quinta-feira, 26 de março de 2015

SESSÃO DA CÂMARA APRESENTA DOCUMENTÁRIO SOBRE PALÁCIO NILO PEÇANHA

(Foto: Terceira Via)
Durante sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores desta quarta-feira (25), foi apresentado o documentário “Palácio Nilo Peçanha”, produzido pela TV Câmara por meio do projeto “Memorial Câmara”. O documentário, que contou a participação de figuras influentes do município, destacou a importância do prédio para o município e também do campista Nilo Peçanha, que foi primeiro presidente negro do Brasil. Na sessão também foram comemorados os 180 anos de elevação de Campos dos Goytacazes à categoria de cidade.

O documentário tem 30 minutos de duração com entrevistas e imagens no prédio, desde a construção, até os dias atuais. O Palácio Nilo Peçanha, que é uma réplica do Parthenon de Atenas, completou 80 anos neste mês de março de 2015. Segundo o presidente da Câmara, Edson Batista, os três pilares do legislativo do município são a participação, a transparência e o resgate histórico, e a produção do documentário ajuda a manter viva a memória do prédio que já foi fórum e hoje abriga à Casa de Leis.

Os entrevistados que contribuíram para a elaboração do documentário foram homenageados e condecorados durante a sessão solene. São eles: o professor Fernando da Silveira; o professor Leonardo de Vasconcellos, que participou da restauração do prédio; as pesquisadoras Rosilene Tavares e Elis Miranda, que produziram um trabalho científico sobre quadrilátero histórico de Campos, formado pelo Palácio Nilo Peçanha, a Villa Maria, o Liceu de Humanidades de Campos e a Praça Barão do Rio Branco, também conhecida como Praça do Liceu; o arquiteto Humberto Neto das Chagas; o vice-presidente do Instituto Histórico Geográfico de Campos, João Augusto Barbosa Pimentel; e o pesquisador Jorge Ribeiro de Siqueira. Também participou da produção do documentário o gerente de redação de atas do legislativo, Álvaro Carvalho Barros.


Medalha Cidade de Campos dos Goytacazes
Ainda na sessão desta quarta (25), foi entregue a medalha Cidade de Campos dos Goytacazes àqueles que desenvolvem trabalho público em prol do desenvolvimento do município. Os homenageados foram o bispo Dom Fernando Arêas Rifan; o funcionário público do IML de Campos, André Luiz Pessanha Pereira; e também o prédio do Liceu de Humanidade de Campos, representado pela diretora Margareth Monteiro.


Título de Cidadania Campista
Os vereadores aproveitaram a oportunidade para entregar o título de Cidadania Campista aos cidadão, de qualquer naturalidade, que prestam serviços de grande importância em Campos. Na noite desta quarta, o diploma foi entregue ao tenente-coronel do 56ª Batalhão de Infantaria, Luís Antônio Correia de Lima; ao jornalista e apresentador Marcelo Vidal; ao advogado Mauro de Freitas Bastos; ao agrônomo Alarcon Prucoli de Miranda; ao cantor Nelson Príncipe Negro; à procuradora do município Simone de Sá Portella; ao professor da Uenf Ronaldo Pinheiro da Rocha; ao agrônomo Carlos Augusto Alencar Fontes; à médica Laura de Fátima Afonso; e ao professor da Faculdade de Odontologia de Campos Carlos Adão Rodrigues Barcelos.






Fonte: Terceira Via