sábado, 21 de março de 2015

PREFEITURA DEIXA DE DISTRIBUIR LEITE E FRALDAS A PACIENTES CADASTRADOS

(Foto: Ralph Braz)
Portador do Mal de Alzheimer há sete anos, José Antônio Manhães Moreira, de 64 anos, está desde agosto do ano passado(como já publicado no Blog Pense Diferente) sem receber o leite Ensure, fornecido pelo setor de nutrição da Secretaria Municipal de Saúde. O programa Pró-Fraldas também está em falta: desde dezembro de 2014 a distribuição foi cancelada. A carência dos produtos tem prejudicado José Antônio e muitos outros pacientes que precisam do auxílio do poder público municipal.

A esposa de José Antônio, Rosane Barreto Moreira, contou à equipe de reportagem do jornal Terceira Via como está sendo sua rotina desde a paralisação na distribuição do leite e da fralda. Segundo ela, uma lata de 800 gramas do leite Ensure custa cerca de R$ 80. A orientação médica é de que sejam utilizadas pelos menos quatro latas por mês para complementar a alimentação do paciente. “Ele precisa tomar o leite pelo menos três vezes ao dia. Como estou comprando com o meu dinheiro e com a ajuda dos meus filhos, estou dando apenas uma vez e já é possível notar a diferença. De agosto até agora, ele já emagreceu quase dez quilos”, disse Rosane.

Rosane disse que tem ligado para a Secretaria de Saúde pelo menos uma vez por semana para saber se o leite voltará a ser entregue, mas até o momento não recebeu nenhuma resposta satisfatória.

Sobre as fraldas, Rosane afirmou que a distribuição foi interrompida em dezembro, último mês que conseguiu receber o produto. As fraldas são usadas pelo marido e também pelo pai, que tem 93 anos. Os dois usam cerca de oito fraldas por dia. Ela tem contato com a ajuda do filho, mas os gastos excedentes estão prejudicando o orçamento da família. “Contávamos com a fralda e o leite todo mês e agora, de repente, ficamos sem os produtos. Queremos apenas uma resposta da prefeitura sobre o caso, porque, se para nós está ruim, imagina para outras famílias ainda mais necessitadas que a nossa?”, questionou.

Sempre respeitando o princípio do contraditório, o jornal Terceira Via entrou com contato por e-mail com a Secretaria Municipal de Comunicação, responsável por emitir notas sobre as demais secretarias, sem obter resposta. Ainda assim, o jornal aguarda e publicará a versão da Prefeitura de Campos para este fato.





Fonte: Terceira Via | Blog Pense diferente