quinta-feira, 5 de julho de 2018

Petrópolis vai celebrar o inverno com festivais de gastronomia, de artes e de vinhos e cervejas

(Foto: Divulgação | Museu Imperial/Ibram)
Petrópolis vai celebrar o inverno em grande estilo. E com uma programação bem diversificada, tornando a estação das baixas temperaturas ainda mais convidativa para moradores e também para visitantes. Entre as atrações, festivais de gastronomia, de artes e de vinhos e cervejas.

O pontapé inicial será hoje mesmo, com a abertura da nona edição do Serra Wine Week o festival se estenderá até 15 de julho. O evento vai contar com a participação de 31 estabelecimentos, entre restaurantes e pousadas, que vão oferecer pratos especialmente preparados, além de harmonizações e degustações de vinhos.

O Serra Wine Week também vai promover passeios com direito a degustações. Batizado Wine Tour, o programa contará com uma van para levar os apreciadores da bebida para visitar alguns dos restaurantes participantes. Na ocasião, vão ser realizadas harmonizações com pratos e aperitivos.


FESTIVAL DE INVERNO

Outra atração será o 18° Festival de Inverno de Petrópolis, que vai começar nesta sexta-feira, dia 6, e também seguirá até 15 de julho. Produzido pelo Instituto Dell'Arte, o evento terá programação totalmente gratuita concertos, óperas e recitais de música clássica, além de shows de MPB.

As atrações estarão em diversos pontos da cidade. Haverá programação na Catedral de São Pedro de Alcântara, Museu Imperial, Palácio de Cristal, Theatro D. Pedro, Casa Stefan Zweig e Praça da Liberdade. A novidade é a participação do espaço Cuba Pub, que vai sediar a série Música da Serra. 

"É um grande momento cultural e artístico para Petrópolis. A diversidade da plateia em nossos espetáculos contemplando o que está sendo apresentado é um dos grandes incentivos a continuarmos nossa tarefa. É muito recompensador ver esta interação do público com a beleza da arte", destaca a empresária Myrian Dauelsberg, do Instituto Dell'Arte. 

A abertura do Festival de Inverno de Petrópolis será na Catedral de São Pedro de Alcântara, dia 6, com apresentação da Orquestra Sinfônica Cesgranrio e do Coral dos Canarinhos de Petrópolis. A música clássica também estará no Museu Imperial e no Theatro D. Pedro.

O Museu Imperial vai receber os tradicionais 'Concertos à Luz de Velas'. Na programação, o Duo Lontano e Duo Mignone, além de recital com Geisa Felipe e Hugo Pilger, entre outros. Já no Theatro D. Pedro, apresentações de teatro 'Raízes Indígenas' e 'Amor Sertanejo' e musicais Duo Santoro e o conjunto Codex Sanctissima.

O Palácio de Cristal vai ser palco para a Série Sesi Cristal, com o projeto 'Herdeiros de Jacob'. Criado e dirigido pelo jornalista, ator e diretor Haroldo Costa, a programação vai homenagear o centenário do compositor e instrumentista Jacob do Bandolim. Na programação, apresentações de Joel do Nascimento, Deo Rian, Ronaldo do Bandolim, Henrique Cazes e Hamilton de Holanda. 

"É importante dizer que o festival ainda mantém sua identidade, que nasceu sobretudo dando ênfase à musica erudita, sem esquecer a música popular. Ter programação que contemple isso é um orgulho muito grande", sintetiza Leonardo Randolfo, diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes.

(Foto: Caio Fotografia)
ITAIPAVA

O Parque Municipal de Itaipava vai receber, de hoje a domingo, dia 8 de julho, vai ser realizada a Jugendbauernfest, com muita dança e comida típica alemã, além de concurso de chope a metro, apresentação da Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis (Agfap) e shows variados.

Na programação musical da Jugendbauernfest, o grupo de forró Rastapé (na sexta); o sertanejo Lucas Israel, a Bauernband, a dupla Matheus Garcia e Amanda Santos, e a trupe do cantor Evandro Mesquita e a Blitz (no sábado). No domingo, a banda Tokaia.
Festa nos próximos dois meses

O Castelo de Itaipava prepara programação especial ao longo dos meses de julho e agosto. Já agora entre os dias 6 e 8 acontecerá a Bierfest. Em homenagem ao colono alemão, evento terá apresentações de música e dança típicas, gastronomia e cerveja artesanal, além de espaço infantil.

Já nos dias 13 de julho e 4 de agosto está programada a Noite do Fondue. Em 28 de julho, o Festival Queijos e Vinhos. No dia 29, a festa Arraiá do Castelo de Itaipava, com barraquinhas de comidas da roça, quadrilhas, food trucks e música ao vivo. Em 12 de agosto, Dia dos Pais & Filhos, com cervejas artesanais, food trucks e shows. Todos os eventos são pagos informações no www.castelodeitaipava.com.br.







Fonte: O Dia