terça-feira, 31 de julho de 2018

CrossFit Games 2018: vai começar a batalha


A espera chegou ao fim, e a partir desta quarta-feira, dia 1º, os crossfiteiros de plantão vão poder acompanhar a maior competição mundial da modalidade, o CrossFit Games 2018. Até domingo, dia 5, 80 atletas, sendo 40 homens e 40 mulheres de diferentes países, vão competir em Madison, cidade no estado norte-americano de Wisconsin. Serão cinco dias de disputas em que eles terão de realizar com excelência diversos tipos de exercícios, como levantamento de peso olímpico, corrida, natação, ginástica, testes de força e habilidade, além de novidades que surgem a cada ano. O objetivo é definir o homem, a mulher e a equipe de melhor condicionamento físico do mundo. O SporTV e o GloboEsporte.com vão transmitir a competição.


Por dentro do CrossFit Games

Até a final do dia 5 de agosto, um longo caminho foi percorrido no CrossFit Games, que tem categorias dividas por idades. Primeiro com a fase Open com seleção de atletas por competição online. Para participar, o praticante teve que acompanhar os lançamentos dos treinos ou wods (workout of the day), a cada quinta-feira por cinco semanas. Era necessário gravar um vídeo com os exercícios, validar com um juiz afiliado e postar no site do evento.

Realizada de forma presencial para as categorias individual e por equipes, as competições regionais peneiraram mais os participantes. A divisão de classificados para essa fase variou de acordo com a região. Os sobreviventes nesta fase de alto nível avançaram no Games.

Na fase final da edição deste ano, 40 homens, 40 mulheres (individual) e 40 equipes mistas (três homens e três mulheres) vão competir entre si para ver quem é o atleta com o melhor condicionamento do mundo.


Brasil na disputa

O Brasil terá pela primeira um representante na categoria principal. O carioca Pablo Chalfun, de 25 anos, conseguiu a vaga inédita nos Regionais que aconteceram em maio no Rio de Janeiro. Além dele, o país terá outros cinco representantes este ano: Luiza Marques e Lucas Pusch, entre os adolescentes (Teen 16-17), e os másters Renata Pimentel (35-39), Cris Tourinho (45-49) e Leonardo Lima (50-54).


Doping

Este ano 14 atletas foram flagrados nos exames antidoping. Entre eles, o russo Andrey Ganin, a canadense Emily Abbott e três equipes (Team Colombia Parceros, East Woodbridge e CrossFit Valey Road) foram desclassificados e estão fora do CrossFit Games 2018.

Os destaques

Entre os principais atletas que estarão no Games 2018, podemos destacar Mat Fraser, atual bicampeão, e Tia-Clair Toomey, que venceu pela primeira vez em 2017. Annie Thorisdottir (duas vezes), Katrin Davidsdottir (duas vezes) e Camille Leblanc-Bazinet (uma vez) são as atletas já campeãs que tentarão destronar a australiana Tia-Clair. O americano Bem Smith estará na competição pela décima vez seguida. No feminino, Rebecca Voigt já participou 11 vezes.


As provas

O fator surpresa é sempre o ponto alto do CrossFit Games. A ideia da organização é desafiar os participantes a realizarem exercícios com os quais não estão acostumados no dia a dia nos boxes. Três provas já foram confirmadas pelo diretor da competição, Dave Castro. A primeira usará a bicicleta, mas ao contrário do ano passado, quando os atletas tiveram que percorrer um percurso no estilo cross, este ano o modelo utilizado será de asfalto. Não foi divulgado ainda como será exatamente a primeira atividade do Games 2018.


- Criamos o melhor teste que vocês já viram. Estou ansioso para ver como os atletas irão se apresentar. O primeiro dia entrará para a história do CrossFit Games como o mais difícil e desafiador. Eles serão forçados ao extremo de seus limites físicos e mentais. Será algo muito especial - adiantou Dave Castro.

A segunda prova usará argolas, e o Wod será 30 Ring Muscle-Ups no menor tempo possível. O terceiro desafio será um benchmark CrossFit Total, que consiste em um RM (repetição com carga máxima) de Back Squat, um RM de Press e um RM de Deadlift. Os atletas terão três repetições para cada exercício dentro de uma janela de quatro minutos para cada.

Se espera algo entre 12 a 16 provas para a disputa individual e entre equipes. As categorias master e teen devem ter sete provas ao todo.
Regras e pontos

As provas valerão até 100 pontos. Os atletas ganharão pontos com base no resultado final. Ao término das competições, o atleta com mais pontos é o vencedor. Se um competidor não conseguir completar um evento dentro do limite de tempo (para eventos cronometrados), sua pontuação será limitada, e eles receberão uma penalidade de um segundo por cada repetição não completada. Alguns eventos terão um requisito mínimo de trabalho. Para essas provas, se um atleta não atender a isso, fica inelegível para passar ao próximo desafio.


Confira a programação do CrossFit Games:

Quarta-feira (1/08)
18h30 - Competição individual (ao vivo no GloboEsporte.com)

Sexta-feira (3/08)
14h - Melhores momentos dos dias 1 e 2 (SporTV 2)
20h15 - Competição individual (ao vivo no GloboEsporte.com)

Sábado (4/08)
16h - Melhores momentos do dia 3 (SporTV 2)
19h30 - Competição individual (ao vivo no GloboEsporte.com)

Domingo (5/8)
14h - Melhores momentos do dia 4 (SporTV 2)
15h30 - Competição individual (ao vivo no GloboEsporte.com)