(Foto: Ralph Braz) |
A Prefeitura de Campos anunciou na quinta-feira (12 de março) o novo sistema do transporte público que começa a ser implementado no município tendo como ponto de partida os novos ônibus, com novo visual, nas cores predominantes amarela, verde e azul. Mas o que a população campista quer saber é quando, de fato, vão entrar em circulação e qual o valor das passagens.
A analista de seguros Monique Viveiro Ramos, de 28 anos, já completava 45 minutos de espera pelo ônibus da empresa Turisguá, que faz a linha Centro/Imperial, e disse que já era para os novos coletivos estarem nas ruas. “O boato se estende e continuamos com um serviço precário. Ouvi dizer que, com a mudança, a passagem dos novos coletivos vai custar R$ 2,75. Se houver ônibus para atender a população com intervalos de quinze minutos, se tiverem boas condições e acessibilidade, o valor é justo. Por enquanto, passamos raiva de tanto esperar. Saio de casa às 7h para entrar no serviço, às 8h30, no Turf Club, quem nem fica tão longe do Imperial”, questionou.
Sempre respeitando o princípio do contraditório e buscando as diferentes versões para um mesmo fato, o jornal Terceira Via entrou em contato por e-mail com a assessoria de comunicação da prefeitura, sem obter resposta. Ainda assim, o jornal aguarda e publicará versão para este fato.
Novo programa para o transporte coletivo
As cores definem os consórcios de empresas que operam o novo sistema em implantação na cidade e no interior e vão ajudar os usuários a identificar as regiões por onde circulam. O sistema está sendo operado por dois consórcios de empresas de ônibus (Planície e União) que venceram o processo licitatório através do edital 001/13.
O novo programa para o transporte coletivo prevê uma frota de 383 novos veículos. Os ônibus na cor predominante em verde integram o Consórcio Planície, formado pelas empresas Viação São João e Jacarandá. Os ônibus na cor predominantemente amarela integram o Consórcio União, formado pelas empresas Cordeiro, Siqueira, São Salvador e Turisguá. A Viação Rogil, que opera as linhas do Lote 3, definidas no edital, são padronizados na cor predominante em azul.
O presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), Álvaro Oliveira, destaca que os novos veículos são mais silenciosos, ágeis, com mais estabilidade, e todos dotados de plataformas hidráulicas, que permitem descer até o nível do solo, para embarque de cadeiras de rodas e pessoas que usam muletas, por exemplo.
Outro benefício anunciado é que 35% dos veículos têm eficiente sistema de ar condicionado, maior percentual em frota urbana no interior do Brasil, inclusive com percentual maior que na capital, Rio de Janeiro.
Conforme o edital, o lote 1, vencido pelo Consórcio Planície, contempla toda região da margem esquerda do Rio Paraíba do Sul, que compreende todos os bairros de Guarus e os distritos de localidades de toda a região Norte do município.
O lote 2, que coube ao Consórcio União, compreende os bairros Bela Vista, Jóquei Clube, Penha, IPS, Bandeirantes e bairros adjacentes na região de Guarus. Já o lote 3, vencido pela Viação Rogil, abrange os bairros da região do Shopping Estrada, Tapera, Lagoa de Cima e região Serrana de Campos.
Fonte: Terceira Via