sábado, 25 de maio de 2019

Projeto Xadrez Escolar em São João da Barra


A Secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra implantou na terça-feira, 21, o projeto Xadrez Escolar. O objetivo é democratizar a prática do esporte e, consequentemente, estimular o desenvolvimento de competências e habilidades que impactam diretamente o processo ensino-aprendizagem.

A primeira etapa, que se encerra em dezembro, poderá contemplar até 1.800 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, culminando com um torneio municipal. Já a segunda etapa tem início no primeiro semestre de 2020, para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. A iniciativa visa, ainda, a preparação de possíveis representantes de São João da Barra em circuitos de xadrez regional, estadual e nacional.

“O projeto segue a perspectiva pedagógica de formação integral, estendendo o tempo de permanência do aluno no ambiente formativo”, disse o coordenador do Plano Municipal de Educação, Cláudio Adão Andrade, explicando que a ideia surgiu em uma experiência de aplicação de aulas de xadrez na E.M. João Flávio Batista e está sendo sistematizada e disseminada em toda a rede.

O projeto é desenvolvido por cinco membros, sendo coordenado pelo enxadrista profissional Alexandre Magno Pereira dos Reis, membro da Federação de Xadrez do Rio de Janeiro (FEXERJ), da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).





Fonte: Secom