terça-feira, 24 de março de 2015

SEM AGENTES DA GUARDA MUNICIPAL, PEDESTRES SE ARRISCAM ENTRE OS CARROS

(Foto: Silvana Rust | Terceira Via)
Quem tenta atravessar na Avenida José Alves de Azevedo, próximo ao Mercado Municipal, no Centro de Campos, tem que ter paciência e sorte. De acordo com alguns comerciantes, há algumas semanas, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) teriam deixado de auxiliar o trânsito no local. Na última sexta-feira (20), uma mulher foi atropelada por uma motocicleta. Na manhã desta segunda-feira (23), mais à frente, em direção à Guarus, uma guarda tentava se abrigar da garoa fina na marquise do shopping popular Michel Haddad. Enquanto os pedestres, também se arriscavam a atravessar a via.

"Isso aqui está uma pouca vergonha, já há dias e mais dias que está assim. Não tem mais guarda para a gente poder atravessar, é um desrespeito com a gente", disse o aposentado José Dias Tarcitano, de 69 anos, que passa todos os dias pelo local.

Nos dois locais da avenida, o movimento é intenso, diariamente, em razão da proximidade com o centro comercial popular da cidade. Apesar de ter uma faixa de pedestres, a maioria dos motoristas não para que as pessoas atravessem.

"A gente tem que agitar os braços e praticamente implorar para que alguém pare e a gente possa atravessar. Mas é difícil, viu?", desabafou a auxiliar de serviços gerais Mariluce Ferreira Silva.

A bancária Aldenora dos Anjos Simões disse que quase foi atropelada há alguns dias, ao sinalizar para um casal de idosos pudesse atravessar por ali. "Os motoristas estavam em velocidade alta e ainda fizeram cara feia. Tudo bem que poderia ter um Guarda Municipal aqui auxiliando, mas falta educação no trânsito para esses motoristas", explicou a bancária.

O Código Nacional de Trânsito obriga os condutores a pararem para que os pedestres atravessem em cima da faixa, mesmo não havendo guarda nem semáforo no local. Em muitos casos, os condutores respeitam essa lei, mas nem todos obedecem e acabam avançando, mesmo que os pedestres ainda estejam atravessando ou, em outros casos, nem os deixam atravessar.

Em nota, o comandante da GCM, Wellington Levino, informou que vai apurar a reclamação. De acordo com ele, dois guardas são destacados, diariamente, para o local a fim de auxiliar na travessia dos pedestres.



Fonte Terceira Via