terça-feira, 31 de julho de 2018

Dia Nacional da Mulher Negra é comemorado em São João da Barra


Atividades lembram o Dia Nacional da Mulher Negra, comemorado em 25 de julho, em São João da Barra. O objetivo é celebrar a data e promover o diálogo e a troca de ideias para construção de políticas públicas voltadas para o enfrentamento do racismo e do sexismo.

O início foi no domingo, 29, com a participação na Marcha da Mulher Negra, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Na terça-feira, 31, acontecerá o “Café com as Negras”, às 15h, no Centro Cultural Narcisa Amália, centro. “Outros eventos acontecerão nos dias 28 de setembro e 14 de dezembro”, informou a coordenadora do Departamento de Igualdade Racial e Diversidade Religiosa, Cristiane Monteiro.

“Nossa intenção é promover a aproximação de mulheres negras, ampliando e fortalecendo suas organizações e a sua identidade, além de estimular a reflexão e o debate sobre a luta e resistência contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe, ao longo dos anos”, declarou o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Alex Caetano.

A programação do café terá palestra com a coordenadora Nacional das Comunidades Quilombolas (Conaq) e do Território da Cidadania, Lucimara Muniz, que abordará o tema: “Mulher negra na sociedade”. Logo em seguida, enfermeira e vice-presidente do Conselho do Direito da Mulher de Campos dos Goytacazes, Rosangela Gomes, falará sobre o tema: “Saúde da mulher negra”.

Haverá, ainda, exibição de imagens obtidas na 4ª Marcha da Mulher Negra, em Copacabana, e apresentação de um resumo das atividades desenvolvidas pelo Departamento de Igualdade Racial e Diversidade Religiosa.