sexta-feira, 20 de março de 2015

MATERNIDADE DA SANTA CASA DE SJB ESTÁ COM A PREFEITURA

(Foto: Ralph Braz)
A maternidade da Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra continua atendendo com equipe reduzida nos finais de semana. Segundo a secretaria de Saúde da Prefeitura sanjoanense, que administra a maternidade, diariamente o setor conta com dois obstetras, um pediatra e um anestesista. Para compor a equipe do sábado, o órgão ainda está buscando novos profissionais para tentar resolver o problema. A secretária de Saúde, Denise Esteves, informou que um obstetra recentemente contratado não pôde assumir o plantão do sábado alegando problemas pessoais. Neste plantão específico (07/03/2015), uma gestante, moradora de Grussaí, não teria conseguido atendimento na maternidade da Santa Casa. Tudo porque na porta estaria um cartaz afixado informando que não havia médicos. A reclamação foi divulgada em matéria da Folha da Manhã no dia 11/03/2015.

Na quarta-feira (11/03), após a reclamação da gestante, a secretaria de Saúde de SJB, procurada pela Folha, argumentou que o problema existe atualmente porque a Prefeitura teria recebido ordem do Ministério Público para que abrir concurso público, o que gerou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para realização de Processo Seletivo e posterior contratação de profissionais de saúde em caráter emergencial, até que a realização do certame. No entanto, ainda segundo o órgão, mesmo com a autorização, a dificuldade maior é encontrar profissionais disponíveis.

Filantrópica - A Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra é uma entidade filantrópica que funciona há 140 anos e é dirigida há dez anos pelo provedor Renato da Silva Batista. “Continuamos realizando os atendimentos: ambulatorial, de clínica e cirurgia médica normalmente. Todos os serviços são custeados com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). A Maternidade, que funciona no prédio da Santa Casa, é da Prefeitura, administrada pelo governo municipal. No caso da matéria publicada no jornal, quanto à falta de médicos no sábado, foi iniciativa da médica afixar um cartaz informando que não ‘havia médicos’. Ela era a responsável técnica pelo plantão da Maternidade naquela ocasião”, concluiu o provedor.





Fonte: Folha da Manhã