sábado, 25 de maio de 2019

SJB: Secretaria de Pesca faz visita técnica na área de piscicultura

(Fotos: divulgação Secom)
Integrantes da Secretaria de Pesca de São João da Barra – secretário Analiel Vianna; subsecretário Glauber Toledo –, acompanhados do chefe do Escritório Regional Norte Fluminense da Federação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Luiz Bernabé Castilho, estiveram no município de Conceição de Macabu, visitando algumas propriedades produtoras de peixes em cativeiro.

A visita técnica teve como objetivo conhecer a produção local e o sistema de confinamento em tanques suspensos, que é o mais avançado na piscicultura atualmente, sendo possível comportar uma quantidade de peixes maior que no tanque convencional.

São João da Barra já conta com uma produção de pescado em tanques, principalmente de Tilápias, no 5º e 6º distritos, mas ainda utiliza o sistema de tanques escavados. “Os produtores do município acabam sofrendo com as variações do lençol freático, assoreamento entre outros problemas, o que compromete a produção local”, contou o secretário.


Na visita, a equipe pôde conhecer mais sobre esse tipo de cultivo, que possibilita um custo-benefício muito maior para os produtores. “Estamos em busca de alternativas que complementem a renda familiar dos pescadores e produtores e a criação de tilápia já se mostrou uma opção viável. Por isso queremos oferecer aos interessados a chance de conhecer essa nova técnica, que tem grande potencial de rentabilidade”, explicou Analiel Vianna.

Umas das vantagens do sistema de confinamento em tanques suspensos é afastar o risco de predadores, permitindo controle da qualidade e temperatura da água e do ambiente do confinamento, além de facilitar a despesca, pois o processo de preparo dos peixes que serão enviados para o abate pode ser feito dentro do próprio tanque suspenso.

A iniciativa conta ainda com o apoio técnico da Fiperj, que irá orientar os produtores no cultivo de peixes, que é constituído, basicamente, por três fases: alevinagem, recria, e engorda, sendo que cada uma delas corresponde a um tipo específico de piscicultura.










Fonte: Secom PMSJB