segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

A PRAIA DE ATAFONA EM SJB TAMBÉM SOFRE COM A FALTA DE ÁGUA

foto: Ralph Braz
A falta de água não é exclusividade apenas da praia de Grussaí,em São João da Barra. A localidade de Atafona sofre com o problema ao longo do ano, mas com o aumento de turistas durante o verão, o problema se agrava e moradores e veranistas precisam encontrar soluções para driblar a situação.

O drama se repete todo ano, basta chegar a estação mais quente do ano e o problema se agrava. Moradores da rua Élvio Pires, em Atafona, reclamam que a pressão da água é fraca e não permite que ela chegue até a caixa d’água. A solução encontrada muitas vezes são os carros pipas para o fornecimento de água, porém, 10 mil litros de água chegam a custar cerca de R$ 250.

Outra reclamação dos moradores está relacionada à qualidade da água que é fornecida. Segundo uma moradora que não quis se identificar, a água fornecida é bem suja. “Para cozinhar eu utilizo água mineral. A qualidade da água está cada vez pior e, a cada verão, a situação piora porque o número de turistas só aumenta. É preciso ter sisterna e bomba em casa”, ressalta.

Para Christiano Gomes, a situação vem piorando. “A falta de água em Atafona, próximo à praça do Repolinho não é só no verão. Durante todo ano é constante. Esse ano a situação piorou tanto que a água só chega em algumas casas através do caminhão pipa”, diz.

DICAS DE CONSUMO:

Vale lembrar que é fundamental que a população faça a sua parte e use água de maneira racional e com economia.

- Limpe as caixas d'água das casas de veraneios para não comprometer a qualidade da água; 

- Evite lavar calçadas e carros; 

- Ao tomar banho, feche a torneira ao se ensaboar, o mesmo conselho vale para quando for escovar os dentes; 

- Na hora de lavar a louça também dá para economizar água, limpando os restos de comida antes e fechando a torneira.

Fonte: SJB online