sexta-feira, 17 de maio de 2019

Parceria entre PSE e Centro de Olhos beneficia alunos da rede municipal de Campos


A partir deste sábado (18), os alunos que passaram pela Triagem Ocular do Programa Saúde na Escola (PSE) farão exame oftalmológico completo. Graças a uma parceria com o Centro de Olhos, mediada pela oftalmologista Cynthia Cordeiro, que atua em conjunto com o PSE, eles serão submetidos a medida da acuidade visual, avaliação da motilidade ocular, refração, biomicroscopia e fundoscopiano.


— O Centro de Olhos disponibilizou 40 vagas agora em maio e, a partir dos meses subsequentes, a oferta será de 30 vagas para os alunos da rede municipal, segundo ficou acordado. A atenção com a saúde dos olhos é uma das finalidades do PSE, desenvolvido pelas Secretarias de Educação, Cultura e Esporte (Smece) e de Saúde, nas escolas e creches da rede municipal — explica a coordenadora do Programa, Cátia Mello.


A primeira unidade contemplada foi a Escola Municipal Francisco de Assis, com alunos do 1° ao 5° ano Fundamental, e do Educação para Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é identificar situações de agravos na saúde ocular, prejudiciais na qualidade de vida e desenvolvimento de atividades. Em junho, a Triagem Ocular vai contemplar os alunos da Escola de Saberes nos Centros de Convivência. A previsão é que até julho, todos os alunos das cinco casas sejam avaliados.


O secretário de Educação, Brand Arenari, destaca que as duas secretarias estão em processo de ampliação das ações de cuidado com as crianças, dentro das escolas, como orientado pelo prefeito Rafael Diniz. 


— Vamos atender todos os alunos da Escola Municipal Francisco de Assis e mais sete unidades, encaminhando ao Centro de Olhos aqueles que necessitarem de maiores cuidados. Já temos 30 exames pré-agendados, para continuidade do tratamento. É mais uma ação para cuidar da saúde dos nossos estudantes — disse Brand. 

Ainda segundo Cátia Mello, a partir da triagem, a proposta é reduzir as chances de atraso no desenvolvimento físico, neuropsicomotor, educacional, diminuindo a evasão escolar. “O planejamento foi feito pelo PSE em parceria com as oftalmologistas Cynthia Cordeiro e Renata Juncá e conta com os graduandos da Liga Acadêmica de Oftalmologia da Faculdade de Medicina de Campos (FMC)”, completa.