Ururaí começou a baixar na madrugada de hoje e na medição das 8h a cota era de 3,60 metros. “Não está descendo mais água para a Lagoa de Cima e para o Rio Ururaí, pois as chuvas eram uma trégua na Região do Imbé, mas a previsão é de muita chuva esta semana nas Regiões Norte e Noroeste Fluminense”, acrescentou.


Fonte: Secom

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

DEFESA CIVIL CONTINUA MONITORANDO RIOS PARAÍBA E URURAÍ


(Foto: Ralph Braz)

Os níveis dos Rios Paraíba do Sul, Ururaí e Muriaé continuam sendo monitorados pela Defesa Civil Municipal. Segundo o secretário Henrique Oliveira, enquanto o nível do Paraíba continua baixando, cuja cota era de 8,17 metros na medição das 8h, o de Ururaí continua subindo, atingindo a cota de 3,60 metros, mantendo o órgão em alerta, já que muitas águas estão descendo da Região do Imbé.

- A chuva deu uma trégua, mas ainda há previsão de chuvas no final da tarde de hoje, na região e nas cabeceiras dos Rios Paraíba do Sul e Muriaé. Por isso, estamos em alerta, para que possamos atuar de forma preventiva. Em Ururaí, a Secretaria de Família e Assistência Social já autorizou seis famílias que moram no leito do rio para o aluguel social - revelou.

Em relação à localidade de Três Vendas, Henrique informou ainda, que a situação é preocupante. “O nível do Rio Muriaé também está baixando, mas identificamos pontos de infiltrações na BR-356, no trecho de Três Vendas, e a água vazou por debaixo da rodovia federal, deixando a terra úmida. Devido ao tráfego de veículos pesados, o trecho pode ceder”, pontuou.


Fonte: Secom

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

DEFESA CIVIL DE CAMPOS RETIRA FAMÍLIAS DE URURAÍ DEVIDO A CHEIA DO RIO


(Foto: Filipe Lemos/ Campos24horas)

O nível do Rio Paraíba do Sul em Campos subiu quase dois metros desde a noite do último domingo, quando tinha a marca de 6,20. Às 8h desta terça-feira(3), atingiu a marca de 7,75m. A cota de transbordo é de 10,30 metros.
A maior preocupação da Defesa Civil é com os moradores de Três Venda e Ururaí. Em Três Vendas a situação é mais complicada, já que há risco de novo rompimento da BR-356 (Campos-Itaperuna) em razão da pressão das águas do Rio Muriaé, que não para de subir em consequência das chuvas na região e em Minas.

O secretário Municipal de Defesa Civil, Henrique Oliveira, falou nesta manhã sobre a situação de Três Vendas e as ações previstas em Ururaí.

“A população de Três Vendas nos preocupa em razão do risco de novo rompimento da BR-356. Mesmo assim, eles se recusam a sair das casas. Preferem colocam os móveis no segundo andar das casas caso o pior aconteça”, disse Henrique.

No tocante a Ururaí, o Secretário disse que algumas famílias já sairão de suas casas nesta terça-feira e serão levadas para prédios públicos, já que o nível do Rio Ururaí é preocupante.

“ A cota atual do Rio Ururaí é de 3,42m e a cota de transbordo é de 3,80, razão porque estaremos retirando as famílias. Há muita água chegando de Lagoa de Cima e Imbé e a tendência é de que o Ururaí transborde”, destacou Henrique.

Alerta de mais chuva forte em Campos

Secretaria Municipal de Defesa Civil recebeu na tarde desta segunda-feira (2), alerta de atenção do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) prevendo chuva para as próximas horas o que poderá afetar o nível do Rio Paraíba do Sul. A previsão deixou a Defesa Civil com equipes preparadas para atender emergências. A meteorologia prevê chuva para hoje ( segunda-feira) e amanhã (terça-feira) em nove cidades do Norte e Noroeste Fluminense, incluindo Campos.

- A situação é preocupante e pode chover ainda mais. O lençol freático já está alto e, caso se confirme a previsão do Inea, a tendência é que suba ainda mais. Estamos trabalhando no sentido de que a população seja menos afetada – alertou o Secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira.

Equipes da secretaria estão nas ruas atuando, principalmente, na remoção de lixos dos bueiros para tentar evitar alagamentos. O Inea emitiu um alerta máximo para cidades como Itaperuna, Laje do Muriaé, Porciúncula e Natividade cortadas pelos rios Muriaé e Carangola, respectivamente. Já Cardoso Moreira e Italva estão em estado de atenção, devido o rio Muriaé.



Fonte: Campos24horas

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

ENCONTRADO CORPO DO JOVEM QUE DESAPARECEU NO RIO URURAÍ

(Foto: Tiago Vidal/ Inter TV)

Foi encontrado por volta das 19h desta quarta-feira (20/11) o corpo de Mateus Rocha Amaro, de 15 anos. O adolescente estava desaparecido desde as 14h30, nas águas do Rio Ururaí, na localidade de Ururaí, em Campos. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Segundo a Polícia Militar, o menino teria tentado atravessar o rio e na volta acabou se afogando. Um adolescente que estava perto da vítima ainda tentou ajuda-lo, mas não conseguiu. Segundo amigos de Mateus, ele não sabia nadar. 

Pescadores da região ajudaram os militares nas buscas pelo corpo do menino. Moradores, amigos e parentes de Mateus estiveram no local acompanhando toda a busca.

O rabecão do Corpo de Bombeiros Militar removeu o corpo da vítima para o Instituto Médico Legal (IML).

Fonte: Ururau/ G1

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

JOVEM DE 15 ANOS DESAPARECE NO RIO URURAÍ DURANTE BANHO

(Foto: Tiago Vidal/ Inter TV)

Um menor de 14 anos desapareceu na tarde desta quarta-feira (20) enquanto tomava banho no rio Ururaí, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Dois mergulhadores do Corpo de Bombeiros estão no local realizando as buscas. Uma outra equipe procura pelo jovem na margem.

De acordo com a Polícia Militar, Matheus Rocha Matos estava brincando no rio com amigos, quando tentou atravessar um canal e se afogou. A família do menor está desesperada à espera de notícias.

Bombeiros informaram que, por conta do calor, banhos de rio são comuns na região, mas orientam que a população evite a prática.


Fonte: G1