quarta-feira, 1 de maio de 2019

Mercado de Peixes em Atafona é entregue após passar por melhorias

(Foto: divulgação)
O Mercado Municipal de Peixes, em Atafona, foi entregue durante os festejos de Nossa Senhora da Penha após passar por melhorias, em um trabalho efetuado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços. O Espaço leva, a partir de agora, o nome de Hugo Ribeiro Meireles, em uma homenagem ao comerciante do ramo de pesca da localidade, falecido no mês de março.

O filho do comerciante, que tem o mesmo nome do pai, lembrou de sua profunda ligação com toda classe pesqueira do distrito, e agradeceu a homenagem.

"Estou muito feliz por esse reconhecimento ao meu pai. Os meus irmãos, Naiany e Victor Hugo estão cuidando da peixaria no interior do mercado. Agradeço à prefeita Carla Machado, amiga da família, pela lembrança", comenta Hugo Meireles.

O Mercado de Peixes abriga também a Cooperativa Arte Peixe, criada em 2007. O espaço gera trabalho e renda para esposas e filhas dos pescadores de Atafona. A cooperativa tem como principal filão econômico a fabricação de produtos na área gastronômica à base do pescado.

Símbolos - Os peixes, símbolos que compõem o brasão do município, foram instalados em frente ao Mercado Municipal de Peixes, imprimindo personalidade turística ao local. Também em Atafona, uma imagem de Nossa Senhora da Penha passa a integrar a paisagem em um barco de alvenaria, construído às margens da BR-356, na entrada do distrito.

- Os símbolos já instalados são uma forma de divulgar ainda mais os atrativos turísticos e culturais de São João da Barra. Estamos, agora, trabalhando para instalar mais letreiros nos outros distritos como forma de valorização do local - destaca o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Edivaldo Machado.

O primeiro símbolo turístico no município foi criado em 2017 no Centro da cidade, um letreiro intitulado “Eu amo São João da Barra”. Em abril do ano passado, durante os festejos de Nossa Senhora da Penha, a imagem de um pescador, de 5 metros, foi instalada no trevo na área central de Atafona. Durante a primeira edição do Festival do Caranguejo, no Polo Gastronômico de Grussaí, foi inaugurada uma escultura do crustáceo, lembrando a origem do nome da praia, um caranguejo chamado “grauçá-y”.

A Secretaria de Comunicação Social informa aos moradores e turistas que quiserem divulgar suas fotografias das belezas naturais e pontos turísticos do município, enviá-las para a página do instagram: @prefeiturasjb_.
]