(Fotos: Folha de SP) |
O secretário do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc, classificou de "eticamente deplorável" o comportamento da OSX, do grupo de Eike Batista, em relação ao aumento de salinidade no Canal Quitingute, que passa pelo projeto do Porto de Açu e abastece a região de São João da Barra (RJ).
Minc informou que a empresa foi multada em R$ 1,3 milhão pelo aumento da salinidade, além de outras punições. A partir de agora, o monitoramento da obra será intensificado pela secretaria e pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente), ressaltou a presidente do órgão, Marilene Ramos.
Segundo o secretário, a OSX tinha conhecimento do aumento de salinidade no canal e tentou, sem o conhecimento da secretaria ou do Inea, fazer obras para esconder o problema.
O aumento da presença de sal no canal foi denunciado no dia 7 de dezembro pelo Ministério Público Federal de Campos. No dia 18, matéria da Folha publicou estudo da Uenf (Universidade do Norte Fluminense) comprovando a salinidade na água usada por agricultores e pescadores da região.
Foto: Somos Assim |
No dia 22 de dezembro, segundo Minc, a OSX fez sem avisar a obra do canal secundário para tentar melhorar a salinidade da água.
Fonte: Folha de SP