quinta-feira, 23 de maio de 2019

Capacitação para professores pré-escola em São João da Barra


Aproximadamente 70 professores, de 23 unidades da pré-escola em São João da Barra, participaram na quarta-feira, 22, da formação promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec). O tema enfocado foi “Consciência Fonológica, Consciência Fonêmica e Consciência Fonoarticulatória”. A capacitação, realizada bimestralmente, aconteceu auditório da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer.

O secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, destacou que a formação em serviço proporciona momentos de aprendizado e reflexão sobre a prática, levando aos alunos melhores oportunidades de aprendizagem. “Esse foi mais um método abordado durante a capacitação diante de outros que já vem sendo trabalhados pela equipe da Semec”, destacou.

Na ocasião foi abordada a importância de analisar a interferência da consciência fonoarticulatória no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. “Esse método utiliza boca com material para concretizar suas experiências. Com a exploração sensorial da boca que fala, é possível ser adquirida com maior facilidade os sons das letras, e como consequência, propiciar resultados mais eficazes”, explicou a coordenadora pedagógica da Pré-escola Luciana Paula.

Para a professora Emiliana Espírito Santo, a formação para professores de pré-escola promovida pela Semec é importante para o processo de construção de saberes e uma prática docente mais assertiva no que tange ao processo de letramento e alfabetização dos alunos da rede. “A oportunidade de acesso a métodos eficazes e material digital e concreto, possibilita ao profissional mudança de perspectiva do trabalho pedagógico”, pontuou.




Fonte: Secom