segunda-feira, 30 de março de 2015

DISPUTA PELA SUCESSÃO NO GRUPO DE ROSINHA A PREFEITURA DE CAMPOS

( Fotos: ralph Braz)
Não há, no momento, discussão mais viva nos bastidores da política de habitat rosáceo que a sucessão da prefeita Rosinha Garotinho (PR). Quais seriam os nomes desta disputa indigesta? E quais deles estão com mais força?

Pelo que se sente e ouve por aí, os mais fortes são: Mauro Silva, líder de governo na Câmara, seguido pelo vice-prefeito e secretário de Saúde Dr. Chicão. Claro que nomes como o do deputado estadual Geraldo Pudim e do secretário de administração Fábio Ribeiro também circulam por ouvidos planície a fora, mas os desconsidero por questões estratégicas, e lhes direi os motivos.


Pudim, eterno fiel escudeiro do casal, vive, graças a um acordo feito entre Garotinho e Picciani, o melhor momento de sua carreira política, ocupando a primeira secretaria da Alerj, cadeira na Mesa Diretora de maior relevância administrativa. Difícil acreditar que o deputado, na situação favorável que se encontra, vá permitir que seu líder lhe atribua, nos “Cabernets” da vida, a alcunha de personificação perfeita de desculpa pela derrota. Pudim perdeu tanto que, além da intimidade com o fracasso, possui fama de pé frio e “ruim de voto”. Mas, como já disse antes, ele segue na disputa, mesmo que capenga, pois ninguém agregaria mais ao discurso de perdedor de Garotinho que o deputado: “Claro que perdemos! Pudim é ruim de voto para &#*$@%”, dirá o ex-governador em suas reuniões. O primeiro secretário da Alerj é fiel, subserviente, mas não é otário.

Fábio Ribeiro, além de não possuir nenhuma expressão política, a não ser pelo fato de ser responsável pelas contratações da Prefeitura (Crê em Deus Pai), não desce bem na “goela difícil” da classe média campista. Ele tem tudo para ser um fiasco na “pedra”, diferente dos nomes considerados mais fortes, que são o de Mauro e, principalmente, Dr. Chicão, que agradam o eleitorado que sempre deu trabalho a Garotinho.


A disputa é complicada, ambos têm atributos favoráveis e desfavoráveis. Ao que parece, Mauro é o favorito internamente e tem trabalhado forte para isso. Afinal, o vereador tem a Comunicação nas mãos – e não é qualquer Comunicação, caro leitor – já que o orçamento da pasta é maior até do que o da Agricultura, que um dia foi mais importante que os royalties no nosso município. Mas Dr. Chicão não fica para trás. Visto por muitos como o “caminho natural” para a sucessão, o pediatra tem como trunfo a sua pequena rejeição, mesmo no comando de uma das pastas mais problemáticas do Executivo, a Saúde.

A “briga” promete. O blog do Bastos, inclusive, já fez uma postagem curiosa sob a postura dos dois possíveis candidatos e sua luta pelo “espaço mais valioso”, baseado na série de sucesso da Netflix, House of Cards. Leia aqui.

Uma coisa é certa: Aposto que, como de costume, Garotinho disse a cada um deles, separadamente, a mesma coisa. “Chegou a sua vez!”




Fonte: Blog do Gustavo Matheus