terça-feira, 18 de dezembro de 2012

PRODUTORES RURAIS DE SJB FECHAM RODOVIA QUE DÁ ACESSO AO PORTO DO AÇU



Produtores rurais do Açu, 5º Distrito de São João da Barra, fecharam no final da tarde desta terça-feira a RJ 040, que dá acesso ao Complexo Portuário do Açu. O protesto que deve se estender até às 21h, foi para protestar contra o que chamam de “desertificação” do Açu, em decorrência de processo de salinização da região, com as obras do Porto.


Com a rodovia interditada, alguns caminhoneiros chegaram a parar, mas conseguiram seguir viagem por outro acesso secundário. 

A LLX, empresa de logística, responsável pelas obras, através da sua assessoria esclarece, que “conforme estudos e pesquisas acadêmicas já realizados, a presença de salinidade nas águas subterrâneas e superficiais do Açu decorre da própria estrutura geológica da região, formada a partir do processo histórico de avanço e recuo do mar. As Lagoas de Grussaí, de Iquipari e Salgada, bem como o Canal Quitingute, são caracterizados como de água doce à salgada”.

Ainda segundo a nota, os estudos sobre os níveis de salinidade realizados pela LLX não são avaliados a partir de um dado pontual, e sim por meio de monitoramento periódico em mais de 40 pontos (águas subterrâneas, lagoas e canais) situados na área de influência do Complexo Industrial do Superporto do Açu. Os resultados são enviados aos órgãos ambientais competentes, na forma determinada pelo Instituto Estadual de Ambiente (INEA).

A LLX possui convênio com a FAPUR (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica) da UFFRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) para apoio às atividades agrícolas da região do Açu, no qual é realizado o constante monitoramento das águas do Canal Quitingute e do Canal Andrezza, utilizadas para irrigação de atividades agrícolas no Açu. Os resultados demonstram que a água utilizada para irrigação nos cultivos monitorados na região desde 2007 não sofreu alterações decorrentes das obras de implantação dos empreendimentos — diz a assessoria.

Fonte: fmanha