terça-feira, 21 de maio de 2019

Programa de Educação Sanitária em São João da Barra


A Prefeitura de São João da Barra, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento/RJ, está promovendo nas escolas da zona rural do município o programa Educação Sanitária. Estão sendo atendidas as turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

O objetivo é conscientizar e tornar os alunos multiplicadores junto a familiares e comunidade, por meio da capacitação de professores e aplicação de material didático, sobre diversos temas relacionados ao meio rural como: febre aftosa, raiva, brucelose, tuberculose e ainda alimentos seguro, teníase, agrotóxicos e destino das embalagens.


Nesta primeira fase foram contempladas as escolas municipais Manoel Nunes Barreto, da localidade de Capela de São Pedro, e João Batista Alves, de Rua Nova. O projeto é desenvolvido por meio das secretarias de Agricultura e de Educação e Cultura.

“Esses assuntos são repassados aos alunos a fim de demonstrar a importância da sanidade agropecuária para a saúde pública, animal, ambiental e segurança alimentar”, contou o secretário municipal de Agricultura, Osvaldo Barreto. 

Todos os alunos recebem kits escolares contendo mochila e cartilhas sobre os temas abordados e que serão trabalhados ao longo do ano.

A abordagem conta ainda com esclarecimentos sobre os principais aspectos socioeconômicos das doenças, seus sinais clínicos, transmissão, riscos, manejo na vacinação dos animais, prejuízos e prevenção. A atividade tem como responsáveis a médica veterinária Aline Mineiro, da Secretaria de Agricultura, e o coordenador regional da Defesa Agropecuária, Claudio Villela.






Fonte: Secom PMSJB