quinta-feira, 5 de julho de 2018

Secretaria de Saúde de Campos disponibiliza vacina contra sarampo

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
A secretaria de Saúde do Estado, como forma de precaução para a possibilidade de reintrodução do sarampo no Estado orientou aos municípios que divulguem à população a importância da vacinação contra a doença. A medida foi tomada após ter sido registrado um caso de sarampo no município do Rio de Janeiro, durante os Jogos Estaduais Estudantis Jurídicos, realizados em junho, em Petrópolis, na Região Serrana.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas iniciais são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e coriza. Após estes sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo. A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença.

Em Campos, a Vigilância em Saúde da secretaria municipal de Saúde (SMS) orienta que em caso de não imunização, a pessoa procure a unidade de saúde mais próxima para se vacinar. As doses também podem ser encontradas no Centro de Saúde.

— É uma orientação como forma preventiva para que o Estado não registre mais casos da doença. Quem ainda não se vacinou, orientamos que atualize o cartão de vacina não somente contra o sarampo, mas também quanto às demais doenças em que são oferecidas as doses pelo SUS – ressaltou a assessora chefe da Vigilância, Roberta Lastorina.

Os principais grupos de risco para o sarampo são as pessoas de um a 49 anos de idade. A primeira dose deve ser tomada com um ano e a segunda três meses depois. Dentre os adultos, os trabalhadores de portos e aeroportos, hotelaria e profissionais do sexo apresentam maiores chances de contrair a doença, devido à maior exposição a indivíduos de outros países que não adotam a mesma política intensiva de controle da doença.






Fonte: Folha da Manhã