(Foto: Doação da AGÊNCIA BERENGER ao Blog Pense Diferente) |
No próximo dia 28, Campos comemora 180 anos de elevação de vila à categoria de cidade. A Prefeitura elaborou uma programação especial para celebrar a data. Haverá exposição na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, no Arquivo Público Municipal e no Museu Histórico de Campos.
No próximo dia 25, acontece a mostra fotográfica amadora da Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, em Goitacazes, cujo tema será “Um olhar sobre Campos dos Goytacazes”. A intenção da exposição é proporcionar aos amantes da fotografia, a oportunidade de descobrir e eternizar as diversas faces da cidade.
No dia 26, é a vez do Arquivo Público Municipal, localizado no distrito Tocos, receber a exposição “Vila, Povado, Cidade”. Serão expostos livros de atas da Câmara Municipal, de 1835; imagens da Vila de São Salvador e fotos da cidade de Campos ampliada, entre outras.
A exposição “Fantasmas da cidade”, do artista plástico João de Oliveira, será aberta no dia 27, às 10h, no Arquivo Público Municipal. A mostra retrata a história de Campos através de imagens de pontos turísticos em diferentes momentos históricos. Em seguida, acontece a performance teatral encenada pelos alunos do Curso Livre de Teatro, com a dramatização de fatos históricos da cidade e em comemoração pelo Dia Mundial do Teatro.
Os equipamentos culturais estarão funcionando de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. As visitas podem ser agendadas pelos telefones 27333399 (Arquivo Público), 27359090 (Casa de Cultura) e 27283038 (Museu Histórico).
No dia 28, dia do aniversário da cidade, será realizada uma solenidade na Praça São Salvador. A data será marcada também pelo projeto Viver Feliz, criado pela Prefeitura, que começa no Morar Feliz do Parque Esplanada, com diversas ações. Todos os 18 condomínios do programa serão contemplados pelos serviços realizados por várias secretarias. O projeto Viver Feliz é coordenado pela secretária Particular, Linda Mara Silva.
Segundo a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, as exposições mostrarão de forma cronológica, a história da cidade e sua importância histórica para o Brasil, sob o olhar das pratas da casa.
– A Prefeitura está preocupada com a preservação da memória da cidade, por isso convidamos as instituições para prestigiarem a programação. Além das mostras, os prédios são guardiões da história da cidade, pois contam com acervos que retratam a trajetória da maior cidade do interior do Rio – disse Patrícia.
Fonte: Secom