sexta-feira, 17 de maio de 2019

Prefeitura inaugura primeiro Centro Municipal de Educação Integral no Parque Aurora

Foto:Carlos Grevi
O prefeito de Campos, Rafael Diniz (PPS), inaugurou, na noite desta quinta-feira (16), o primeiro Centro Municipal de Educação Integral (Cemei). O Ciep do Parque Aurora foi a unidade escolhida para servir de piloto para o projeto, que é anunciado como “um novo conceito de educação pública”, que soma oficinas culturais e esportivas, curso de língua estrangeira e reforço escolar ao conteúdo curricular básico.

De acordo com a secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), o Ciep foi totalmente reformulado e oferece laboratórios modernos, salas de dança, música, lutas, curso de línguas, quadra com vestiário, consultório médico, e todo suporte necessário para o pleno desenvolvimento dos alunos.

A inauguração do primeiro Cemei reuniu autoridades e a comunidade local. Durante o discurso, Rafael Diniz chamou o projeto de “sonho” e citou o antropólogo Darcy Ribeiro.

“Bem-vindos ao nosso grande sonho. Darcy Ribeiro idealizou, meu pai me convenceu e hoje estamos aqui realizando. Sempre defendi que só há um caminho para transformação de uma sociedade, que é pela Educação. Em 2016, dizíamos que faríamos diferente e estamos fazendo, mesmo com a maior crise que esta cidade já viveu. Me perguntam qual é a marca do meu governo. Digo que é da seriedade com o dinheiro público e o da Educação”, disse o prefeito.

A unidade do Parque Aurora conta com 578 alunos. Destes, só os da Educação de Jovens e Adultos (EJA) não estudam em período integral. A escola foi totalmente reformada, praticamente reconstruída e novos espaços foram criados, mantendo o projeto arquitetônico original de Oscar Niemeyer.

Tudo novo — Matheus, de 11 anos, estuda na escola desde os 5. Sua mãe, Aparecida Cristina, elogia as mudanças. “Está maravilhosa demais. A gente só tem a agradecer, pois não imaginei que poderia dar essa oportunidade ao meu filho. Ele está mais motivado. Fica aqui o dia inteiro, se alimenta, estuda, faz esportes em plena segurança. É tudo o que queremos para os nossos filhos”, opinou.

Com a inauguração do Cemei, os alunos da unidade pssam a conta com biblioteca interativa, sala de línguas, sala de recursos, sala de suporte pedagógico para reforço escolar, auditório, sala de artes marciais, de danças, de artes plásticas e de música, 12 salas de aulas reformadas, assim como a parte administrativa remodelada. A quadra foi renovada e uma pista de atletismo foi criada. A escola também recebeu trabalho de paisagismo e ganhou novo mobiliário.

Os estudantes ficam o dia todo na escola e, para isso, recebem quatro refeições diárias, planejadas por nutricionistas. Em um turno, possuem o conteúdo básico curricular. No outro, atividades programadas de acordo com o ciclo de aprendizado: fundamental I (1º ao 5º ano) ou II (6º ao 9º), que incluem curso de inglês, oficinas de ciências e sustentabilidade, informática, linguagens e experiências matemáticas, ciências humanas, canto coral, artes plásticas e instrumentos musicais. Há, também, aulas de dança, artes marciais, prática de jogos esportivos e de raciocínio, como xadrez e dama.

“Poder participar deste projeto é algo que engrandece a nossa alma. Só tenho a agradecer ao prefeito Rafael pela oportunidade e coragem em ofertar este prêmio à população de Campos, algo que mudará a vida de gerações. A escola integral é a verdadeira escola, capaz de remediar desigualdades, dando ao estudante da escola pública igualdade relativa de competição. Queremos oferecer aos nossos alunos a possibilidade de alcançar o sonho que quiserem”, ressalta o secretário de Educação, Brand Arenari.

Mais unidades — A Prefeitura já planeja a inauguração de outros Cemeis. A previsão é que quatro unidades estejam em funcionamento até o final do ano. O próximo Ciep contemplado com o projeto será o Francisco Portela, em Tocos.




Fonte: SupCom