sexta-feira, 27 de março de 2015

AMIGO PET: COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O SEU FILHOTE


Os “proprietários de primeira viagem” têm muitas dúvidas sobre os cuidados com o seu novo filhote, e em mais da metade das consultas pediátricas que chegam ao consultório, o proprietário está pouco informado ou até mal informado sobre os cuidados que deve ter com o seu animalzinho. Um dos primeiros cuidados que o filhotinho pode receber, a partir dos 15 dias de vida, é a primeira dose do remédio de verme, porém devem ser adotados alguns cuidados quanto à dosagem e ao tipo de remédio, para que sejam evitadas intoxicações. 

No período de desmame devemos estar atentos a qualidade da ração que é oferecida ao filhote, pois quanto melhor a qualidade nutricional do alimento oferecido melhor será o desenvolvimento do bebê, pois terá as suas necessidades nutricionais atendidas para que possa crescer de forma saudável, não deixando de ressaltar que, uma boa alimentação para a mamãe durante o período de gestação e amamentação também garantirá um bom desenvolvimento dos filhotes.

A partir dos 45 dias de vida já pode ser administrada a primeira dose da vacina polivalente, que iniciará a proteção do filhote contra as principais doenças infecciosas as quais ele está exposto e que lhe conferem risco de morte. O protocolo vacinal deve ser definido entre o veterinário e o proprietário, levando em consideração a raça do filhote, o ambiente em que vive e o manejo que será adotado. O seu novo amiguinho somente estará apto a passear na rua após o término do protocolo vacinal, nunca antes.

Lembre-se, o médico veterinário é o único profissional capacitado para prescrever medicações e administrar vacinas.