terça-feira, 28 de maio de 2019

SJB em posição de destaque em empregabilidade

(Fotos: divulgação | Secom)
O município de São João da Barra fecha o primeiro quadrimestre de 2019 com acumulado de 1.136 vagas de empregos com carteira assinada. Somente em abril foram criadas 423 oportunidades, com saldo positivo de 125. Os números foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, na sexta-feira (24). Na região Norte Fluminense, o município ocupa a segunda colocação no ranking dos que mais empregaram no período no setor de construção civil, com geração de 1.012 vagas.

Foto: Ralph Braz |Pense Diferente 
Segundo a Superintendência de Trabalho e Renda, que atua com políticas efetivas desde o ano passado, este resultado vai ao encontro de ações implementadas pela prefeita Carla Machado.

"Realizamos um trabalho sério e focado em resultados positivos no setor de emprego para o cidadão local. Seguimos avançando e construindo as relações institucionais com as empresas do Porto do Açu e com outras que não estão ligadas à construção civil, como as da área de serviço. Nossa preocupação é fomentar para abrir espaço no mercado de trabalho para os sanjoanenses. É com nossa população que temos compromisso e, para isso, estamos trabalhando bravamente para cumprir", diz a prefeita Carla Machado. 

Uma das políticas empregadas pela prefeita Carla é o constante diálogo com representantes de empresas que estão atuando na construção da termelétrica da Gás Natural Açu (GNA), como a Acciona e Andrade Gutierrez. No último dia 18 de abril, por exemplo, a questão da contratação de mão de obra local esteve na mesa de discussão para ajustes. O governo municipal atua para ampliar o limite legal contratual já estabelecido de 40% de trabalhadores sanjoanenses nos canteiros.

Atualmente, o Balcão de Oportunidades do município também vem realizando, com frequência, campanhas para entrega de currículos. "Estamos em terceiro lugar no geral da região Norte Fluminense (Campos com 1.428 e Macaé 1.914) e em primeiro lugar com relação ao número de habitantes por vaga, nosso percentual de empregabilidade é de 3,24% contra 0,21% de Campos e 0,60 de Macaé", contabiliza o superintendente Luciano Barreto.





Fonte: Secom