segunda-feira, 9 de julho de 2018

Vacina contra o sarampo disponível em SJB


Diante do aumento de casos de sarampo registrado recentemente no país, a Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria de Saúde, ressalta a importância da prevenção contra a doença através da imunização com a vacina tríplice viral, que também protege contra rubéola e caxumba, oferecida rotineiramente na rede pública do município.

– Em São João da Barra foram administradas 536 doses da vacina durante o período de Janeiro a Junho de 2018, atingindo uma cobertura de 57% em crianças, segundo a informação da coordenadora municipal de Imunização, Rachel Rebel. Ela acrescenta, ainda, que essa cobertura deverá aumentar na Campanha Nacional de Vacinação, que será realizada de 06/08 a 31/08/2018, quando se atualizará os cartões de vacina das crianças.

– Na rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI), para a vacinação infantil, a primeira dose desta vacina é aplicada aos 12 meses de idade e, a segunda dose, aos 15 meses, junto com a vacina contra a varicela (catapora). Em crianças mais velhas, adolescentes e adultos não vacinados, são administradas duas doses com intervalo de um a dois meses. Esta vacina é contraindicada para gestantes, pessoas imunodeprimidas, e alérgicas a ovo – acrescentou.

Considerada como a “doença comum na infância”, o sarampo é causado por um vírus, que já foi muito prevalente na infância dos brasileiros. Os sintomas começam com febre alta, coriza, conjuntivite, tosse persistente e manchas avermelhadas pelo corpo que aparecem primeiro no rosto e vão em direção aos pés. A doença pode apresentar complicações severas como otite, pneumonia, encefalite, lesões cerebrais e até morte.

A vacina tríplice viral, assim como todas as outras vacinas do Programa Nacional de Imunização, está disponível nas salas de vacinação do município, sendo necessário agendamento prévio.

Confira locais de vacinação das 9h às 17h:

*UMS FÉLIX DE SÁ (SÃO JOÃO DA BARRA)

*ESF ATAFONA

*ESF CARRAPICHO

*ESF GRUSSAÍ

*ESF BARCELOS

*ESF MATO ESCURO

*UBS QUIXABA

*ESF AÇU




Fonte: Secom SJB