quinta-feira, 23 de maio de 2019

Retomado programa Horta na Escola em São João da Barra


O programa Horta na Escola foi retomado em São João da Barra, em uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e a empresa Technip, com participação, também, das secretarias de Educação e Cultura e de Meio Ambiente e Serviços Públicos. A proposta é melhorar os hábitos alimentares dos estudantes e contribuir como instrumento para aulas práticas dos professores de forma interdisciplinar e no processo de ensino aprendizagem.


Durante a fase de implantação do programa, a Secretaria de Agricultura aplicou um questionário com os alunos, a fim de identificar se o hábito de cultivar hortas acontece em suas casas e se eles gostam dessa atividade, assim como a sensibilização dos professores para a adesão a atividade.

O secretário de Agricultura, Osvaldo Barreto salientou o apoio da Technip para o programa. “A empresa irá distribuir nas escolas, ainda neste semestre, uma cartilha construída com o apoio técnico da Secretária de Agricultura, que tem como principal objetivo orientar os alunos para que consigam fazer as hortas em suas casas”, contou o secretário.

Segundo a coordenadora de Projetos da Secretaria de Agricultura, Marcela Toledo, a equipe técnica da pasta está desenvolvendo o trabalho de orientação técnica e palestras com os alunos, além de fornecer as mudas e insumos e preparo do solo para que as hortas se mantenham em produção ao longo de todo o ano. Na última quarta-feira, 22, palestras foram realizadas nas escolas municipais Manoel Ducas de Brito (Caetá), Luís Délio Mendonça (Campo de Areia) e Luís Gomes da Silva Netto (Enjeitado).

“Ainda contamos com todo o suporte de mão de obra para limpeza da área, formação dos canteiros e plantio das mudas pela Secretaria de Meio Ambiente e a parceira da Semec acolhendo todas as ações que promovam o processo de ensino-aprendizagem”, destacou.







Fonte: Secom