terça-feira, 31 de julho de 2018

Oficinas de libras, braille, musicoterapia e de atenção aos autistas são oferecidas gratuitamente em Campos

(Foto: Divulgação)
A secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), através do departamento Multiprofissional, está com inscrições abertas até o dia 10 de agosto para as oficinas de Educação Especial. As aulas são voltadas para professores da rede municipal e graduandos de licenciaturas. Há vagas para as oficinas “O aluno com surdez e a sala regular”, Soroban, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Sistema Braille e “Música na Inclusão: uma abordagem musicoterapêutica e psicomotora”.

As inscrições podem ser feitas pelo email departamento.multiprofissional@gmail.com, informando nome, telefone, CPF, nome da oficina desejada, matrícula e o nome da unidade escolar que trabalha, em caso de servidor da rede.

São 25 vagas para cada oficina. A aulas começam a partir dos dias 15, 17 ou 24 de agosto, de acordo com o tema, e terminam em novembro. Há turmas na parte da manhã e da tarde. As oficinas “O aluno com surdez..”, TEA e de Música ocorrem na Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe). Já as aulas de Sistema Braille e Soroban acontecem no Instituto São José Operário.
Esta é a quarta vez, desde 2017, que a Smece oferece cursos voltados, exclusivamente, para Educação Especial. Cerca de 300 professores já foram capacitados.

— Estas oficinas atendem a uma demanda dos próprios professores das salas regulares, que precisam conhecer metodologias específicas para melhor trabalharem com os alunos com deficiência. Estamos trabalhando para alcançar uma educação inclusiva — explica a coordenadora do departamento Multiprofissional da Smece, Sílvia Nascimento Ribeiro.