Foto: Lívia Torres/ G1 |
A Árvore de Natal da Lagoa chega à 17ª edição. Sua inauguração acontece neste sábado (1º), às 20h, no Parque Cantagalo, Zona Sul do Rio.
O tema deste ano será uma viagem pelas quatro estações. A árvore possui 85 metros e sua iluminação conta com 3,1 milhões de lâmpadas.
Serão utilizados 10 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as restrições de estacionamento no entorno da Lagoa. A Prefeitura do Rio recomenda a utilização de transporte público para chegar na Lagoa Rodrigo de Freitas. O estacionamento será proibido em todo o entorno da Lagoa.
Metrô – Utilizar a estação Cantagalo ou General Osório. Nos fins de semana de inauguração e encerramento (dias 1º e 2 de dezembro e dias 5 e 6 de janeiro de 2013) será criada a Linha de ônibus General Osório – Lagoa para facilitar o deslocamento das pessoas.
Ônibus de linhas regulares - mais de 30 linhas passam pela área do evento, vindo de todas as regiões da cidade.
A Secretaria de Ordem Pública atuará com reboques para reprimir o estacionamento irregular. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. A Prefeitura pede que os motoristas que não vão ao evento, evitem passar pela região da Lagoa Rodrigo de Freitas, procurando rotas alternativas para seus trajetos.
Foto: Marcos Teixeira Estrella/G1 |
Esquema de trânsito
Uma operação especial vai organizar o trânsito em volta da Lagoa, na Zona Sul do Rio, por causa da inauguração da árvore de Natal.
Os arredores da Lagoa Rodrigo de Freitas e as principais vias impactadas pelo evento (Rua Humaitá, Túnel Rebouças, Rua Mario Ribeiro, Túnel Acústico e Túnel Zuzu Angel) terão reforço de 120 agentes de trânsito da prefeitura, entre guardas municipais e CET-Rio.
A operação será mantida durante todo o tempo de exposição da árvore de Natal. Segundo o Centro de Operações, 80 controladores de tráfego também ajudarão a orientar motoristas e pedestres.
Fonte:G1