terça-feira, 31 de julho de 2018

Saúde: Campos escolhido o melhor município do Brasil em Regulação do SUS

(Foto: Rogério Azevedo)
Campos foi escolhido o melhor município do Brasil em Regulação do SUS (Sistema Único de Saúde). O projeto “Monitoramento da Contratualização e Pactuações Intermunicipais através da Regulação do Acesso”, aplicado na Rede de Atenção em Saúde de Campos, foi classificado como a melhor experiência na temática pelo Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O trabalho, elaborado pela subsecretária de Saúde Valéria Lopes foi apresentado na 15ª “Mostra Brasil, aqui tem SUS”, do 34º Conasems que aconteceu na sexta-feira (28), em Belém, no Pará.


— Foi muito gratificante ter representado o município de Campos em um evento tão importante a nível nacional. Diante da dimensão e complexidade da rede própria e contratualizada a gestão compreendeu a necessidade de se implantar um sistema de monitoramento que desse visibilidade à quantidade e à qualidade dos serviços executados. O sistema de regulação é uma ferramenta importante na gestão de saúde pública, que garante não somente o cumprimento das leis de atenção ao usuário, mas também a qualidade dos serviços oferecidos à população. Sabemos que temos muito a melhorar, mas estamos trabalhando no caminho certo — explicou a subsecretária.

O trabalho também teve como objetivo, evidenciar o controle e dar transparência ao acesso e utilização dos recursos financeiros intermunicipais pactuados com o Município, demonstrar o monitoramento e possibilitar a otimização e revisão dos contratos com os serviços complementares ao Sistema Único de Saúde (SUS).

— É uma grande conquista do exercício da nossa gestão, o reconhecimento de quem realmente entende dessa temática tão importante que é o Conasems. Nosso compromisso é garantir gestão em saúde e é que temos feito. Sabemos que temos muito ainda para fazer, mas estamos trabalhando para isso. Não adianta ter dinheiro se não houver uma gestão eficiente para aplicar o recurso. A gestão eficiente garante a prestação de serviço de qualidade. Parabenizo à Secretaria de Saúde, a subsecretária Valéria Lopes e a todos os envolvidos neste projeto — ressaltou o Prefeito, Rafael Diniz.

Ainda de acordo com Valéria, o SUS é um sistema universal de saúde que amadurece ao longo dos anos e o monitoramento em Campos vem inserindo ferramentas de planejamento em suas rotinas, na busca da ampliação de sua efetividade. O controle das ações planejadas, através de informações dos processos de trabalho, traz para a gestão municipal de saúde a capacidade de avaliação, independente de ambientes externos, políticos, sociais e emocionais, o que tem apoiado o avanço do SUS no município.

— Diante de toda complexidade e pluralidade do SUS, há um compromisso da nossa gestão e dos servidores em oferecer acesso de qualidade em ações e serviços de saúde de acordo com a necessidade da população — concluiu.





Fonte: SupCom