quinta-feira, 26 de julho de 2018

Transporte público de SJB terá semana de adaptação sem cobrança de tarifa

(Foto: Divulgação)
O secretário de Transportes e Trânsito de São João da Barra, Victor Aquino, mantém o planejamento para 1º de agosto  para iniciar da operação dos ônibus da empresa Ouro Negro nas linhas municipais. O serviço, paralisado desde junho do ano passado, terá um período de adaptação, a princípio de uma semana, no qual não será cobrada tarifa. O valor fixo da passagem ainda está sendo definido. Serão sete linhas fazendo a interligação entre os distritos sanjoanenses e a adaptação visa, de acordo com o secretário, otimizar o transporte.

— O serviço estava paralisado há um tempo e nós queremos ofertar da melhor maneira possível. Então, nessa primeira semana vamos ouvir a população. Talvez, o ônibus de uma linha que passe por uma rua atenderia melhor se passasse pela outra. Com essa informação, a gente pode mudar. Por isso, ainda não divulgamos oficialmente qual será o itinerário — afirma Victor. Com relação ao valor da tarifa, o secretário assegurou em matéria publicada que não passará de R$ 2.


Os sete ônibus que começarão a circular no município serão adesivados de forma que a população possa distingui-los do transporte intermunicipal e universitário. O contrato prevê, ainda, dois carros reservas. A empresa responsável pelo serviço terá duas garagens no município: uma em Atafona, somente para guardar veículos, e outra em Cajueiro, onde funcionarão a oficina e a parte administrativa.

Para segurança dos usuários, todos os ônibus terão duas câmeras. Em uma central, funcionários da Prefeitura e da empresa poderão ver o que acontece no interior dos veículos em tempo real. Todos os carros também contarão com plataformas de acessibilidade e a tarifa será gratuita para estudantes das redes municipal, estadual e federal, devidamente uniformizados, e para idosos.


Responsabilidades — A empresa responsável pelo transporte é a Ouro Negro, que tem como razão social a ESX Transportes e Turismo Ltda. Ela será responsável pela manutenção dos veículos, combustível, motoristas e funcionários do setor administrativo. Já os cobradores serão da administração pública municipal, que ficará com o valor arrecado na roleta. A Prefeitura pagará mensalmente pela locação dos veículos.

Tecnologia — De acordo com Victor Aquino, os novos ônibus que atuarão no município contarão com GPS e a empresa busca parceria para um aplicativo que monitore os veículos. No futuro, os usuários poderão acompanhar, do próprio telefone, o local por onde os ônibus estejam passando e saber qual a previsão de tempo para que os veículos cheguem até onde o passageiro está.





Fonte: Blog do Arnaldo Neto