terça-feira, 11 de agosto de 2015

SJB: CARLA MACHADO LIDERA COM AMPLA VANTAGEM SOBRE OS DEMAIS CANDIDATOS

(Foto: Ralph Braz)
Uma pesquisa do Instituto Informa, realizada entre os dias 01 e 03 de agosto deste ano, aponta que se as eleições para Prefeito em São João da Barra (RJ) fossem hoje, Carla Machado (PT) lideraria com ampla vantagem sobre os candidatos Neco (PMDB), Bruno Dauaire (PR) e Roberto D’Affonseca (PRB), além de deter o menor percentual de rejeição entre todos os candidatos a prefeito. 

INTENÇÃO DE VOTO
Quando se pergunta em quem votaria para prefeito sem citar nomes, o entrevistado responde espontaneamente em quem votaria para o cargo, já na estimulada, um disco foi apresentado ao entrevistado com os nomes Carla Machado, Neco, Bruno Dauaire e Roberto D’Affonseca, e em outro disco, constaram apenas os nomes de Carla Machado e Neco, simulando uma disputa somente entre os dois. 

Quando se pergunta em quem o entrevistado irá votar para Prefeito sem apresentar nenhum nome (espontânea), a pré-candidata Carla Machado lidera com 54.4% na preferência dos eleitores, enquanto que numa simulação com os demais pré-candidatos, ela passa para 66.8% da preferência dos eleitores e simulando um embate apenas com o atual Prefeito Neco, a ex-prefeita sobe para 69.4% na intenção de votos. O Prefeito Neco alcançou apenas 7.6% na pesquisa espontânea, com os demais pré-candidatos ele obteve 11.1%. Já no embate com Carla Machado, Neco tem apenas 12.1% de intenções de votos. O número de indecisos na pesquisa espontânea é de 25.1%, enquanto nas que foram apresentados os nomes, os números são respectivamente, 7.2% e 7.4%. Confira os gráficos abaixo:




REJEIÇÃO DOS PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO
O entrevistado também foi indagado sobre em quem ele NÃO votaria de maneira alguma. A pré-candidata Carla Machado tem a menor rejeição entre todos os pré-candidatos a prefeito, com apenas 4.4%. O atual Prefeito Neco tem a maior rejeição: 60.8%, enquanto Roberto D’Affonseca tem 9.1%, Bruno Dauaire 8.3%, conforme apresentado no gráfico abaixo.


INFLUÊNCIA PT NA ELEIÇÃO DA PRÉ-CANDIDATA CARLA MACHADO
Sobre uma eventual influência negativa do PT numa pré-candidatura de Carla Machado, a pesquisa constata que o partido pouco influencia o eleitor em São João da Barra (RJ), já que Carla Machado não tem quase perda eleitoral e permanece com 64.2% das intenções de voto. 


AVALIAÇÃO DO APOIO DO EX-PREFEITO BETINHO DAUAIRE NA ELEIÇÃO 2016
A pesquisa também indagou os entrevistados sobre o apoio do ex-prefeito Betinho Dauaire a um candidato a prefeito de São João da Barra (RJ). O resultado mostra que o apoio de Betinho diminui as chances de quem ele apoiar em 18.2%, aumentando apenas 12%. Ou seja, tira mais votos do que acrescenta ao candidato que ele apoiar. 


PREFEITO NECO NÃO CONTA COM A CONFIANÇA DO ELEITOR QUE QUER MUDANÇA
A pesquisa do Instituto Informa também perguntou sobre o grau de confiança do eleitor no Prefeito Neco. Somente 11,5% da população confia no Prefeito Neco e 95.7% deseja mudança. Confira nos gráficos abaixo.



AVALIAÇÃO DE NECO E DESEJO DE MUDANÇA
Quando perguntado ao eleitor o que mais influencia na sua escolha de um candidato a Prefeito(a), 63% dos entrevistados optam pela competência administrativa deste, em seguida, 21% prefere que o Prefeito (a) tenha competência para lidar no meio político. Cerca de 10% leva em consideração a reputação pessoal e 3.7% observa as chances de vitória do candidato. Nesses quesitos, o atual Prefeito Neco foi avaliado tendo sido auferido a ele 71.4% de incompetência para administrar e de 70.9% de incompetência política. Quase 60% dos entrevistados acham que Neco tem uma reputação ruim e 74.2% NÃO vê nenhuma chance dele vencer a próxima eleição.





INSTITUTO INFORMA
O Instituto Informa que desenvolve projetos de pesquisa para tomada de decisão em eleições há quase vinte anos, com vasta experiência no ramo e que tem como Diretor-Presidente Dr. Fábio Gomes (sociólogo formado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre em gestão formado na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialista em Comunicação Política pós-graduado na USP), afirma que a pesquisa realizada em São João da Barra (RJ) tem margem de erro de 4,86% e 95% de nível de confiança.






Fonte: Portal OZK | Instituto Informa