quarta-feira, 22 de maio de 2019

São João da Barra participa de Olimpíada Brasileira de Matemática


As provas da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) foram aplicadas na última terça-feira, 22, nas 12 unidades da rede municipal de ensino de São João da Barra. Os 2.256 alunos do Fundamental II (8° e 9°anos) estavam habilitados para a primeira fase da prova e os melhores colocados avançarão na competição.

- A participação dos nossos alunos na prova da Obmep é mais um episódio de preparação educacional diante dos desafios de alto nível. Mais do que a formação de medalhistas, acreditamos a oferta a todos do segundo segmento de desafios significativos que aumentem as oportunidades educacionais - ressalta o secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno.

Para a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação e Cultura (Semec), Joyce Sena, o projeto Educa-Ação só tem a somar no processo de aprendizagem desses alunos que participaram da Olimpíada. "Esperamos bons resultados não só em nível de competição, mas sim, no processo de aprendizagem diário", completa.

No país, 18,1 milhões de estudantes estão realizando a prova, que é aplicada e corrigida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) - parceira do município de são João da Barra. A Olimpíada objetiva contribuir para estimular o estudo de matemática, identificando jovens talentosos, incentivando o ingresso nas áreas científica e tecnológica, além de promover inclusão social pela difusão do conhecimento.

Aos primeiros colocados da rede municipal serão concedidas 6.500 medalhas (500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze) e até 46.200 certificados de Menção Honrosa. Em 2018, os alunos de São João da Barra receberam 19 menções honrosas pelo Obmep e na Olimpíada Estadual de Matemática foram, de acordo com cada nível (júnior, 1, 2 e geral), duas medalhas de ouro, duas de prata, seis de bronze e 15 menções honrosas.






Fonte Secom PMSJB