sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

CRIADOR DO HOMEM-ARANHA, VINGADORES, STAN LEE COMPLETA 90 ANOS.



Stan Lee, gênio dos quadrinhos, criador do Homem-Aranha e dos Vingadores completa 90 anos nesta sexta-feira. O nova-iorquino é considerado um dos maiores nomes das HQ, e é responsável por muitos dos mais memoráveis super-herois que conhecemos hoje.


A carreira de Lee nas HQs começou na Timely Comics. Na época ele era uma espécie de ''faz-tudo'', mas aos 19 anos foi promovido editor-interino. Anos depois Timely virou Atlas Comics e, nos anos 60, Marvel Comics. 


Lee ficou conhecido por trazer elementos mais humanos aos seus super-herois, fugindo do estereótipo todo-poderoso comum aos personagens dos anos 50. As criações de Lee geralmente têm problemas pessoais, sentem culpa, envolvem-se relações amorosas e até contraem doenças.


Simplesmente o criador mais famoso e importante do mundo dos quadrinhos. É verdade que há algumas controvérsias por aí, mas Stan Lee é, sem dúvida, um revolucionário das HQs e injetou nova vida ao gênero dos super-heróis, tão em voga nos dias de hoje. E ele está fazendo 90 anos neste dia 28 de dezembro.



Após criar personagens – ao lado, principalmente de Jack Kirby e Steve Ditko – como Homem-Aranha, Homem de Ferro, Thor, Quarteto Fantástico, X-Men, Hulk, Demolidor, Os Vingadores e desenvolver histórias clássicas com estes mesmos super-heróis, Stan Lee permanece na ativa até hoje trabalhando em várias mídias como cinema, games, quadrinhos e desenhos animados. Lee é um dos últimos grandes criadores das HQs ainda vivo e é um verdadeiro símbolo desta indústria.