sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

FAROL VAI RECEBER 15 CÂMERAS DE VIGILÂNCIA




Campos vai receber mais 25 câmeras de vigilância, entre a área de central e a praia do Farol de São Tomé. A informação é do coordenador de Segurança e Ordem Pública e secretário executivo da Central de Monitoramento, Alcemir Pascoutto, que relatou que o serviço de tem se mostrado eficaz quanto às informações no trânsito e investigações policiais, em casos de homicídios ou assaltos. De acordo com ele, o governo municipal estuda um acordo entre a Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Associação Comerciantes e amigos da Rua João Pessoa e Adjacências (Carjopa) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) para que o sistema seja ampliado em Campos. A Central de Monitoramento do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) funciona nos altos da rodoviária Roberto Silveira, no Centro.


No Farol, 15 câmeras vão ser instaladas após o Natal, a fim de garantir segurança e tranquilidade aos veranistas. Já na área central, 10 câmeras vão ser instaladas a partir de janeiro. Ao todo, serão 85 câmeras distribuídas no município. A Central conta com sistema de rádio e câmeras, capazes de acionar de forma imediata, aos órgãos competentes, facilitando o deslocamento de viaturas para solucionar tanto problemas de trânsito como roubos e furtos.


Pascoutto informou também que, dentro de 15 dias, a GGI-M vai contar com o apoio da Polícia Militar. Segundo ele, o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, coronel Lúcio Flávio Baracho, conseguiu autorização do Comando Geral para que pelo menos um oficial esteja acompanhando o monitoramento das câmeras.


Isso vai acrescentar muito. A PM é treinada para identificar questões que envolvem crimes. Com a sensibilidade da Polícia Militar, assaltos e homicídios poderão ser investigados com mais rigor. Este é um trabalho integrado das forças de segurança, as quais realizaram um estudo para elaboração e levantamento dos pontos de instalação das câmeras. Tivemos a preocupação de monitorar áreas críticas, como bancos, universidades, empresas e comércio localizados na área central, além de todas as entradas e saídas da cidade.

Agilidade na hora de identificar problemas

Segundo a assessoria da Prefeitura, a Central vem proporcionando agilidade no trânsito. As imagens normalmente abordadas pela Central são de destruição de semáforos e fiação por conta de caminhões de cana e lenha, além de mostrar os lugares de pontos estratégicos com maior fluxo de veículos e imagens que se tornam suporte para análise da polícia civil. “Com as imagens feitas em tempo real, quando há alguma retenção, nós entramos em contato imediato com uma rádio para os órgãos públicos responsáveis, para um atendimento ágil. Os motoristas que não quiserem acatar a decisão do guarda, a carteira de motorista é apreendida e o veículo é encaminhado para o Pátio Norte. Em relação ao problema dos semáforos, automaticamente a Central avisa a Guarda Civil Municipal e o órgão encaminha viaturas que são organizadas para evitar retenção no trânsito. Outra situação é que, em caso de colisão, por exemplo, com as imagens, a Guarda agiliza o atendimento no local”, finalizou Pascoutto.

Fonte: fmanha