quarta-feira, 11 de julho de 2018

MP entra com ação por improbidade contra Crivella



O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro ajuizou, no início da noite desta quarta-feira, uma ação civil pública contra o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, por improbidade administrativa. Conduzidas desde agosto do ano passado pela 5ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania, as investigações apontam que o prefeito vem utilizando a máquina pública municipal para atender a interesses de integrantes de igrejas evangélicas, a mesma religião da qual é bispo licenciado.

Entre outros pedidos em caráter liminar, a promotoria solicita que Crivella se abstenha “de conceder privilégios para utilização de serviços e espaços públicos por pessoas ligadas ao seu grupo religioso”; “de utilizar a máquina pública municipal para a defesa de interesses pessoais ou de seu grupo religioso”; e de “determinar que servidores públicos municipais privilegiem determinada categoria para acesso a serviço público de qualquer natureza”

Se as determinações forem desrespeitadas, o MP pede que Crivella seja afastado do cargo. Em caso de condenação, o prefeito pode ser obrigado a pagar uma multa de R$ 500 mil, além de perder o mandato e ter os direitos políticos suspensos. A ação foi distribuída para a 7ª Vara da Fazenda Pública.







Fonte: O Globo