quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

EM CAMPOS MUDANÇAS NA ENTREGA DE REMÉDIOS BÁSICOS

Foto: Ralph Braz

A partir do dia 2 de janeiro, a entrega dos medicamentos básicos não será mais feita na Farmácia Municipal de Campos, mas nas 73 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Na Farmácia Municipal, segundo a coordenadora de Assistência Farmacêutica da secretaria de Saúde, Bruna Araújo Siqueira, só serão fornecidos os remédios de alto custo, não ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e provenientes de ação judicial e processo administrativo.

Uma outra mudança ocorreu no Programa Pró-Fraldas, que desde a última segunda-feira tem nova sede. O órgão funciona agora na rua Anita Pessanha, nº 188, no parque São Caetano, próximo ao antigo endereço.

Elizabeth Duarte, que coordena o setor, disse que, no momento, estão sendo disponibilizadas apenas as fraldas infantis. Segundo ela, o empenho para a aquisição das fraldas geriátricas já foi liberado, mas uma das fábricas que fornece o tamanho adulto fica fora do Rio de Janeiro e, por isso, a entrega do produto pode atrasar. “Esperamos que elas cheguem ainda esta semana, mas não sabemos se vai dar tempo”, disse ela, acreditando que a demora, caso ocorra, deve gerar reclamações. “Entendemos o lado deles e estamos tentando humanizar o atendimento”. O setor tem hoje 2,3 mil pacientes cadastrados.

Com relação aos medicamentos, Bruna explicou que o objetivo da mudança no fornecimento é desafogar a Farmácia Municipal, pois não estaria mais comportando a demanda. Diariamente, segundo ela, são atendidas 3 mil pessoas.

Ela explicou que, num primeiro momento, 30 das 73 UBSs vão fornecer também medicamentos controlados. "A escolha das 30 UBSs se deu por causa da boa localização", disse ela. Doze UBSs funcionam 24 horas.

Leite especial - Já a coordenadora de nutrição, Cristiane Ambrósio, disse que amanhã e sexta-feira deverá chegar uma nova remessa dos leites Neocate e Pregomin para crianças com intolerância alimentar. “Atendemos 200 crianças, sendo que 100 recebem o Neocate e as demais o Pregomin”, afirmou. Por causa do Natal e Ano Novo, os três órgãos não vão funcionar nos dias 24, 25, 31 e 1º de janeiro.

Fonte: fmanha