segunda-feira, 20 de maio de 2019

Crise no Educandário dos cegos em Campos

Fito: Silvana Rust
Aqui eu fui preparado para a vida. Enquanto este local existir, eu vou estar sempre presente, porque isso daqui é tudo pra mim”. As palavras usadas pelo aposentado Roberto Gomes Pereira de Azevedo, de 70 anos, são sobre o Educandário São José do Operário, também conhecido como Educandário dos Cegos, que existe em Campos há 56 anos e oferece atendimentos especializados para deficientes visuais e também para quem tem múltiplas deficiências. Cego desde os 42 anos, Roberto atualmente é o presidente interino da instituição, que luta para se manter, mas acumula cerca de R$ 40 mil em dívidas e alguns processos trabalhistas na Justiça.


Atualmente 173 deficientes são assistidos pelo Educandário dos Cegos, entre crianças e idosos, sem contar os que estão na fila de espera por uma vaga. Se estivesse com todos os atendimentos em funcionamento, seriam 20 os serviços disponibilizados, entre eles Orientação e Mobilidade, Estimulação Precoce, Pedagogia, Braille (leitura e escrita) e Soroban (matemática), Práticas Educativas para uma Vida Independente (Pevi), Informática Adaptada, Psicologia, Letra Cursiva (aprendem a assinar o próprio nome), Equoterapia e Percussão. Por causa das dificuldades financeiras, muitos dos atendimentos estão interrompidos e sem previsão de retomada.


O pequeno Miguel, de três anos, é atendido no local desde que tinha poucos meses de idade. Ele nasceu com baixa visão e o diagnóstico médico era que ele não enxergaria nada, mas com a prática das atividades, conseguiu, segundo a mãe dele, desenvolver minimamente a visão. Agora, Ana Beatriz Barbosa de Moraes, mãe do Miguel, teme que o desenvolvimento do filho seja prejudicado por causa da interrupção dos atendimentos.


O principal objetivo do Educandário dos Cegos é que os deficientes visuais tenham autonomia e inclusão social. Esta autonomia inclui atividades que parecem comuns a quem não conhece a realidade destas pessoas. Arrumar a cama, escrever o próprio nome, fazer contas e se locomover dentro de casa, por exemplo, parecem atividades simples, mas para quem não enxerga são desafios e é preciso muita dedicação para superá-los.

Ajuda

Além de um contador, outras pessoas também podem ajudar a instituição através de doações financeiras, alimentos e materiais de limpeza. O local também aceita voluntários. O Educandário São José Operário fica na Rua Dr. Gilberto Cardoso, nº 161/203. As doações em dinheiro podem ser feitas através da conta corrente 23341-8, agência 8288, Banco Itaú. Quem quiser saber mais, pode ligar para o telefone (22) 2723-3411.




Fonte: Terceira Via