quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

JANEIRO COMEÇA A DESCENTRALIZAÇÃO DA ENTREGA DOS MEDICAMENTOS EM CAMPOS

foto: Ralph Braz

A entrega de medicamentos básicos, a partir de janeiro, será descentralizada pela secretaria de Saúde de Campos, que também vai setorizar regionalmente a dispensação de remédios controlados. A medida passa a valer no dia 2, com remédios básicos entregues exclusivamente nas 73 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e, os chamados controlados, serão distribuídos, além de na Farmácia Municipal, em outras 28 unidades da rede – em pontos estratégicos do município. Remédios cujo fornecimento é definido por processos administrativos e judiciais, continuam sendo entregues apenas na Farmácia Municipal, que funciona na sede da secretaria.

De acordo com a secretaria de Saúde a medida visa “adiantar a vida” dos usuários da Saúde. “O objetivo é evitar transtornos aos usuários. Temos farmácias em todas as UBSs, mas verificamos que grande parte dos usuários prefere retirar os remédios na Farmácia Municipal, muitas vezes, atrasando o atendimento à pessoas que fazem uso de medicamentos de controle especial ou de processos administrativos, que são aqueles não disponibilizados pelo SUS”, afirma a assessoria da secretaria de Saúde.

De acordo com a Coordenadoria do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), de 2009 até novembro passado, foram distribuídos 15.283.138.251 medicamentos de todos os tipos. Com 339 itens na Relação Municipal de Medicamentos (Remune), a Prefeitura de Campos investiu, em quatro anos, R$99.660.780,71. Atualmente, 39% da população que procura a Farmácia Municipal faz uso de remédios controlados e outras 16 mil, abriram processos administrativos para a obtenção de medicamentos que, pelo alto preço, elas não têm acesso. É o caso do medicamento Zoladex, utilizado para o controle de câncer prostático, remédio que custa cerca de R$772.


Fonte: O diário