domingo, 8 de julho de 2018

Rodrigo Maia em Campos com prefeitos da região para discutir investimentos


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM) cumpriu agenda em Campos neste sábado (7). Pela manhã, ele se reuniu com o prefeito Rafael Diniz (PPS), e representantes de outras cidades da região. O encontro teve o objetivo de buscar recursos para os municípios do Norte Fluminense para que eles possam buscar se desenvolver e melhorar a situação econômica. Outro assunto em pauta foi a realização de novas parcerias e projetos, além do anúncio do presidente da Câmara dos Deputados, na última semana, de R$ 9,5 milhões em emendas parlamentares para a área da Saúde em Campos. Antes de começar a reunião, fechada à impressa, Rodrigo Maia comentou sobre a ação.

— Nós estamos conversando para conhecer a situação das cidades do estado do Rio de Janeiro. Ontem (sexta-feira, 6) mesmo, conseguimos resolver problemas na área de saúde de Campos. Estamos analisando a situação de todo o estado do Rio de Janeiro. Também estamos retomando os investimentos na área de petróleo, que é muito importante para toda a região, mas principalmente para Campos. Acredito que as leis que a gente tem aprovado vão ajudar a estimular esse mercado que gera muita receita para nossos municípios. Vamos discutir a crise no Rio, já que o estado passou por uma crise e está se recuperando.

Maia falou também sobre o Porto do Açu, em São João da Barra: “A gente conseguiu colocar o estado do Rio na recuperação fiscal e é importante que o estado volte a trabalhar em conjunto com os municípios. O Porto do Açu também é muito importante, mas infelizmente o Governo Federal tomou uma decisão que acho que foi errada para o Rio de Janeiro, que foi o acordo com a Vale de investir na ferrovia do Centro Oeste, e não na ferrovia que liga o Rio de Janeiro ao estado do Espírito Santo, que viabilizaria de forma definitiva o Porto do Açu. Nós estamos trabalhando muito e cobrando”.

O prefeito Rafael Diniz disse sobre a importância da união das cidades e também sobre a presença de Rodrigo Maia em Campos. “É uma alegria estar recebendo o presidente da Câmara Federal em nossa cidade. Também temos que elogiar o serviço que ele vem fazendo à frente da Câmara, e neste momento de fortalecimento de nossos municípios da região, trouxemos Rodrigo Maia, que está fazendo muitas emendas, especialmente para a área da saúde. Então, fiz questão que ele viesse aqui para fazer esse anúncio para a nossa população. A gente consegue colocar as diferenças partidárias de lado com o objetivo da retomada especialmente econômica. Não há outro caminho pra gente enfrentar essa dependência dos royalties que não seja em busca de parcerias. Também vamos aproveitar para bater um papo com as lideranças políticas da nossa região”, disse o prefeito.

Fátima Pacheco (Podemos), prefeita de Quissamã, também comentou sobre a importância da reunião com as autoridades federais. “Eu vejo e considero muito importante. Nós prefeitos desde o ano passado, buscamos parcerias em Brasília. Rodrigo Maia é uma das principais autoridades do país, e no momento de crise, a gente percebe que as pessoas se unem. O governo federal tem sido muito acolhedor com nós prefeitos da região. Em Quissamã, conseguimos recursos para a educação e saúde, além de outras áreas”, afirmou.

Também participaram do encontro os prefeitos de Bom Jesus do Itabapoana; Roberto Tatu (PR), Cardoso Moreira, Gilson Siqueira (PP); Italva, Margareth do Joelson (PP); e São Fidélis, Amarildo do Hospital (PR), além de representantes das cidades de Carapebus e Casimiro de Abreu.