sexta-feira, 31 de maio de 2019

Comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente em São João da Barra


O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, será lembrado em São João da Barra com várias ações durante toda a semana e terá como ponto alto, na quinta-feira, 6, a Feira Municipal de Meio Ambiente. O evento estará aberto ao público das 9h às 21h, no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, em Atafona, e tem como tema “Planeta mais humano é um planeta sustentável”

A Feira de Meio Ambiente será realizada por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Públicos e de Educação e Cultura e tem como proposta desenvolver a sensibilização ambiental dos alunos da rede municipal.

“Os participantes terão acesso a exposições de projetos, tecnologias e trabalhos desenvolvidos por instituições, empresas e alunos, com foco na preservação ambiental e consumo consciente. Também estão previstas palestras, dinâmicas e apresentações dos alunos e outros entretenimentos”, destaca a secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joice Pedra.

Participarão da Feira, além das escolas municipais, os seguintes órgãos e instituições: Núcleo de Controle de Zoonoses; Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf); Universidade Federal do Rio de Janeiro (Uerj); Instituto Federal Fluminense (IFF); Clube de Astronomia Louis Cruls; Marinha do Brasil (Agência da Capitania dos Portos de SJB); União Norte Fluminense de Engenharia e Comércio Ltda.; Porto do Açu (Prumo Logística); Gás Natural do Açu (GNA); Açu Petróleo; Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag); Instituto Estadual do Ambiente (Inea); Projeto Tamar (Tartarugas Marinhas).

Plantio de mudas – Durante toda semana, haverá plantio de mudas em diferentes partes do município, começando neste sábado, 1º, durante a solenidade de inauguração do Centro Municipal de Educação Avançada, em Mato Escuro, às 14h. Na terça-feira, 4, a ação será no Ciep-265 Municipalizado Professora Gladys Teixeira, com Plantio de mudas arbóreas e frutíferas com os alunos do programa de correção de fluxo “Acelera”, na área dos fundos da unidade de ensino.

Na quarta-feira, 5, o plantio de mudas acontece, às 10h, na Capela Mortuária da localidade do Açu, com participação de alunos da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza e, às 10h40, na praça da localidade de capela São Pedro, com alunos da Escola Municipal Manoel Nunes Barreto. Fechando a programação, na sexta-feira, 7, o plantio acontece em Palacete, na avenida principal da localidade, às 10h. Irão participar estudantes da Escola Municipal João da Silva Ribeiro.





Fonte: Secom