quarta-feira, 1 de maio de 2019

25 anos sem Ayrton Senna


O 1º de maio costuma ser um dia triste porque faz lembrar que perdemos um dos maiores heróis que o Brasil já teve, Ayrton Senna, falecido em 1994 durante o GP de San Marino. Ao mesmo tempo, serve para vermos o quão grande o tricampeão foi. Um exemplo disso é que, mesmo longe há 25 anos, Ayrton ainda detém recordes importantes na categoria.

Poles consecutivas

Senna era conhecido por brilhar em voltas lançadas. Assim, sua carreira foi marcada por alto número de pole positions, 65 (40,3 % de aproveitamento), que só foi igualado pelo atual recordista Lewis Hamilton no GP do Canadá de 2017, 23 anos após sua morte. Ainda assim, o brasileiro segue no terceiro lugar no quesito, atrás do inglês, com 85 (36% de aproveitamento), e de Michael Schumacher, com 68 (22,1%).

Mas o mais impressionante é que Ayrton detém o recorde do maior número de poles em sequência, com oito, conquistadas entre o GP da Espanha de 1988 e o GP dos EUA de 1989 - coincidentemente, nesta prova, Senna fez sua 34ª pole e passou o então recordista Jim Clark. Mais impressionante ainda é que Senna também é o dono da segunda maior sequência de poles, com sete, entre o GP da Espanha de 1990 e o GP de Mônaco de 1991.

Com ditado já deixa claro, "recordar é viver". E por isso, as redes sociais estão fervilhando com homenagens a Ayrton Senna neste 1º de maio, dia em que faz 25 anos da morte de Senna, no GP de San Marino de 1994, em Ímola.
O Rei de Mônaco

Com seis vitórias (e de poles) nas ruas do Principado, Ayrton detém o título de "Rei de Mônaco". E a julgar pelo número de triunfos conquistados pelos atuais pilotos - e que têm chances e equipamentos para vencer - o recorde não será batido nem tão cedo.

Depois do brasileiro, os pilotos que mais têm vitórias na pista (Graham Hill e Michael Schumacher, com cinco triunfos) sequer correm mais. E do grid atual, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, com duas vitórias cada, dificilmente conseguirão alcançar a marca.

Pilotos, ex-pilotos e times da Fórmula 1, bem como atletas de diversas categorias, prestam tributo ao ídolo brasileiro nesse dia de saudade. Confira abaixo.

Lewis Hamilton - pentacampeão da F1

- Eu lembro de sentar ali, logo do lado do meu pai, para te assistir na TV quando ainda tinha quatro ou cinco anos. Ayrton, a maneira com a qual você corria me cativou desde pequeno e me atraiu para esse esporte incrível. Você é puramente piloto, um verdadeiro mestre, um herói. Faz 25 anos que você foi tirado de nós, mas você viverá na eternidade.






Fonte: G1